TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sr Bread

Tese: Sr Bread. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

A Administração surgiu em um momento que as pequenas organizações, ou pequenas empresas estavam ao passo de se tornar companhias de médio e grande porte, essa mudança traz a necessidade de uma melhor gestão, e o momento histórico que condizia com o pensamento novo. Administração é o processo de decidir, estabelecer objetivos, gerenciar pessoas, recursos, buscar maneiras de alcançar metas. A palavra administração tem como origem o latim “administratione”, significa direção, gerência. O termo latino que adveio do ad significa direção, tendência e minister, comparativo de inferioridade; o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função sob comando de outro, aquele que presta serviço a outro, Administração, então, de acordo o termo originário, é realizar uma função sob supervisão de outro. Atualmente, esta visão já é ultrapassada.

Segundo Chiavenato (2011), Administração permitiu o desenvolvimento da humanidade no século passado e provocou o aumento da qualidade de vida. O ato de administrar está em todas relações humanas, desde o ambiente familiar até questões de ordem mundial, podemos resolver variados impasses se contemplarmos às técnicas administrativas. A Administração é uma ciência com princípios definidos e métodos próprios devidamente identificados, ciência que produz ferramentas em busca de resultados e em enfrentar situações concretas e abstratas (Chiavenato, 2011).

Através de planejamento, organização, estratégia, direção e fiscalização, temos o pensamento do administrador, e com base nisto que estudiosos criaram suas teorias. Frederick W. Taylor é o pioneiro das teorias administrativas. Ele ficou conhecido como o pai da Administração Científica, um recurso baseado na ciência (observação e apreciação) , tinha como objetivo a melhoria dos procedimentos de produção, buscava um lucro maior, menos desperdício e maior eficiência e agilidade fabril, ou seja, buscava racionalizar o trabalho.

Ao visitar algumas fábricas Taylor percebeu que os operários não possuíam um critério específico para cumprir suas tarefas, os funcionários realizavam cada um o seu trabalho da maneira que achava melhor. Esse tipo de atitude atrapalhava a supervisão, não havia controle e um padrão das ferramentas de trabalho. Taylor, então, viu que uma padronização das tarefas traria resultados melhores, e assim ele fez.

Foi então imposto aos funcionários um único método de trabalho, com ambiente de trabalho adequado à realização das tarefas,assim Taylor encontrou a melhor maneira, o melhor método de trabalho, esse propunha eficiência e eficácia.

Entretanto, a teoria de Taylor apresentava limitações, mas que naquele momento não era percebível, por atingir um grau de satisfação por parte dos empresários. A teoria se restringia às tarefas, não tinha uma visão sistêmica, ou seja, visão do "todo", na referência à gerência e ao administrativo, limitava-se apenas ao produtivo.

O choque que sua teoria causou foi tamanho que até hoje encontramos empresas que utilizam seus métodos, por exemplo, nas linhas de montagem, como no caso das montadoras automobilísticas.

Em geral, a Administração está presente em várias áreas sociais, na vida pessoal, mas nas empresas é básico. Assim, compreendemos que para todas as ações é necessário o planejamento, organização, direção e controle de nossas atividades em busca de objetivos. O surgimento das teorias administrativas visava à condição dos objetivos industriais, possibilitou o aprimoramento dos setores fabris e, assim, uma mudança na história. A Administração Científica visava o aumento dos lucros dos empresários, mas, além disso, serviu o passo inicial da atividade empresarial e industrial que persiste até hoje.

Etapa 2

• Definir, a partir de normas básicas a divisão das funções em diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com