TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucessão Familia

Artigos Científicos: Sucessão Familia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

Toda empresa tem características singulares, nas empresas familiares, estas características podem ser oportunas outras não tão propícias, isto por que há amplas dificuldades na rotina das mesmas, pelo conflito que, geralmente, se faz em torno do universo família/empresa. Frequentemente não é possível distinguir em uma organização seus pontos fortes dos seus pontos fracos, por serem eles muito análogos. Muitas vezes, os próprios benefícios podem se tornar desvantagens, e vice versa, dependendo das deliberações que forem adotadas (ADACHI,2006).

Bernhoret (1987) apresenta algumas especialidades referentes a empresas familiares: os parentes geralmente ocupam posições hierárquicas elevadas, o controle acionário compete a uma única família ou aos seus legatários; o parentesco determina a sucessão do controle administrativo; as crenças e os valores do empreendimento identificam-se com os da família; os atos dos membros da família refletem na empresa, mesmo que nela não atuem; inexiste a possibilidade de negociarem suas participações ou quotas acionárias acumuladas ou herdadas na empresa.

Como se observa os laços consanguíneos nestas empresas influência fortemente nas tomadas de decisões, assim como no modo que é conduzida. Isto se dar devido a forte participação e presença dos membros da família na organização. Boscolodi (1987) correlacionou às características das empresas familiares com a família e apontou alguns aspectos, tais como, os filhos do presidente atual ou anterior fazem parte do conselho de direção; a relação familiar determina a escolha do sucessor; as ações dos membros d a família refletem na empresa; a posição que determinado membro da família ocupa na empresa influi no status dentro da família.

Conforme apresentado, há diversas características apresentadas pelas empresas familiares. No objetivo de esclarecer tais particularidades, Adachi (2006) reuniu alguma dessas características, apontando pontos fortes e fracos e denominou de “forças da empresa familiar”, no qual se apresenta abaixo no quadro 2.

Quadro 2: As forças da empresa familiar segundo Adachi

Característica Pontos fracos Pontos fortes

Decisões centralizadas Os funcionários dependem do aval do chefe para tomar decisões Tomada de decisão em tempo ágil nos momentos de crise.

A imagem fica conhecida na comunidade As ações da família associadas as praticas da empresa, não aceitáveis pela comunidade. Influência e reconhecimento da comunidade.

Patrimônio comum estimado Única fonte de recurso e necessidade de gerar mais riqueza. Capital disponível na família e garantias pessoais para levantar fundos.

Traços típicos do fundador Características pessoais do fundador não são as mesmas de seus sucessores. Estilo de liderança e carisma que une os colaboradores.

Envolvimento da família na empresa Os interesses particulares financeiros se misturam com os da empresa. Denso conhecimento do negócio, dedicação ao trabalho.

Membros da família trabalhando juntos Ações e cotas da empresa dividida entre mais pessoas, dificuldade de lidar com parentes incompetentes. Estabilidade no emprego, dedicação motivada por aspectos financeiros e econômicos.

Funcionários da empresa familiar Contratações com critérios subjetivos, e pouco possibilidade de crescimento profissional. Obediência e lealdade ao fundador. Espirito de ”vestir a camisa da empresa.

Relacionamento com os stakholders Prevalência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com