TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucessões - Caderninho Estácio

Exames: Sucessões - Caderninho Estácio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  1.127 Visualizações

Página 1 de 6

CADERNO DE SUCESSÕES

AULA 1

Caso Concreto 1

Elabore o gráfico de sua árvore genealógica indicando parentes de até 4o.grau na linha colateral e reta.

CORRIGIDA EM SALA

Caso Concreto 2

(V Exame OAB 2011 - adaptada) Cristina dos Santos desapareceu após uma enchente provocada por uma forte tempestade que assolou a cidade onde morava. Considerando estar provada a sua presença no local do acidente e não ser possível encontrar o corpo de Cristina para exame, responda aos itens a seguir, empregando os argumentos jurídicos apropriados e a fundamentação legal pertinente ao caso. a) Trata-se de hipótese de morte presumida? b) Qual é o procedimento para realização do assento de óbito de Cristina? c) A morte presumida permite a abertura da sucessão? Em caso afirmativo, quem seriam os herdeiros de Cristina?

CORRIGIDA EM SALA

Questão Objetiva

(VUNESP – OAB-SP – 2007 3) A sucessão da pessoa natural ocorre com

a) o testamento.

b) a morte do sucedido.

c) a abertura do inventário.

d) a finalização do inventário.

CORRIGIDA EM SALA

AULA 2

Caso Concreto 1

Em janeiro de 2011 Juliana e André dirigiram-se a uma clínica de reprodução humana assistida a fim de coletar material biológico de André para fins de congelamento e posterior fertilização de óvulos de sua esposa. Ocorre que André faleceu antes da implantação dos embriões em Juliana. No contrato com a clínica havia expresso consentimento para implantação desses embriões em Juliana, mesmo após a morte de André. Pergunta-se: esses embriões poderiam ser considerados sucessores de André? Justifique sua resposta.

Resposta: Sim, pq o art.1597, IV, presume a paternidade nesses casos. No entanto, a legitimidade para suceder nessa hipótese é discutível, Parte da doutrina defende a possibilidade com base na igualdade de direitos entre os filhos, mas a outra parte entende pela impossibilidade em razão do ato jurídico perfeito e da segurança jurídica.

Questão objetiva 1

(TJSP – 174o.) A sucessão de bens de estrangeiros, por morte ou ausência, quando situados tais bens no Brasil, será regulada:

a) Sempre pela lei do país em que era domiciliado o defunto ou o desaparecido.

b) Sempre pela lei brasileira, quanto aos imóveis, e sempre pela lei do país onde era domiciliado o defunto ou desaparecido, quanto aos bens não imóveis.

c) Sempre pela lei brasileira, desde que aqui aberta a sucessão.

d) Pela lei brasileira, em benefício do cônjuge brasileiro, companheiro ou companheira brasileiros legitimados à sucessão, ou dos filhos brasileiros, ou quem os represente, sempre que não lhes seja mais favorável a lei pessoal do defunto ou desaparecido.

Resposta: D (LINDB – art.10, parágrafo primeiro)

Questão Objetiva 2

(COPS-UEL PGE-PR 2011) Analise a afirmação abaixo e, com base no conceito de espólio, assinale a alternativa correta: Aberta a sucessão a propriedade de cada um dos bens do de cujus é imediatamente entregue a cada qual dos herdeiros e legatários, que podem dispor de seus bens móveis ou imóveis específicos, da maneira que entenderem adequado, desde que com prévia comunicação, sem forma especial,

no inventário judicial ou extrajudicial.

a) a afirmação está errada, tendo em vista que não é a propriedade dos bens que se transfere imediatamente para os herdeiros, mas a herança, entendida como massa indivisível (espólio) até o momento da partilha. Equivocada, também, porque a sucessão aberta é bem imóvel e necessita de escritura pública ou termo judicial para cessão de qualquer parte da herança;

b) a afirmação está errada, porque se os herdeiros quiserem doar os bens será sempre necessário fazer o inventário judicialmente. Falha a assertiva, ainda, porque os bens são transmissíveis somente por termo nos autos;

c) a afirmação está correta, tendo em vista que os herdeiros, aberta a sucessão, entram na posse e propriedade de cada um dos bens herdados, passando a ter a possibilidade de uso, gozo e disposição;

d) a afirmação está correta, uma vez que, apesar de não ser a propriedade dos bens que se transfere de pronto, os herdeiros podem alienar os direitos sobre bens móveis, por meio de cessão, mesmo por escritura particular. Ademais, a sucessão aberta apesar de bem imóvel, pode, por exceção, ser transferida por escrito particular;

e) a afirmação está correta, simplesmente porque a sucessão aberta pode ser objeto de cessão por termo nos autos ou escritura pública, uma vez que os bens já são individualizados no início do inventário.

Resposta: A

AULA 3

Caso Concreto 1

(FGV – OAB Unificado 2011 – adaptada) Heitor, solteiro e pai de dois filhos também solteiros (Roberto, com trinta anos de idade, e Leonardo, com vinte e oito anos de idade), vem a falecer, sem deixar testamento. Roberto, não tendo interesse em receber a herança deixada pelo pai, a ela renuncia formalmente por meio de instrumento público. Leonardo, por sua vez, manifesta inequivocamente o seu interesse em receber a herança que lhe caiba. Sabendo-se que Margarida, mãe de Heitor, ainda é viva e que Roberto possui um filho, João, de dois anos de idade. Roberto poderia renunciar à herança? Explique sua resposta identificando os efeitos da renúncia de Roberto caso esta seja possível.

Resposta: Margarida está afastada da herança no caso, já que existem descendentes. A parte do renunciante acresce a dos herdeiros da mesma classe, o que significa que a quota de Roberta vai para o irmão Leonardo. O filho do renunciante não herda por representação (art.1810 C.C.)

Caso Concreto 2

(FGV – OAB Unificado 2010 – adaptada) Em 2004, Joaquim, que não tinha herdeiros necessários, lavrou um testamento contemplando como sua herdeira universal Ana. Em 2006, arrependido, Joaquim revogou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com