TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suprimento de Mão de Obra

Por:   •  23/10/2017  •  Monografia  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

PLANEJAMENTO DE PESSOAS

Começando logo pelas estratégias é como diz Benedito Pontes(2010,p22) “... fica impossível o trabalho de pessoas sem estratégias definidas’’ , a sua estratégia é o que vai definir como o andamento da sua equipe e da sua organização vai fluir, uma boa estratégia abre portas para o sucesso enquanto quem não tem uma definida simplesmente fica na sorte do que pode acontecer praticamente dando cara a tapa , por isso um gestor sempre tem que ter cartas na manga pois quando algo apertar já se sabe o que fazer.

Estamos vivendo na era da tecnologia onde tudo fica mais fácil e prático de se comunicar , produzir , transportar é a era onde máquinas são capazes de fazer praticamente mas é como diz Pontes(2010,p23) “as máquinas trabalham , muitas vezes muito melhor do que qualquer ser humano poderia trabalhar , mas não criam’’ e esse é o diferencial nas pessoas elas criam , pessoas criativas e talentosas valem muito, não adianta você só saber fazer algo muito bem você precisa estar engajado na empresa , dar suas opiniões , propor algo novo para uma melhoria , criar uma forma de trabalhar melhor. Essas pessoas no caso são as que chamamos de líderes pois são capazes de motivar as pessoas e conseguem influenciá-las a realmente fazerem parte da equipe e se engajar de coração nas tarefas da empresa.

Toda empresa está em busca de talentos mas nem sempre é fácil encontrar essas pessoas é aí que entram os Headhunters ou como são mais conhecidos os caçadores de talentos.

Os Headhunters não tem nenhuma formação em gestão de recursos humanos mas tem conhecimento em uma área específica do mercado e por terem grande influência na área que exercem constroem um grande networking, e pela grande capacidade de comunicação são contratados pelas empresas para identificar os melhores candidatos no mercado e selecionar realmente o melhor.

Em alguns casos o perfil do cargo e tão específico e detalhado que muitas vezes fica difícil encontrá-lo no mercado de trabalho, nesses casos o mais viável e mais utilizado pelos gestores é contratar um “Headbuilding’’ que é um profissional especialista em desenvolver o profissional por meio de técnicas e processos de coaching e orientações profissionais e que é de suma importância para a empresa pois assim irão deixá-lo apto ao cargo e irão desenvolver “talento’’ nele.

Diz Pontes que “as pessoas são fundamentais para o sucesso das organizações’’ , como sabemos são as pessoas que determinam o futuro da empresa de acordo com suas habiidades , conhecimentos e o principal seu esforço em fazer dar certo por isso cabe ao profissional de recursos humanos atrair e manter talentos para dentro de sua empresa.

E para isso acontecer existem quatro etapas fundamentais : planejamento , recrutamento , seleção e integração.

Primeiramente para se ter uma abertura de vaga é preciso ter uma necessidade da mesma , seja por uma pessoa que saiu recentemente , por necessidade de aumentar a produção e consequentemente a mão de obra, ou vagas por temporadas que são aquelas que precisam aumentar a produção em determinada época do ano, como natal onde a demanda é maior que nos outros meses é a chamada vaga temporária.

Um bom gestor tem que se planejar muito bem para abrir uma vaga , fazendo o processo de recrutamento e seleção antes da vaga ser necessária pois quando precisar já ter tudo em mãos e começar o processo de integração do escolhido .

Depois da necessidade da vaga surgir e encaminhada ao departamento de recursos humanos com o perfil , qualificações e experiências necessárias cabe ao gestor começar os processos para a preencher tal vaga .

Pontes(2010,p91) considera o recrutamento como “atração de mão-de-obra” sendo assim a empresa tem que chamar a atenção dos talentos de alguma forma seja pelo nome da empresa , uma oferta de boa remuneração , bons benefícios e acima de tudo o marketing pessoal da empresa , ou seja , ter uma boa imagem e influencia no mercado porque ninguém quer trabalhar em um lugar com a imagem suja probabilidade de falir , uma empresa que não cresce, não importa o que seja as pessoas sempre querem o melhor pra si .

O primeiro passo para isso é informar as pessoas que existe tal vaga seja pela internet em sites de empregos , redes sociais , cartazes em universidades e na própria empresa , jornais , revistas e é como diz Chiavenato(2000, p197) “ é basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher, e as pessoas que se encaixam na vaga são recrutadas para mais tarde participarem da seleção’’.

Existem três tipos de recrutamento sendo eles : interno , externo e misto.

O recrutamento interno consiste na busca por candidatos da própria empresa para preencher novos cargos ou ter uma promoção, onde existe uma grande valorização do funcionários pois estes foram a primeira opção para a contratação , esse tipo de recrutamento é o que chamamos de plano de carreira onde o funcionário tem a oportunidade de crescer dentro da empresa.Esse recrutamento é mais rápido , econômico e motivador porém em alguns casos se tem dificuldade de encontrar o candidato com o perfil adequado.

O segundo tipo de recrutamento é o externo onde buscam por candidatos desempregados , de outras empresas e não colocam seus funcionários no processo sendo assim é desmotivador dentro da empresa porém se tem contato com uma grande quantia de perfis no mercado além de uma variedade de candidatos podendo escolher o melhor na fase de seleção. Esse tipo de recrutamento é mais demorado pela quantidade de candidatos ser maior e mais caro pois as vezes se faz necessário de consultoria de RH e mesmo assim é o mais utilizado nas empresas.

O último tipo de recrutamento é o misto onde se pode fazer de três formas : primeiro externo e depois interno ( caso o primeiro não obtiver resultados) , interno depois externo ou então faz o interno e externo ao mesmo e é o mais viável pois além de valorizar as pessoas da empresa e as motivando também não deixa de lado as pessoas de fora que poderiam acrescentar muito.

“Seleção é o processo de escolha dos candidatos entre aqueles recrutados’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com