TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família Contemporânea E Seus Aspectos Tanto Cultural Como Social, Objetivando Sua Evolução.

Trabalho Universitário: A Família Contemporânea E Seus Aspectos Tanto Cultural Como Social, Objetivando Sua Evolução.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR– UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Wenceslau Braz-PR

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR – UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociologia e Serviço social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II – Dependência 2º Semestre.

Orientador: Prof. Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Márcia Bastos e Sergio Goes.

Wenceslau Braz-PR

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em relatar os valores que fundamentam a família contemporânea, tanto quanto os arranjos existentes em nossa sociedade, onde a família é um grupo social, uma instituição que se mais valoriza. A família que sempre foi vista como apoio, serve como base para a formação estrutural das crianças, no influenciando e no desenvolvimento do caráter.

Nos dias de hoje podemos perceber as diversas formações familiares; a família nuclear deixou de existir e passou a ser a monoparentais e outras diversas nomenclaturas, aquela composta por vários membros de uma mesma família ou apenas parentes mais íntimos.

Assim baseado em dados documentais analisados que relatam os novos arranjos familiares e suas perspectivas diante de direitos e mudanças sociais. Os diversos tipos de família encontrada na sociedade sem laços de consanguinidade, unidas por laços afetivos independentemente de sua organização, é um espaço inicial que se tem para exercer a cidadania.

DESENVOLVIMENTO

Sabemos que família é um núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros, e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual está inserido. A família desempenha um papel fundamental, não só na relação com seus membros, mais também na relação com o estado, na perspectiva de instituição social decisiva ao desenvolvimento do processo de integração/inclusão social de seus membros.

A família contemporânea, ou seja, a do século XXI pós-moderna ou pluralista, como tem sido chamada, pelos tipos alternativos de convivência que apresenta. Antigamente a família tinha um chefe que era responsável pela despesa da casa, o patriarca da família. Que decidia tudo. O homem era visto pela sociedade como principal membro, a mulher era apenas vista como aquela que era responsável pelos cuidados do lar, do aprendizado dos filhos; que não tinha voz ativa e repudiava seus sentimentos, submetia ao seu esposo seguindo os ensinamentos de seus pais, sua cultura fazia parte daquela época. Tendo que permanecer casada mesmo se o casamento não estivesse bem, era obrigada a permanecer na relação por conta da sociedade, pois naquele tempo a mulher separada era má vista pela sociedade, existia o fator socioeconômico, não tinha uma profissão, e por conta de criar filhos sem pais por perto poderia ser uma catástrofe familiar. Sendo assim a mulher era obrigada a exercer seu papel social, de esposa, mãe e passar aquela imagem acolhedora, mesmo estando sofrida por não exteriorizar seus sentimentos.

A necessidade da época era prevalecer à dignidade seguindo os preceitos morais e éticos da família seguindo sua cultura passada de geração em geração. A mulher ao longo da transformação da sociedade o fator sócio econômico é obrigada a deixa de exercer tão somente o papel de mulher e mãe, passa então também a sair de casa exercendo papéis sociais importantes na sociedade. Auxiliando o esposo em conjunto em busca de uma situação financeira, com independência. Vive em conflito constante, entre trabalho e família, pois a uma cobrança de seu companheiro, de seus filhos, estagnada de rompimentos em virtude da nova visão de mundo. Com isso os homens que às vezes perdem seu emprego e são obrigados a serem sustentados pela mulher, tornando para ele uma imensa vergonha.

Nota-se que apesar dos novos modelos familiares serem uma constante, o modelo família nuclear é ainda fortemente presente, e os novos arranjos acabam por reforçar a noção de família nuclear, pois ao ser considerado “ideal” o modelo hegemônico, as famílias que se organizam de forma diferente destas são conhecidas como “erradas” e os próprios membros da família Omo a sociedade em geral acaba por discriminar tais modelos e o preconceito em relação às mesmas se acentua. A família nuclear possui hoje novas características sendo que parte considerável destas famílias possui além do pai, mãe e filhos, atualmente acolhem também netos. Estes estão diretamente ligados à gravidez precoce, que tem levado diversos a assumirem a paternidade e maternidade sem assumirem a união formal ou constituírem nova família. O ideal de igualdade é assimilado no quotidiano da convivência familiar, dando origem a formas mais democráticas e igualitárias de partilhar tarefas e responsabilidades entre marido e mulher. São abandonados os modelos que atribuíam o primado ao marido, reservadas para as mulheres tarefas domésticas, enquanto emergem modelos familiares diversos sem que tenham uma validade.

A exigência de satisfação no momento presente coloca em questão o ideal do sacrifício individual em prol da família. A disponibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com