TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE REFLEXIVA

Tese: SÍNTESE REFLEXIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

1. SÍNTESE REFLEXIVA

As crianças já chegam na escola com uma bagagem de conhecimento , pensamentos e sonhos devido ao meio social em que estão inseridos.

Quando passam a ter experiências e interação com o outro criam um desempenho mental maior, quanto mais integramos e enriquecermos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem a criança forma vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, fazendo assim com que aumentem a retenção de conceitos.

No convívio com outras pessoas podemos expressar e compartilhar experiências, sonhos, conhecimentos o que faz com que acrescentem e guardem um pouco a mais de aprendizagem e conhecimento, fazendo junção aos que já possuem.

Podemos trabalhar em determinados aspectos como atividades matemáticas, dramatizações, saídas de campo , pensamento criativo, experiências com alimentos, elos com a literatura, atividades cientificas, movimentos criativos, atividades artísticas, música, etc.

Temos que deixar o aluno usar e abusar da imaginação para que os mesmos criem histórias e utilizem a mente.

Bitou por ter vivido com pessoas que usam tranças sempre sonhou em te-las também, mas por ser criança e ter os cabelos curtos utiliza muito desta imaginação.

Quando se trabalha a música se trabalha também os ritmos, melodias e letras. A melodia pode evocar sensações positivas acerca dos conceitos. As letras podem utilizar idéias reais ou metáforas para intensificar as lembranças. O ritmo reforça as idéias da canção passam pela mente das crianças, elas são lembradas das idéias expressas nas letras.

Com a música a criança aprende e memoriza mais, pois através dela podemos ensinar a dança.

Na literatura podemos encoraja-las a escreverem ou contarem suas próprias histórias, suas vivências, deixando fluir a fantasia e expressando sentimentos.

São passadas como brincadeiras que fazem parte do aprendizado atividades que envolvam os membros do corpo.

É bom trabalhar com as atividades artísticas , pois estimula o pensamento e a criatividade, as crianças passarão para o papel o que entenderam sobre o assunto explicado, demonstrando através de desenhos.

Na dramatização as crianças testam e aplicam suas idéias científicas através da imaginação. A ciência proporciona a estrutura , as atividades e as dramatizações encorajam comportamentos criativos e atitudes positivas em prol da solução de problemas.

O movimento criativo é uma maneira relaxante e agradável de aumentar a compreensão e fortalecer a retenção das informações.

Pensamento criativo é estimulado quando utilizamos estrategias de final aberto que reestruturem os conceitos em novas associações, ou seja, o final é feito em consequência da imaginação.

As experiências com os alimentos é importante por utilizarmos pelo menos dois dos cinco sentidos do corpo humano, o paladar e o olfato. Também associamos os alimentos com as lembranças dos sentimentos relacionados a eles.

As aulas de campo são muito produtivas, pois as crianças levam para fora o que foi aprendido dentro de sala e os professores também podem levar o mundo para real para dentro de sala.

Todas as áreas do conhecimento são interligadas, ou seja, trabalham juntas, gerando assim um maior entendimento dos alunos.

Bintou utiliza muito de sua imaginação para contar de seu sonho, de sua fantasia. Com essa história podemos trabalhar diferentes áreas do conhecimento como: Matemática; Alfabetização; Artes e Música; Dramatização; Natureza e Sociedade.

Para a matéria de Natureza e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com