TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Século XX: mudanças radicais

Seminário: Século XX: mudanças radicais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Seminário  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

A Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 Km2, ela faz parte de dois continentes, o Leste Europeu e Norte da Ásia.

Por ser um país continental, o clima é temperado e não sofre tanta influência da maritimidade, o inverno é bastante rigoroso e ao norte, o clima é polar.

A população totaliza 140,8 milhões de habitantes, a densidade demográfica é de 8,2 habitantes por quilômetro quadrado. A maioria da população, cerca de 78%, reside na parte europeia do país.

A federação Russa é formada por 21 Repúblicas com variadas etnias, a república mais importante é a Rússia.

Século XX: Mudanças radicais

Em 1917, aconteceu a revolução Russa, conhecida como revolução Bolchevique, liderada por Lênin, derrubou o Czarismo e adotou o sistema socialista de economia estatal e planificada.

Em 1922, surgiu a (URSS) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, encerrando a guerra, que se tornou uma grande potência e passou a ser adversária de outra potência, os EUA.

A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto que seu oponente representava o capitalismo, cada um queria exercer hegemonia. Esse desconforto ou disputa, por colocar em prática um sistema político-econômico, ficou conhecido por Guerra Fria.

A URSS perdurou até 1991, por causa do fechamento econômico e político, e principalmente pelo estacionamento tecnológico e econômico, a URSS não conseguiu competir no mercado mundial. Outro fator foi o direcionamento na produção bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo.

No século XXI, a Rússia tem enfrentado problemas de países de terceiro mundo, como crises econômicas, grande número de desempregados e pobreza da população.

A indústria Russa

As indústrias Russas estão concentradas na parte europeia, região mais desenvolvida.

Uma década após o fim do socialismo a economia e, principalmente, o setor industrial ainda possui heranças da política socialista que deixou a Rússia atrasada tecnologicamente em relação às nações capitalistas.

Um dos principais erros que comprometeram a indústria russa foi o direcionamento na produção de indústria base e não de bens de consumo, hoje os seus produtos são de pouca qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com