TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese de Empreendedorísmo

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENARIA ELÉTRICA

SÍNTESE

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

CLÁUDIO DOS SANTOS BISPO

DIEGO DE JESUS SOUZA

FELIPE PASCOAL DE ARAÚJO

NAYARA HOLANDA CARDOSO

PAULA SOUSA DA SILVA

VALMIR ROSA DOS SANTOS JUNIOR

Saint-Clair da Silva Rocha

Professor Alysson Vieira de Oliveira

EEL41

        

MARABÁ

2015/1


Segundo os autores, a definição de empreendedor iniciou na idade média, devido às alterações no âmbito econômico mundial, o seu significado passou progressivamente por uma série de transformações. No século XVII, o clérigo-indivíduo responsável por obras significativas, assumia acordos com o governo, assim vicejou o primeiro empreendedor.

O escritor Richard Cantillan (1700), citado pelos autores, desenvolveu uma teoria, através do fracasso de Joh'n Law como empreendedor, essa proferia que aquele que empreende compra a um preço certo e vende a um preço incerto, desse modo ''o empreendedor era alguém que corria riscos''.

No século XVIII, Eli Whitney e Thomas Edison, pela observação que para empreender em seus estudos necessitavam de capital, concluíram que o investidor de capital era diferente do empreendedor, este era financiado pelos investidores.

De acordo com os autores, o empreendedor era a pessoa que precisava de capital e, consequentemente, os fornecedores eram os investidores de risco. O empreendedorismo no Brasil surgiu na década de 90, quando teve uma abertura maior na economia, porém os empreendedores não tinham conhecimento para administrar seus negócios. Devido a essa deficiência, surgiram o Sebrae ( Serviço brasileiro de apoio ás micros e pequenas empresas); Softex ( Sociedade brasileira para exportação de software), para dar suporte técnico; Genesis ( Geração de novas empresas de software, Informação e serviço), criado para apoiar às empresas de informática; Brasil empreendedor (Governo Federal), visa capacitação do profissional.

Baseados nas pesquisas do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), os autores identificaram dois tipos de empreendedorismo no Brasil, e citam Dornelas (2005, p.28) que divide em duas formas: o empreendedorismo de oportunidade e empreendedorismo de necessidade, onde o primeiro é quando o empreendedor planeja, cria a empresa, visa à geração de custo, emprego e riqueza, e o segundo é quando o empreendedor por falta de emprego se aventura em um negócio sem nenhuma estrutura.

Para os autores o empreendedor caracteriza-se por ter influência no meio em que vive, através da formação, do estudo e da prática, e citam Chiavenato (2007), que diz que o empreendedor é a pessoa que faz o negócio acontecer, demonstra imaginação e perseverança, transforma uma ideia simples em algo promissor. Precisa não só ter equilíbrio emocional, como também fazer uso da racionalidade e assumir quaisquer resultados, sejam lucro ou prejuízo, visto que o investimento é iniciado com um pequeno capital. E que, plano de negócio são projetos descritos detalhadamente em todos os aspectos de um novo empreendimento.

Os autores citam Dornelas (2005, p.93), o qual diz que os empreendedores precisam planejar melhor suas ações e esboçar estratégias para criar uma empresa ou expandi-la. Por outro aspecto, a elaboração do plano de negócio avalia a determinação dos sócios, a fim de obter resultados positivos e expor as falhas e erros. Os objetivos do plano é organizar as ideias, apreço a potencialidade e a disponibilidade do empreendimento ou supervisão para obtenção de recursos.

  Para Drucker (1987, p39), citado pelos autores, a inovação é um instrumento específico do empreendedor, pois é a habilidade que tem para transformar algo existente em recurso que dê lucro. Um ponto destacado é o empreendedorismo corporativo, que se fundamentaliza na inovação do empreendimento. Para isso, é necessário lidar com os riscos e buscar deliberadamente e de forma organizada revolucionar o setor industrial ou o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com