TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - A CONSCIENTIZAÇÃO DO COLOBORADOR COMO ADVERSIDADE

Por:   •  29/9/2016  •  Monografia  •  4.888 Palavras (20 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 20

ESCOLA ZONA SUL EIRELI - EPP

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CAIO FERNANDO ABREU - SEG

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A CONSCIENTIZAÇÃO DO COLOBORADOR COMO ADVERSIDADE

 Bruno Brum da Costa

TSTP 03

Professora Orientadora: Luciana pereira

Santiago, abril de 2015.

  1. TEMA:

 

O tema foi escolhido devido a conscientização ser um meio de fazer com que as pessoas reflitam suas ações e como podem mudar elas, motivando-as à seguirem os procedimentos corretos de segurança.

Essa conscientização é um processo lento e de extrema importância para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Por isso é uma das grandes dificuldades.

Nem sempre as empresas têm a preocupação de conscientizar seus funcionários, que por sua vez muitas vezes não têm interesse em serem conscientizados. Negam-se a usarem os EPI’s e EPC’s alegando que por estarem na profissão há anos sabem que não acontecerá nada, que sabem se cuidar.

A partir do momento que a empresa investe na pessoa, há uma melhoria significativa na qualidade e na produtividade, além de boas condições de trabalho e segurança a todos. (GRANDI, 1985).

Devido aos inúmeros riscos de acidentes e doenças ocupacionais, propõe-se analisar alguns fatores de riscos de acidentes de trabalho e suas medidas protetivas, juntamente com a conscientização dos funcionários e a adequação do uso dos EPI’s (NR 6) proporcionando maior segurança aos trabalhadores e cumprindo a legislação trabalhista.


  1. JUSTIFICATIVA DO TEMA:

Esse trabalho tem como objetivo mostrar que a conscientização é a maior dificuldade do técnico de segurança do trabalho por vários fatores, dentre eles pode-se destacar: a falta do uso de EPIs ou uso incorreto dos mesmos, falta de treinamentos, falta diálogo de segurança, ou seja, precisa-se de ferramentas para auxiliar na conscientização do trabalhador, mas nem sempre é assim tão fácil, pois lidar com pessoas é difícil e mudar hábitos é um processo complicado e demorado.

A Conscientização é de extrema importância sendo um processo gradativo e progressivo que propõe ao funcionário que é fundamental ele se cuidar, que a responsabilidade pela sua própria segurança é de seu interesse, ou seja, ninguém pode fazer mais pela segurança do que ele mesmo.

A conscientização pode ser estabelecida de muitas maneiras, seja com um simples DDS (Dialogo de Segurança) ou até treinamentos, palestras e SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes).

Os acidentes de trabalho são grandes desafios para a saúde do trabalhador. Os mesmos ocorrem não apenas por falta de legislação, mas devido ao não cumprimento das normas de segurança, as quais visam à integridade física e psicológica do trabalhador no desempenho de suas atividades, como também o controle de perdas. Somem-se ao descumprimento das normas a falta de fiscalização e a pouca conscientização do empresariado (VENDRAME, 2001).

 


  1. OBJETIVOS QUE NORTEARÃO O TRABALHO:

3.1. OBJETIVO GERAL

O objeto central do presente trabalho foi realizar um estudo sobre a importância da conscientização do trabalhador.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar sobre conscientização do trabalhador;
  • Analisar os desafios do técnico de segurança do trabalho;
  • Sugerir soluções;



  1. AÇÕES:

Para a construção deste trabalho, foram realizadas pesquisas para auxiliar na coleta de dados sobre os processos de conscientização e suas dificuldades, através da internet, noticiários, e livros.


  1. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES:

ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA

MARÇO

ABRIL

MAIO

Escolha do tema

X

Revisão de literatura

X

Justificativa

X

Formulação do problema

X

Determinação de objetivos

X

Metodologia

X

Coleta de dados

X

X

Análise e discussão dos resultados

X

Conclusão da análise dos resultados

X

Redação e apresentação do trabalho científico

X


  1. REFERENCIAL TEÓRICO:

6.1. DEFINIÇÕES:

  1. SEGURANÇA DO TRABALHO:

A segurança do trabalho é a ciência que estuda as possíveis causas dos acidentes e incidentes ocorridos durante a atividade laboral do trabalhador. Ela tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

A segurança do trabalho chega à sua finalidade quando proporciona aos empregados e empregadores, um ambiente agradável e confortável, permitindo ao trabalhador cumprido sua jornada de trabalho e retornar para sua família com saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com