TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Automação Residencial

Por:   •  10/4/2016  •  Monografia  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 14

ESCOLA DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA INDÚSTRIA PETROLEIRA E NAVAL

TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

GABRIEL RABELLO BORGES DA SILVA

RENAN DUARTE DA PAIXÃO RAMOS

THIAGO AREVALO FURTADO

JOSÉ VITOR HUGO SILVA BONFIM

AUTOMAÇÃO COM REDE WI-FI

A TECNLOGIA EM SUAS MÃOS

MACAÉ-RJ

2015


GABRIEL RABELLO BORGES DA SILVA

RENAN DUARTE DA PAIXÃO RAMOS

THIAGO AREVALO FURTADO

JOSÉ VITOR HUGO SILVA BONFIM

AUTOMAÇÃO COM REDE WI-FI

A TECNLOGIA EM SUAS MÃOS

Trabalho de conclusão de curso técnico em Automação Industrial, Escola Técnica de Formação e Capacitação Técnica para Indústria Petroleira e Naval

Orientador: Antoniony Rodrigues e Talwani Mattos

MACAÉ-RJ

2015


Sumário

1INTRODUÇÃO3

1.1OBJETIVO GERAL3

1.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS3

1.3JUSTIFICATIVA3

2DESENVOLVIMENTO5

2.1DIAGRAMA FUNCIONAL5

2.2PROGRAMAÇÃO6

2.3LISTA DE MATERIAIS 19

2.4MONTAGEM20

3QUANTIDADE DE MATERIAIS22

4ORÇAMENTO DO PROJETO23

5RASPBERRY PI24

6CONCLUSÃO26

6REFERÊNCIAS27


1.INTRODUÇÃO

É um projeto com intuito de se automatizar um equipamento, detectando sua chegada em casa, funcionando ao você entrar em casa e se conectar a rede Wireless iniciando qualquer aparelho que desejar (no nosso caso apenas um LED de indicação).

Como o PI apenas fornece tensão de 5 Volts sua saída colocamos um Optoacoplador ou até mesmo um Triac para alimentar um circuito que precise de uma tensão maior.

O projeto com funcionalidade automatizada tem por finalidade ligar/funcionar qualquer aparelho eletrônico que o usuário desejar.

Ex: TV’s; Ar Condicionado; Computadores; entre outros...

1.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver um circuito eletrônico que faça detecção da condição de estar conectado ou não a rede por meio de um adaptador wireless e um microcomputador programado para perceber quando o seu dispositivo especifico entrou na rede wireless.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Programar o microcomputador em linguagem C  para realizar interação e controle sobre o circuito eletrônico.

b) Adequar um adaptador wireless que será suporte ao microcomputador, para detectar e fornecer dados das condições de rede wireless.

c) Montar um circuito eletrônico a ser ligado quando houver conectado a rede.

1.3 JUSTIFICATIVA

É bastante comum observar que a comodidade tornou-se nosso alvo hoje em dia, quem não quer chegar em casa e ver que tudo se liga sozinho, sem precisar que se mova nem uma agulha, afinal chegamos em nossas casas após um longo e cansativo dia de serviço e tudo que se deseja e poder descansar em paz, com tudo funcionando em ordem.

O estudo do projeto baseou-se em uma área crescente, com a automatização evoluindo criou-se o conceito de “internet das coisas” onde tudo funcionaria basicamente através da conexão com a internet, acredita-se que no futuro através do celular se possa fazer tudo em casa, como acender uma lâmpada, ligar a tv e etc.

A intenção do projeto é programar um pi (microcomputador) para fazer justamente isso ligar um circuito eletrônico, somente ao fato de ter seu celular conectado a rede, trazendo assim a comodidade que tanto espera-se de uma automação a nível residencial.

2.DESENVOLVIMENTO

A ideia surgiu da necessidade de se melhorar a automação residencial, com o intuito de aumentar a comodidade pessoal através de recursos já disponíveis em todos os locais, no caso roteadores wireless.

O projeto foi desenvolvido de forma simples e eficaz para o bem-estar do usuário quando o mesmo chega em sua residência e já possuir uma TV acionada, um microondas ativo, um ar condicionado ligado entre outros meios que deixe o mesmo acomodado.

2.1DIAGRAMA FUNCIONAL

[pic 1]

Figura 1: diagrama funcional

Fonte: Próprio autor

Desenvolvido para mostrar o sentido da ligação entre os componentes da mecânica, eletrônica e informática.

O Raspberry PI se comunica com PI de forma a mandar e receber mensagens dependendo dessas mensagens, celular na rede ou não, o pi joga uma tensão de 5v entre dois de seus terminais escolhidos previamente dentro do programa, esses 5v são inseridos dentro de um circuito eletrônico ou de força, ampliando essa tensão, sendo assim ligando qualquer aparelho desejado, podendo ser ele até mesmo de 110V ou 220V.

2.2PROGRAMAÇÃO

A linguagem utilizada durante o projeto é a linguagem em C/C++. Primeiro de tudo é necessário fazer uma programação para que o microcomputador reconheça a rede em que deseja trabalhar, até para que saibamos se essa rede wireless é compatível com o adaptador escolhido, segue a programação:

network={

  ssid="AndroidAP"

  scan_ssid=1

  key_mgmt=WPA-PSK

  psk="12345678"

}

Logo em seguida é feito a programação para que o circuito funcione apenas com seu smartphone, tablet, para que o computador saiba qual o dispositivo que le tem que detectar na rede, para tanto é necessário que se saiba o MAC (dispositivo de identificação único de todos os aparelhos), assim reconhecendo o dispositivo o pi joga uma diferença de potencial entre duas de suas saídas 5V segue a programação:

# Configuracao para um smartphone

declare Vetor_Mac=(50:55:27:F7:AA:57)

declare Vetor_Don=(Gabriel)

declare Vetor_Pin=(18)

declare Vetor_Dir=(out)

Em seguida e por último e feita a programação do projeto em si, que consiste na detecção do aparelho desejado, na rede programada, e acionamento de qualquer aparelho desejado, mas o seu desligamento não ocorre de maneira instantânea ao que seu smartphone é detectado como fora da área coberta pelo adaptador wireless, são feitas ainda são 5 tentativas antes que haja o real desligamento, afinal se houver uma falha momentânea na rede wi-fi ou no seu próprio dispositivo, não se desligue o aparelho selecionado, mas quando se retorna a rede a ligamento e feito na mesma hora. Segue a programação (# representam observações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (375.9 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com