TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC EDUCAÇÃO FISICA IDOSOS

Por:   •  27/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 10

TREINAMENTO DE FORÇA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

[pic 1]

RESUMO

O treinamento de força resistida vem sendo muito utilizada nos dias atuais, e esta se tornando um assunto bastante popular no meio dos jovens e adolescentes. Nos últimos anos a procura dos jovens por essa modalidade de treinamento vem crescendo bastante. A adolescência é um período onde surgem mudanças e transições, onde o jovem começa a pensar em sua transformação na vida adulta. O treinamento de força manipulam as variáveis de treinamento de diferentes maneiras, fornecendo estímulos mecânicos e metabólicos de diferentes magnitudes. Também é importante saber o meio certo de aplicar esses treinamentos, sempre com orientação de um profissional especializado. Além de haver vários estudos que comprovem os benefícios dessa prática para os jovens.

No caso de crianças e adolencentes com algum tipo de deficiência os especialistas muitas vezes fazem recomendações quanto atividades fisicas com acompanhamento de um profissional, pois muitos estudos comprovam que através da pratica de exercicios trazem não so resultados na terapia multidisciplinar como na autoestima  e indepêndencia motora das mesmas.

Palavras-chave: Treinamento de Força Para Crianças. Variáveis de Treinamento. Benefícios dessa Prática.

  1. INTRODUÇÃO.

A área de concentração abordada é um pouco polemica por alguns estudiosos, pois existem varias teorias sobre esse assunto. Mais venho através desde para mostra a importância da musculação para crianças acima dos dez anos e seus benefícios, e falar que é muito mais seguro que outros esportes, como futebol, jiu-jitsu e outras atividades de contato.

O trabalho de musculação para crianças tras muita preocupação tanto para os pais quanto para alguns profissionais da area, pois muitos acreditam que a pratica dessa atividade em crianças menores de 08 anos pode vim atrapalhar sei desenvolvimento, sua strutura e dentre outros fatores resultantes a pratica de exercicios. Porém podemos observar na pesquisa a seguir que existe varias pesquisas e estudos voltados para essa problematica que ressaltam fatores possitivos quanto a pratica de musculação com crianças, trazendo assim uma nova linha de pensamento aos profissionais e pais quanto a pratica dessa atividade.

No entanto é preciso de uma atenção diferenciada e um acompanhamento de um profissional capacitado para auxiliar essa criança na pratica de suas atividades, porém antes de dar inicio a pratica das atividades se faz necessario uma anamnese dessa criança para estudo e analise do que será aplicado em seus treinos diarios.

Durante a realização desde trabalho podemos acompanhar o trabalho desenvolvido por alguns profissionais em crianças de 10 á 15 anos, do qual salientamos de forma muito possitivo. Através desse trabalho foi possivel observar os tipos de atividades desenvolvidas, volume de carga, intensidade das atividades e dentre outros levantamentos que trouxeram grandes referências para um futuro profissional.  

A partir desse ponto de observação e analise veio a reflexão geral do artigo realiado, podemos dizer que os resultados dessa pratica de atividades são notórios, pois através dessa pratica, foi possivel notar que as crianças possuim um interesse maior na pratica de atividades, as visitas aos medicos diminuiem pois as crianças possui uma saude de ferro, autoestima equilibrada e são crianças saudaveis sem a obsidade na adolescencia.

  1. FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS.

Além da existência de muito preconceito associado ao treinamento de força para jovens e crianças, existe um numero considerável que anseiam fazer parte desses programas. Podemos notar isso quando passamos em uma academia ao ar livre, ou até mesmo quando os pais levam seus filhos para academia. Existe um interesse desses jovens em fazer parte daquele programa. Em geral, os objetivos que estes almejam e o  rendimento desportivo, melhoria de saúde, fortalecimento físico, ou tão somente pelo desejo de vivenciarem e se sentirem bem consigo mesmos.

Em geral, os hábitos saudáveis são mais cruciais na infância e adolescência. Quando a criança começa a receber esses estímulos desde cedo, elas se tornam agentes ativos e participam com frequência nos programas de atividade física e desporto. Certamente os jovens que começam essas atividades em sua infância terão uma vida mas ativa e saudável.

“É o primeiro pressuposto para o aumento de rendimento em quase todas as disciplinas desportivas.” (BUEHRLE, 1985, p. 94).

“A pratica da educação física, portanto, fica relacionada à saúde e ao desempenho. Sendo a escola o lugar ideal para sua pratica, uma vez que por ela passam a quase totalidade das crianças e jovens. Incluindo o foco de interesse da sociedade industrializada.” (LOPES, 2000, p. 112).

Nota-se aparti desde contexto que a forca e um dos fatores principais no desenvolvimento motor da criança e adolescente. Os benefícios que esses jovens podem obter fazendo a pratica desses treinamentos são inúmeros, tais como, aumento da força, resistência muscular, melhora da autoestima, prevenção de doenças, e prevenção nas lesões mais comuns no esporte.

De acordo com Kraemer (1999), Existe muitas discussões sobre o treinamento de força para jovens e adolescentes, uma das principais é saber  se o treinamento e atividades envolvidas são recomendadas para esse publico. Existe um conhecimento incipiente que dificulta na busca por metodologias, dificultando o entendimento dos pais, professores, treinadores, pesquisadores  e médicos.

No mas, além dessas discussões, não se perdeu o interesse desses jovens para a pratica de exercícios de forças. Pelo contrário, a demanda vem aumentando, e existe um numero cada vez maior de aceitação e participação por parte desses jovens, adultos, profissionais de educação, médicos e cientistas em programas de treinamento de força. (BENJAMIN, 2003).

“Por isso, existem treinadores que perceberam quê, para haver êxito na aprendizagem e execução de exercícios, os jovens deveriam estar atrelados a programas de treinamento que aumentassem sua força.” (CARVALHO, 2002).

  1. Benefícios do treinamento de força para jovens crianças.

O beneficio do treinamento de força para jovens e crianças são inúmeras, pois ganham muitos na questão de saúde e desempenho. Também melhoram bastante as habilidades motoras e reduzem os riscos de lesões em atividades recreativas e esportivas.

Podemos dizer que a atividade física corresponde a qualquer movimento corporal produzido pelos músculos, resultando na perda de energia. Essas atividades são consideradas de extrema importância para os jovens e crianças, porquê estimula o crescimento físico, além das capacidades motoras. Esses exercícios também ajudam na criação de novas amizades, melhora da autoestima e o aprimoramento da aptidão física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com