TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.433 Palavras (14 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

O efeito do exercício físico regular no estresse e qualidade de vida nos adultos participantes do Programa Cruzeiro do Sul em Forma.

São Paulo

2013


Julio Cesar Da Silva.

Priscila Suelen Baltazar.

O efeito do exercício físico regular no estresse e qualidade de vida nos adultos participantes do Programa Cruzeiro do Sul em Forma.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do titulo de licenciado em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul sob a orientação Mestrando Vinícius Tadeu Nunes de Camargo.

São Paulo

2013

Resumo

Como um conjunto global a vários fatores que podem influenciar a qualidade de vida do individuo, como o estilo de vida (atividades do cotidiano, condições financeiras e saúde, fatores emocionais como humor, autoestima, e autoimagem, estresse). A qualidade de vida hoje está pressionada pela  sociedade contemporânea, pois com a globalização, a sociedade obteve mudanças drásticas em relação a comodidade, principalmente na população  adulta.Com isso, o objetivo deste estudo é avaliar os níveis de qualidade de vida, estresse, atividade física e aptidão física dos adultos matriculados no Programa Cruzeiro do Sul em Forma (PCSF) nas modalidades de Hidroginástica (H), Natação (N) e Ginástica (G) e a hipótese do mesmo A hipótese deste trabalho é que com o passar dos dias, principalmente no público adulto, a qualidade de vida é  alterada negativamente pelo estresse/estilo de vida dos mesmos,e a partir deste fato o exercício físico tem de acrescentar alterações positivas.

Palavras- chaves: Exercício físico, Qualidade de vida, estresse.

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        

2.0 OBJETIVO        

3.0 HIPÓTESE        

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

1.0 INTRODUÇÃO

                Como um conjunto global a vários fatores que podem influenciar a qualidade de vida do individuo, tais como o modo de viver, condições financeiras e saúde, o modo em que ele se opõe de viver perante a sociedade, fatores subjetivos indicativos de humor, autoestima, e autoimagem, estresse, modificam-se  com o  âmbito social.(KERR, GRIFFITHS E COX, 1996).

               A qualidade de vida, está submissa a sociedade contemporânea, pois com a evolução global nas ultimas décadas, a sociedade obteve mudanças drásticas na qualidade de vida na população  adulta, devido Contemporaneidade e acompanharem  a comodidade.(Arnheim,D.;D ; Prentice, W. E,200;  Barbanti, V. J;1997, Weineck, J.;2006.)              

                Antigamente na pré-história, o homem ele já se manifestava de uma forma de exercitar-se, utilizando, sua força, velocidade, e seu  instinto de sobrevivência, e com tudo isto já fazia do homem um ser ativo fisicamente. A atividade física sempre existiu na história da humanidade. Estudos antropológicos e evidências históricas relatam a existência desta prática desde a cultura pré-histórica, como um componente  da expressão religiosa, social e cultural.

                Na antiga Grécia a Atividade Física era desenvolvida na forma de ginástica, que dava se por nome de  “A arte do corpo nu”, está ginástica tinha como sua finalidade o treinamento para guerra e para gladiadores.

A Atividade Física formal, tais como jogos, danças, e ginástica, surgi na Europa no inicio do sec. XlX, apartir disto os diversos métodos de exercício físico e finalidades , esportivos, desportivo, terapêutico, e bem estar.

                O termo exercício físico, inadequadamente usado como sinônimo de atividade física representa uma das formas de AF. Caracterizada por se tratar de uma modalidade de AF que é, em geral, planejada, estruturada e repetitiva, tendo por objetivo a melhoria da aptidão física ou a reabilitação orgânico-funcional (CASPERSEN, POWELL & CHRISTENSON, 1985).

               

                Atividades física estão associadas a vida diária do cotidiano como andar, levantar, atividades do lazer, exercitar-se, prática esportiva e danças.(Us department of heath and human services, 1996).

               Shephard RJ, e Balady G.(1999)definem atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resultem em gasto energético, não se preocupando com a magnitude desse gasto de energia.

                              Os exercícios  físicos  regulares , ou uma prática de atividade física tem como sua principal meta propiciar aos praticantes uma qualidade de viva maior, utilizando   exercícios  voltados a saúde para beneficiar a estrutura corporal dos praticantes. Devemos conhecer os mesmos ,pois a sociedade está exposta à  vários fatores de risco,  como por exemplo ,  a inatividade física,  podendo acarretar  diversos  riscos à doenças

                A aptidão física tem como seu principal fundamento a melhoria da saúde , qualidade de vida e até mesmo o rendimento esportivo, propiciando o bem estar dos indivíduos nas condições sócio- ambientais onde os mesmos residem . Os indivíduos são determinados pelo seus hábitos diários, como a alimentação, o sono , e alguns vícios existentes. .(Guiseline,  M. 2004).

.

                Estes fatores de risco estão associados a dietas inadequadas, o sedentarismo,  o consumo de drogas em geral, a hereditariedade na família.Como prevenção em relação a estas doenças (doenças coronárias, derrame, câncer, obesidade, hipertenção, e diabetes) deve-se propor uma qualidade de vida melhor. Indivíduos que não praticam atividades física  estão sujeitas a desenvolver doenças crônicas.(Guiseline,  M. 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (275.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com