TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - GESTÃO POR COMPETENCIAS

Pesquisas Acadêmicas: TCC - GESTÃO POR COMPETENCIAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  4.912 Palavras (20 Páginas)  •  2.913 Visualizações

Página 1 de 20

A aplicação da Gestão por Competências: Um processo de valorização de Talentos

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar como é realizado o processo de implantação do Modelo de Gestão por Competências, visando a retenção de talentos e buscando apresentar como ele pode se tornar um diferencial para as organizações aumentando sua vantagem competitivida diante de um mercado altamente exigente.

Palavras-chave: Gestão por Competências, Talentos,

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, em todo o mundo há grandes transformações político-econômicas que atingem diretamente as empresas. O modelo adotado nesta área não responde mais as expectativas do mundo atual e condicionam os empregados a adotarem uma postura passiva e reativa. Na chamada sociedade do conhecimento, se faz necessária uma nova postura onde as organizações aproveitem o potencial criativo e inovador de seus funcionários.

Um grande problema na antiga concepção de gestão de pessoas é o não envolvimento direto dos gerentes com a formação de suas equipes. Os funcionários tendem a esperar que as ações relacionadas ao seu crescimento profissional partam da organização, sendo assim não buscam seu autodesenvolvimento.

No atual cenário onde os atributos profissionais ganham crescente importância é necessário a adoção de novos esforços e direcionamento de gestão de pessoas. A gestão por competências vem ao encontro dessa necessidade, portanto vem sendo adotada por diversas organizações.

A inexistência de fronteiras para a concorrência faz com que as empresas busquem manter maior flexibilidade em seus processos para atender cada vez mais clientes exigentes, sendo assim sairão em vantagem no atual cenário de competitividade. As pessoas são o fator vital para manutenção da competitividade das empresas diante de um mundo de rápidos avanços tecnológicos e mercadológicos.

O grande desafio das organizações na atualidade é gerenciar os seus talentos, necessita-se cada vez mais de pessoas qualificadas que possam sobreviver na nova economia, onde as decisões, os processos e as atitudes devem ser rápidas e agressivas.

Segundo Oliveira, Santos e Loureção (2008, p.193):

[...] as pessoas atuam como agentes de transformação e conhecimento, habilidades e atitudes em competências que entregam para a organização. Nesse sentido, a competência entregue pode ser caracterizada com agregação de valor ao patrimônio de conhecimentos da organização.

O ramo em que a organização atua já não é tão importante, caso queira prosperar ela precisará de pessoas bem formadas, empreendedoras, visionárias, inovadoras e entusiasmadas. Pessoas capazes de resolver problemas, com talento e autopoder de realização, capazes de enfrentar novos desafios. São estes quesitos que ajudarão as pessoas a organizar e atravessar os obstáculos da nova economia.

Para que a organização possa atrair e manter seus talentos é fundamental manter um clima de trabalho motivador, sadio, amistoso e voltado ao processo. A gestão por competências precisa ser um processo contínuo e estar alinhada com as estratégias organizacionais.

Para Chiavenato (2006, p.216), a gestão por competências é considerada:

[...] um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis, profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carreira, suprindo as lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.

Através do gerenciamento por competência será possível ter uma visão mais ampla a cerca das competências exigidas para o exercício da função, ou seja, as competências de que uma função precisa; que competências o colaborador possui para posteriormente fazer um cruzamento das informações quanto às competências exigidas pela função versus competência do colaborador, só assim será possível traçar um plano específico para cada colaborador de forma eficiente e eficaz.

PERGUNTA (PROBLEMA DE PESQUISA)

Visando maior eficiência e eficácia no ambiente organizacional as empresas buscam maneiras de alavancar o desempenho de seus colaboradores tornando a empresa mais competitiva no mundo globalizado em que vivemos.

Portanto, o grande desafio das organizações está em utilizar modelos que tenham sido pesquisados e avaliados, e aos profissionais de RH buscar embasamento teórico científico para proposição de ferramentas que possam ser aplicadas em Gestão de Pessoas de forma sistemática e organizadas, disseminando o conhecimento nas organizações e com outros profissionais.

Sendo assim, se propõe a seguinte pergunta: “Como implantar a Gestão por Competências?”.

OBJETIVO

Este estudo propõe a investigação das variáveis a serem incorporadas na gestão por competência de forma a contribuir para sistemas e modelos de gestão em busca de competitividade organizacional embasados em modelos teóricos.

Segundo Fleury & Fleury (2000), o aumento da competitividade, da instabilidade econômica e a política do mercado cada vez mais globalizado, têm levado as empresas a se especializarem em core business, gerando mais competência interna. Assim, é por meio do processo de aprendizagem e da gestão do conhecimento que as organizações podem desenvolver as competências necessárias para a realização da sua estratégia competitiva.

Objetivo geral: Contribuir para o avanço conceitual e operacional dos modelos de gestão por competências, alinhados à gestão do conhecimento e às estratégias organizacionais de forma integrada, dinâmica e contínua.

Mais do que buscar uma definição conceitual, faz-se necessário um maior entendimento do papel das competências em uma organização.

Objetivos específicos: Desenvolver conhecimentos; habilidades e atitudes nos colaboradores.

MÉTODO DE PESQUISA

A metodologia utilizada neste estudo será a pesquisa bibliográfica e de dados secundários com vários autores que são referências nessa área de estudo, constando de pesquisa em livros, artigos, teses e dissertações.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A palavra competência é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com