TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRATICA

Trabalho Universitário: TCC - O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  9.513 Palavras (39 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 39

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

LUCILLA ALVES VALENTIN LOPES

O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

GOIÂNIA

2013

LUCILLA ALVES VALENTIN LOPES

O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte das exigências do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, sob a orientação Dr. Keila Matida de Melo Costa.

GOIÂNIA

2013 

LUCILLA ALVES VALENTIN LOPES

O DESAFIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, para obtenção do título de especialista, aprovado em¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬____ de ________________ de 2013, pela Banca Examinadora constituída pelos professores:

_________________________________________________

Prof. Dr. Keila Matida de Melo Costa – FE/UFG

(Professor/a orientador/a)

_________________________________________________

Prof. ...... – FE/UFG

Dedicatória

Dedico este trabalho as pessoas mais especial em minha vida, aqueles que convivem comigo, aguentam minhas alegrias e frustrações e me encorajam mediante cobrança a insistir para alcançar meus objetivos...

Aqueles que a cada dia me motiva e anima a vencer as barreiras cotidianas, assim como me fortalece e oferece segurança, mediante a recompensa do amor incondicional e apoio fraterno.

São eles a razão primordial pela qual eu busco me profissionalizar através do conhecimento disponibilizado no decorrer de minha formação, almejando alcançar qualidade no trabalho e sucesso profissional.

Minha família, são os que a cada dia me faz sentir importante e insubstituível no meu papel de Filha, Irmã, Tia, Nora, Esposa e Mãe, que contemplam minha caminhada e me aproxima de Deus na figura da família, figura esta que a cada dia se transforma conforme necessidade social e de cada individuo.

Espero poder a cada minuto de minha vida recompensar a dedicação destes, que apesar das cobranças através dos afazeres caseiros, me realizam e transforma minha vida a partir da união e convivência cotidiana.

Amo vocês!!!

Lucilla Alves Valentin Lopes

Dedico todo tempo disponibilizado na construção deste trabalho, aos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Campinorte - Goiás, em especial a figura das Coordenadoras Pedagógicas que não tiveram a oportunidade de participar do curso de Pós Graduação e daqueles que por diversos motivos não conseguiram concluir. Também dedico as educadoras Luciene Alves Valentin Silva que sempre me serviu de orgulho no quesito competência e criatividade; a Maria dos Anjos Carvalho Valentin que me motivou através do seu amor e compromisso com a educação; a Nilvânia Alves Valentin Santos e Lucimar Alves Valentin Borges que foram meu orgulho em organização educacional e humildade no trabalho através do diálogo e a Joana da Silva Valentin que mediada por seu trabalho educacional fez surgir em diversos educandos o prazer em estudar e aprender construído dentro da unidade escolar.

Agradecimento

Agradeço primeiramente a Deus nas pessoas da Santíssima Trindade “Pai, Filho e Espírito Santo”, que através da sua proteção, misericórdia e amor conduziu toda minha caminhada e me fortaleceu diante das dificuldades, também de maneira especial agradeço a Virgem Maria que por meio de sua obediência e humildade trouxe ao mundo o salvador, que é ele o maior Pedagogo da humanidade “Jesus Cristo”, que a partir dos seus ensinamentos transforma o mundo e modifica as pessoas o primeiro dos Mestres...

Devo também minha gratidão a todos os professores que mediante o curso de pós – graduação em coordenação pedagógica contribuíram para minha formação enquanto Coordenadora Escolar.

Estes que são os profissionais que através do ensino/aprendizagem, dos conteúdos e disciplinas trouxeram a motivação para com os cursistas, que consolidam no seu papel de educador a verdadeira busca por uma qualidade dentro da unidade escolar instigado pela formação.

Vocês: Sandra com sua sabedoria, doçura e capacidade e ensinar; Sarah que começa pequena e modifica a forma dos conteúdos com sua criatividade; Simone que conduz e orienta insistindo para que todos alcance o objetivo final, ninguém desista; Kelly que chega no curso em andamento e consegui sempre cativar;

Em especial agradeço a minha orientadora Keila Matida de Melo Costa que com muita paciência, carinho e competência, me fez através de suas correções e diálogos abertos modificar a forma de aprender e produzir...

Saiba que vocês se tornaram essencial nesse processo de formação e garantiram que o sucesso fosse concretizado, estejam certos que serão inesquecíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com