TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios Da Gestão Democraticas Na Educação

Artigos Científicos: Desafios Da Gestão Democraticas Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

desenvolvimento

A gestão democrática, enquanto constituição para coletividade da educação, dos estabelecimentos de ensino, faz-se, na prática, ao tomar decisões sobre todo Projeto Político Pedagógico, sobre as intenções e objetivos dos planejamentos das atividades, do elenco disciplinar e os respectivos conteúdos, sobre as atividades do professor e dos alunos necessárias para a sua execução, sobre ambientes de aprendizagem, recursos humanos, físicos e financeiros necessários, os tipos, modos e procedimentos de avaliação e o tempo de sua realização, todos estes aspectos constituem desafios da gestão democrática.

Para que a escola pública tenha uma gestão escolar democrática, destaca-se dois importantes instrumentos: a constituição do Conselho Escolar e a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Eles são indispensáveis ao desenvolvimento de ações democráticas no campo escolar. O Conselho Escolar se compõe em um órgão deliberativo, onde os participantes envolvem os representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. É um ambiente de modo consultivo e/ou deliberativo, responsável pela tomada de decisões no domínio escolar, instituir-se, principalmente, em um espaço de democratização, onde professores, pais, funcionários, alunos e outros possam discutir de forma crítica sobre o dia-a-dia da escola.

Aos Conselhos Escolares compete decidir sobre as regras internas e o funcionamento da escola, além de compartilhar da elaboração do Projeto Político-Pedagógico; avaliar as questões encaminhadas pelos diferentes segmentos da escola, sugerindo propostas; acompanhar o cumprimento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola e movimentar a comunidade escolar e local para a participação em atividades em favor do progresso da qualidade da educação.

São representados do Conselho escolar conforme seu segmento: alunos-Grêmio estudantil, funcionários, representantes da APMC, gestor, professores, pedagogos, comunitários e pais e em pares, tendo direito à voz e a voto nas tomadas de decisões, passando a se perceberem valorizados no espaço escolar, fiscalizando as prestações de contas das verbas repassadas para a escola através da unidade executora, deliberando e avaliando a escola e os projetos, dentro das condições sócio econômico e históricos em que está implantada. Neste sentido Paulo Freire (2002) afirma,

Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente (In BRASIL, 2004)

O Projeto Político Pedagógico (PPP) se caracteriza “como um dos principais instrumentos para a organização do trabalho e das atividades da escola e, particularmente, para a definição de sua própria organização pedagógica” (Dourado, 2003, p.56). Numa visão democrática, o PPP deve ser organizado com a participação de todos os profissionais da escola. De forma grupal, onde se sintam sujeitos da ação de transformação da realidade. Buscando, uma sociedade mais justa, igualitária e cidadã. O PPP é a fórmula da cultura da escola com sua concepção e desenvolvimento, carregada de valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.

O projeto guia o exercício de produzir uma realidade. Para isso, é necessário conhecer a historicidade local na qual a escola estra inserida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com