TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc gestao democrática

Por:   •  26/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.300 Palavras (26 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 13]

COORDENADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA:

Aspectos relevantes na formação

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo.

Orientador: Prof.  Andréia de Freitas Zompero.

RHALLS, Rhayanne Silva. COORDENADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: Aspectos relevantes na formação. 2015. 23 folhas. Projeto de Ensino (Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, Ano.

RESUMO

O projeto Coordenação da gestão pedagógica: aspectos relevantes na formação, ressalta a importância da gestão democrática, evidencia sobre as várias atribuições do coordenador pedagógico, enfatiza o processo histórico desses profissionais, sua formação e como suas atividades são importantes dentro do ambiente escolar, contribuindo para o processo formativo de professores e alunos. Pois, o coordenador pedagógico deve pautar seu trabalho buscando assegurar a eficiência de todo o sistema pedagógico, observando, pesquisando e refletindo sobre todo cotidiano escolar, reconhecendo a importância de uma excelente formação inicial e continuada de toda equipe escolar e a escola precisa adequar seus espaços físicos, capacitar seus profissionais, reconstituir suas funções sociais, pedagógicas e políticas. É preciso preparar e conscientizar esses professores da responsabilidade na formação dos futuros cidadãos. Precisamos de professores-gestores pesquisadores, reflexivos e críticos. O projeto acontecerá em encontros uma vez no mês, com o objetivo de conscientizar e incentivar a formação continuada.

Palavras-chave: Educação. Gestão. Democracia. Coordenação Pedagógica. Formação.


SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................05

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................15

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................15

3.2 Justificativa.................................................................................................15

3.3 Problematização.........................................................................................15

3.4 Objetivos....................................................................................................16

3.5 Conteúdos.................................................................................................16

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................16

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................17

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................18

3.9 Avaliação....................................................................................................18

4 Considerações Finais...................................................................................19

5 Referências..................................................................................................20



  1. INTRODUÇÃO

O projeto Coordenador da gestão pedagógica: aspectos relevantes na formação, foi desenvolvido na linha de pesquisa de Gestão Escolar.

Logo, em face as mudanças na sociedade, na escola e no processo ensino-aprendizagem, o Professor necessita de uma nova leitura de mundo e da condição humana, para poder compreender a dinâmica social, política, cultural e econômica da sociedade contemporânea. Assim, criando uma relação entre a teoria educacional e a prática pedagógica, entre o que é prescrito e o que acontece na sala de aula, entre o planejamento e a ação, modificando então a sua prática pedagógica.

Pode-se dizer que o coordenador pedagógico é o equilíbrio articulador entre o corpo docente, gestor, pais e alunado, pois acompanha, supervisiona e auxilia o desenvolvimento da comunidade escolar em consonância com as propostas educacionais vigentes: legislação, projeto político pedagógico, proposta pedagógica, projetos, bem como outros documentos que fazem parte da realidade da escola para a elaboração e execução de um planejamento que visa garantir a legalidade das ações pedagógicas para o alcance de resultados positivos.

Percebe-se a necessidade de fazermos uma reflexão sobre os novos desafios presentes no cotidiano do professor do professor. Pois, em todo o momento sua prática deverá entrelaçar inclusão, metodologias, conteúdos e leis educacionais.o quem nem sempre tem acontecido.

Logo, o coordenador pedagógico deve sempre buscar alternativas para incentivar seus ´professores  a buscarem soluções através da formação continuada. É exatamente o objetivo desse projeto, incentivar a formação continuada, incentivar o trabalho em equipe e melhorar a qualidade do ensino.

Para realização do projeto será necessário, Dvd, televisão, computador, internet e cd com filmes, que serão expostos em encontros mensais durante cinco meses.

A avaliação se dará de forma contínua, possibilitando ao coordenador acompanhar os avanços de cada etapa do projeto.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

É indispensável que o profissional da educação que atua como coordenador nos dias atuais compreenda a política educacional, as formas de estrutura e organização da gestão escolar democrática. Ele precisa acompanhar o desenvolvimento da proposta pedagógica, os indicadores de aprendizagem, compreendendo os princípios da administração pública, incorporando-os a sua prática pedagógica e valorizando sempre a coordenação participativa como forma de fortalecimento institucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (255.4 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com