TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC POSICIONAMENTO DINAMICO

Por:   •  25/11/2021  •  Monografia  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário:

  1. Introdução
  1. Apresentação do e-book
  2. O que é DP e DPO?
  3. Objetivos
  1. Sobre os esquemas de treinamento
  1. Requisitos para ingressar no esquema
  1. Esquema de treinamento Offshore
  1. Sobre o DP sea time day
  2. Documentação e aplicação online
  1. Graus do certificado de DPO
  1. Certificado com restrições: como tirá-las?
  1. Prazos
  2. Conversão de esquemas
  1. De offshore para shuttle tanker
  2. De shuttle tanker para offshore,
  1. Logbook

1.1 APRESENTAÇÃO

Esse E-book tem a finalidade de explicar o funcionamento do processo para aqueles que desejam obter a certificação de “Dynamic Positioning Operator” (DPO), esclarecer regras, requisitos e obrigações do treinamento, bem como fornecer informações referentes aos objetivos dos cursos.

1.2 O QUE É DYNAMIC POSITIONING?

O DP é um sistema inteligente que algumas embarcações possuem para controle automático de posição e aproamento por meio de sua propulsão. O sistema de posicionamento dinâmico utiliza equipamentos que permitem o cálculo da força necessária usada nos sistemas de propulsão da embarcação para a compensação das forças externas sofridas pela unidade marítima.

Esse sistema é controlado por um DPO, que é a pessoa certificada e devidamente treinada para operá-lo. O DPO tem uma grande importância no sistema de DP, não atoa é um dos 7 elementos que compõem o sistema DP. Essa importância é evidenciada em situações emergenciais, nas quais a intervenção humana é necessária para evitar possíveis acidentes/danos operacionais, demonstrando que, independentemente de quão avançado seja um sistema automatizado, sempre poderão acontecer imprevistos.

1.3 OBJETIVOS

O objetivo principal do desenvolvimento do sistema DP é aumentar a segurança das operações, minimizando os riscos de danos a vida humana e meio ambiente de operações. Em consequência a esse desenvolvimento e avanço da tecnologia tem-se o aumento também da complexibilidade de operação do sistema e, sendo assim, todas as empresas que operam e/ou possuem navios devem:

• Proporcionar práticas seguras nas operações do navio e um ambiente de trabalho seguro.

• Estabelecer precauções contra todos os riscos identificados.

• Melhorar continuamente as habilidades de gestão de segurança do pessoal em terra e a bordo dos navios, incluindo preparação para emergências relacionadas à segurança e proteção ambiental.

• Cumprir todas as regras e regulamentos obrigatórios.

• Certificar-se de que os códigos, diretrizes e padrões aplicáveis ​​recomendados pela IMO, sociedades de classificação e organizações marítimas são levadas em consideração.

Portanto, no que diz respeito ao treinamento de DP, o DPO deve estar com o treinamento necessário, incluindo cursos em terra, tanto para operações normais como situações de emergência

2. SOBRE OS ESQUEMAS DE TREINAMENTO

        Existem 3 esquemas certificados pelo “The Nautical Institute” (NI), Offshore Training Scheme, Shuttle Training Scheme e Dp Self-Elevating Platform (Jack-up) Training Scheme. Todos os 3 esquemas foram desenvolvidos em consonância com as recomendações da IMO e, para evitar a desatualização das habilidades durante o período de treinamento, todos os participantes do esquema devem concluir o processo dentro de 5 anos. Essa regra de cinco anos se aplica para aqueles que iniciaram o treinamento a partir do dia 1 de janeiro de 2015.

        Para aqueles que ingressaram no esquema antes de 2015 e desejam transferir o processo para o novo esquema (devido a diferença de como os dias são registrados para a finalização do treinamento), devem entregar o antigo logbook ao Centro de Treinamento credenciado pelo NI e adquirir o novo quando forem refazer o curso de DP Básico, informando o The Nautical Institute da mudança.

2.1 REQUISITOS MÍNIMOS DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSAR NO ESQUEMA DE TREINAMENTO*

O NI implementou os seguintes critérios para a entrada no esquema de treinamento de Operadores de DP:

Para a seção de convés a qualificação mínima é STCW II/1; II/2; II/3, já para a seção de máquinas III/1; III/2; III/3; III/6 e praticantes ou aqueles que estivem em processo de obtenção de STCW.

3. ESQUEMA DE TREINAMENTO OFFSHORE

O esquema de treinamento offshore é dividido em 5 fases (A; B; C; D; E):

A fase A é a realização do curso de DP Básico, que é o início do processo para se tornar um DPO. Nessa fase o aluno terá um embasamento teórico e uma familiarização com o sistema e, ao final do último dia do curso, é necessário a realização de uma prova teórica do Nautical Institute, cuja nota mínima de aprovação é 70% de acerto. Em caso de aprovação, o futuro DPO recebe um certificado de conclusão e um logbook, onde serão registrados cada etapa do treinamento.

A fase B do treinamento consiste em completar um período mínimo de 60 dias a bordo de uma embarcação DP classe 1, 2 ou 3 (DP sea time) e o cumprimento das tarefas que constam no logbook. É obrigatório completar essa fase para que possa prosseguir para a próxima fase.

Na fase C o Oficial deve retornar a um Centro de Treinamento certificado para poder cursar o DP Avançado, no qual envolverá algumas simulações de operações de DP, incluindo erros, falhas e emergências nos equipamentos e sistemas do DP, dando ao Oficial a oportunidade de aplicar as lições aprendidas nas fases anteriores. Da mesma forma que na fase A, no final do curso de DP Avançado é realizada uma prova teórica também com a nota mínima de 70%, além de uma avaliação prática.

A fase D do esquema é a continuação da fase C, novamente a bordo de uma embarcação DP classe 1, 2 ou 3 para o registro de 60 DP sea time, completando assim, no total, 120 de DP sea time. Por fim, a fase E é uma declaração de aptidão, assinada pelo Comandante.

Após a conclusão dessas 5 etapas deve-se realizar a aplicação das informações no site do Nautical Institute e solicitar o certificado de DPO para o Nautical Institute, enviando as devidas documentações.

3.1 SOBRE O DP SEA TIME DAY

É considerado um dia de “DP sea time” quando o Oficial está envolvido com o treinamento de DP ativo ou passivo, por um mínimo de pelo menos 2 horas no dia. Ao final do treinamento o candidato deve contabilizar um total de 120 dias de DP Sea time, sendo que um mínimo de 60 dias de DP Sea time deve ser registrado na fase B do esquema para que o candidato possa prosseguir pra fase C. Qualquer tempo além dos 60 dias, até um máximo de 30 dias (totalizando 90 dias) podem ser contabilizados. O candidato deve, também, registrar obrigatoriamente 30 dias na fase D. Além disso, no modo passivo, pode-se registrar, dos 120 dias totais, o máximo de 30 dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (539.5 Kb)   docx (420.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com