TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Rádio Transmissor de Áudio

Por:   •  21/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 6

TRANSMISSOR DEÁUDIO

Número de Matrícula:

Código da Turma:

Rio de Janeiro, 14 de agosto de2015


TRANSMISSOR DEÁUDIO

Transmissor de áudio FM VHF

Rio de Janeiro, 14 de agosto de2015


Dedico todo esse trabalho a Deus por estar sempre me guiando no caminho certo e ter me dado forças para essa caminhada, à minha família que sempre me apoiou e me compreendeu nos momentos difíceis, meus amigos por estar sempre comigo e aos professores que me acrescentaram mais conhecimento e sabedoria.



Sumário

Introdução        5

Desenvolvimento        6

Teste e AnálisedosDados        9

Conclusão        10

Referências Bibliográficas        11

PáginadeAssinaturas        12

TempoUtilizado        13

Anexo A        14

Cronograma doDesenvolvimento        14

Anexo B        15

Custos do DesenvolvimentodoProjeto        15

Anexo C        16

Relação dosMateriais Utilizados        16

Anexo D        18

EsquemaElétrico        18

Anexo E        19

FotosdoProjeto        19

Anexo F        23

Fotos do Projeto naFeiraExpoElectra        23

Anexo H        25

Página de Assinaturas VisitantesdoProjeto        25

Anexo I        28

RelatóriosdePráticas        28


Introdução

Receptores de rádio em FM são muito utilizados nos dias de hoje, inclusive, o rádio que é um meio de comunicação muito popular. Além disso, existe uma crescente difusão e popularização dos receptores de músicas, como: mp3 players, celulares, speaker system, entre outros que possibilitam aos seus usuários o acesso direto as estações rádioslocais.

Para muitos o rádio tornou-se obsoleto, porém engana-se quem porta essa opinião, pois o  rádio ainda é um meio de comunicação bastante utilizado na atualidade. Por exemplo para quem vai trabalhar todo dia de carro, a comunicação através das rádios locais é uma excelente opção para se manter informado de noticias sobre trânsito e outras mais. Além de notícias as rádios oferecem muitas coisas como músicas participações especiais e espaço para o ouvinte, ou seja, um meio de comunicação muito forte ainda em diasatuais.


Desenvolvimento

Funcionamento doprojeto

O transmissor de áudio foi projetado para receber um sinal digital vindo de algum equipamento externo e transformá-lo em sinal analógico para emissão via rádio através de um circuito multiplexador, e então ser recebido em algum rádio comum na frequência102,3MHz.

Explicação detalhada do funcionamento doprojeto

O rádio é uma tecnologia simples que possui larga aplicação nos dias atuais, pois é empregada em toda a comunicação sem fio. Tal comunicação é feita em faixas de frequência específicas com tipos de modulações que variam conforme o objetivo deuso.

Na transmissão de áudio via rádios FM (frequência modulada) o som o som é transmitido por ondas eletromagnéticas que variam entre 87,5MHz a 108MHz. A alta frequência da transmissão FM inibe possíveis interferências, garantindo qualidade sonora, assim como idealizou seu criador EdwinArmstrong.

O oscilador (conjunto bobina L1 e capacito variável CV) produz uma onda portadora, uma onda senoidal gerada por ciclos de carga e descarga do trimmer(capacitor variável) em conjunto com a bobina. Quanto maior a capacitância ajustada no trimmer, maior será o tempo de carga e descarga do mesmo. Desta maneira, a frequência da onda portadora será inversamente proporcional à capacitânciaregulada.

O formato da onda do áudio aumenta e diminui a tensão na base do transistor Q1 por uma pequena quantidade e modifica o ponto de polarização para o estágio. Isso tem o efeito de alterar um pouco o tempo do ciclo (o tempo que leva para um ciclo da  onda  senoidal portadora ocorrer) e a frequência resultante que o oscilador havia gerado é ligeiramente alterada por um montante igual à frequência da onda de áudio. O resultado é modulação de frequência da ondaportadora.

Após passar pelo transistor Q2, o sinal é amplificado (ganho de sinal característico do transistor) e vai para antena, onde serátransmitido.


Fatos ocorridos no decorrer doprojeto

  • Escolha dos integrantes do grupo: O grupo foi formado na primeira etapa do curso que foi na Unidade da  de , onde os primeiros 02(dois) períodos era matéria comum para os cursos de Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações. Como somente 04 (quatro) alunos da unidade  optaram pelo curso de Eletrônica foi realizada uma transferência para a unidade , onde o grupo permaneceu unido e ainda ocorreu a inserção de mais um aluno da atual unidade de

  • Tema escolhido: O tema foi escolhido em concordância de todos que resultou no próprio nome do projeto, no debate da escolha do tema optou-se por deixá-lo o mais  objetivo possível.
  • Escolha do projeto: A escolha do projeto foi feita em concordância com a opinião de todos integrantes do grupo, uma vez eu o primeiro projeto escolhido não deu certo por falta de componentes, que era um detector de metais. Na escolha do novo trabalho foram pesquisados diversos projetos e até mesmo foram cogitados dois projetos autorais, porém pela dificuldade do grupo reunir-se constantemente para a elaboração de tal projeto, e ainda registrar  o invento, foi de comum acordo a escolha do projeto transmissor de áudio FM, que apesar de  ser um projeto já existente, tem um nível de dificuldadeconsiderável.
  • Escolha do professor para auxiliar no projeto: Escolhemos o professor  para nos auxiliar na elaboração do projeto pelo alto nível de experiência que elespossuem.
  • Confecção: O grupo realizou a confecção de 01 (uma) placa piloto para teste e 01(uma) placa de exposição com acabamento mais aprimorado que foi dedicada a exibição na feira. O protótipo foi realizado como placa piloto para verificar a funcionamento do projeto e foram realizados diversos testes para verificação. Apesar do nível de dificuldade obtivemos êxito com a ajuda dos professores selecionados para auxiliar no projeto. As fabricações das placas decircuitoimpressoforamfeitasnacasadoaluno;aimpressãodolayoutdaplaca,

corte, marcação, perfuração, corrosão e verificação do funcionamento da trilha foi feita pelo aluno ; a verificação do funcionamento dos componentes, bem como a verificação da posição dos componentes para soldagem na placa foi realizada pelo aluno  ;  a  soldagem dos componentes na placa foi feita pelo aluno ; o acabamento e adaptação na caixa metálica foram feitos pelo aluno ; e a coordenação, pesquisa e interpretação do circuito pelo aluno

Apesar da divisão de tarefas atribuída ao grupo no decorrer das etapas, todos integrantes atuaram em colaboração para o melhor rendimento, fiscalização eaprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (395.1 Kb)   docx (93.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com