TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMACAO

Ensaios: TECNOLOGIA DA INFORMACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 4

1. CONCEITO SOBRE SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO

Segundo Padozeve (PLT), Sistema pode ser definido como um complexo de elementos de interação, ainda um conjunto de elementos independentes ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo. Classificam-se em abertos, quando há uma interação com o ambiente externo e fechados quando não interagem com o ambiente externo. Os elementos básicos da sua composição são: objetivos do sistema, ambiente do sistema ou processamento, recursos ou as entradas do sistema, componentes do sistema, saídas do sistema, administração ou controle e avaliação do sistema. O Sistema de Informação, por sua vez, é definido como um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros organizados numa sequencia logica para facilitar o no processamento das informações e seus usuários possam cumprir os objetivos principais. O Sistema de Informação é classificado em: Sistema de Informação de Apoio às Operações que objetiva auxiliar os departamentos e atividades a executarem suas funções operacionais como: na compra, na estocagem etc. e o Sistema de Apoio à Gestão cuida basicamente das informações necessárias para a gestão econômico-financeira da empresa. Os sistemas de apoio à gestão têm como base de apoio informacional as informações de processo e quantitativas e geradas pelos sistemas operacionais.

2. ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Como estrutura de sistema de informação contábil gerencial, são aplicados dois pressupostos básicos, que são eles:

A sua necessidade de informação, que deve ser tratada como qualquer outro produto que esteja disponível para consumo, sendo ela desejada e necessária, buscando ao máximo sua qualidade e sua importância auxiliando no gerenciamento do negocio, pois aqui os usuários “consumidores” jamais buscam entender os relatórios elaborados pelo contador com extrema com extrema necessidade em compreendê-los para uma melhor gestão de seus negócios. O contador gerencial deve manter-se atualizado nas informações baseadas no sistema de informações gerenciais contábeis. O sistema de informação contábil deve manter-se firmemente funcionando dentro de uma empresa para uma melhor administração da companhia, buscando tranquilidade no desenvolvimento adequado no sistema de informação.

E seu planejamento e controle que buscam atender plenamente os usuários, apresentando-lhes os relatórios de um sistema de informação gerencial, para isso, e necessário um conhecimento contábil de todos os usuários para que haja um planejamento e controle com qualidade as suas informações, deve-se manter atualizada para alcançar seus objetivos, devendo cumprir alguns aspectos, como:

I. Níveis empresariais: estratégico, tático e operacional;

II. Ciclo administrativo: planejamento, execução e controle;

III. Nível de estruturação da informação: estruturada, semiestruturada e não estruturada.

Para que o sistema de informação contábil funcione corretamente cumprindo uma organização estratégica preestabelecida pela entidade é necessário que se tenha conhecimento de que o mesmo foi criado para suprir as necessidades dos consumidores e não dos contadores. Caso o sistema não esteja funcionando conforme as expectativas, caberá ao próprio contador com seu conhecimento profundo na Ciência Contábil para fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial.

3. FUNDAMENTO DE UM SITEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL

Existem três pontos fundamentais para um sistema de informação: a operacionalidade, onde devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional; a integração onde todas as áreas necessárias para o gerenciamento estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil; e o custo de informação que está fundamentado dentro dos princípios básicos da contabilidade, deve-se analisar dentro da informação contábil a relação custo-benefício para a empresa, assim, entende-se que qualquer entidade micro ou macro empresa tenham condições de manter um sistema contábil de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com