TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Ensaios: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E OS PRINCÍPIOS

CONSTITUCIONAIS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

A proteção do meio ambiente é indispensável ao ser humano, uma vez que não existe qualidade de vida sem qualidade ambiental. Essa proteção se estende ao uso das tecnologias de forma correta, onde se distingui a informática verde, que procura buscar a proteção ambiental e consequentemente o alcance de uma qualidade de vida sadia e uma dignidade social.

Como todo outro meio, a tecnológico e principalmente a Tecnologia da Informação depara-se com questões pontuais como, por exemplo, para onde e como direcionar os equipamentos obsoletos que aumentam a cada ano? É uma grande preocupação, pois não somente as grandes empresas, mas também os prestadores de serviço estão envolvidos no processo.

Existem princípios constitucionais que tratam de ideias que protegem a dignidade humana como, por exemplo, o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana onde que a quebra desses princípios podem trazer graves consequências. Esse princípio se encarrega de garantir uma boa qualidade de vida, dignidade, mérito, respeito, consideração a pessoa humana, além de proibir qualquer tipo de agressão ao ambiente onde a pessoa vive ou viverá em suas próximas gerações.

Com a evolução das espécies e o avanço tecnológico, o meio ambiente passou a ser olhado como um bem precioso, devido os fortes danos que ele vem sofrendo, pois O Direito Ambiental é um direito de todos os seres humanos, todos necessitam para viver de um meio ecologicamente equilibrado. Assim a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225 prevê alguns princípios balizadores como o da Precaução e o da Prevenção. Sendo que a precaução busca-se proteger a sadia qualidade de vida das gerações humanas e a continuidade da natureza do planeta. E a prevenção é a base da orientação de qualquer política moderna do ambiente. Não seriam as das sanções para o “após” e sim para inibir o que possa causar impacto, seria tentar impedir que algo cause algum dano, antes de ser realizado.

Uma forma de repararem esses danos está sendo o chamado T.I verde que é uma iniciativa de grandes empresas com o intuito de proverem um ambiente, mas saudável e com uma boa qualidade de vida a população humana. No Brasil destaca-se a certificação ISO 14001, que é antiga à onda “Ti Verde”, mas aplicável também às empresas de tecnologia. Tal norma detalha os principais requisitos para as empresas identificarem, controlarem e monitorarem seus aspectos ambientais, através de um Sistema de Gestão Ambiental.

Os princípios da constituição devem ser aplicados cada vez, mas, devido o auto nível de crescimento de novas tecnologias, assim gerando muito mais lixo eletrônicos, poluindo o nosso meio ambiente de forma descontrolada, então deve haver essas normas para o controle do nível de poluição, para podermos ter uma boa qualidade de vida no futuro e também continuarmos com novas tecnologias, sem prejudicar a vida humana. Se não houver punições e politicas de precauções e prevenções a vida uma pode ser ameaçada, pode chegar a um certo ponto de descontrole total, podendo ser tarde pra começar a tomar alguma decisão, então essas medidas devem ser adotadas desde já e também devem ser mas rigorosas e fiscalizadas por parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com