TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Tecnologia Pode Gerar Benefícios Ao Meio Ambiente E Contribuir Para Uma Sociedade Ambientalmente Mais Justa E Economicamente Viável!

Artigo: Como A Tecnologia Pode Gerar Benefícios Ao Meio Ambiente E Contribuir Para Uma Sociedade Ambientalmente Mais Justa E Economicamente Viável!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  4.390 Palavras (18 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 18

Como a tecnologia pode gerar benefícios ao meio ambiente e contribuir para uma sociedade ambientalmente mais justa e economicamente viável!

Resumo

No mundo contemporâneo, é inegável a necessidade do uso da inovação tecnológica como meio gerador de mudanças. Contudo, em meio a esse desenvolvimento há um impacto fortíssimo visto através da degradação do meio ambiente. Portanto, faz-se necessário pensarem uma inovação tecnológica que promova o respeito a um meio ambiente saudável.

INTRODUÇÃO

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

A Sustentabilidade Ambiental (quando utilizada de forma inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade) é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.

Um dos exemplos de ações de sustentabilidade e que recai sobre o campo das energias renováveis, é a procura de um substituto ecologicamente aceitável ao petróleo, que além de altamente poluente, tende a esgotar-se ainda mais rápido por conta do aumento do consumo ao longo dos séculos XX e XXI. No Brasil, cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas na busca de uma alternativa através do chamado biocombustível. Outra boa alternativa de sustentabilidade ambiental é a agricultura orgânica, termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou organismos geneticamente modificados, que agridem a natureza e são prejudiciais à saúde. A agricultura orgânica ganha caráter sustentável, pois persegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, a formação de unidades agrícolas lucrativas e a criação de comunidades agrícolas prósperas.

Outros exemplos importantes de Ações Sustentáveis exploração dos recursos vegetais de florestas e matas, garantindo o replantio; preservação de áreas verdes não destinadas à exploração econômica; uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica); reciclagem dos resíduos sólidos e exploração do gás liberado em aterros sanitários como fonte de energia; e consumo controlado da água, visando evitar o desperdício, além da assunção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos; entre outras.

PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL CRESCEM NO BRASIL

Conceitualmente, a sustentabilidade ambiental consiste na perfeita harmonia entre desenvolvimento econômico e preservação do ecossistema. Entre as principais iniciativas para se atingir este objetivo, está a prática de medidas que promovam a economia sem deixar de lado as condições ideais para que as atividades humanas tenham seu espaço conservado e plena capacidade de realização.

Os pontos elementares da sustentabilidade ambiental visam a sobrevivência no planeta, nos planos presente e futuro. A utilização de fontes energéticas renováveis, em detrimento das não renováveis, é o meio mais eficaz para colaborar com esta finalidade de preservação natural e humana.

No Brasil, a adoção do biocombustível, ainda que não possua ainda a autonomia necessária para substituir o petróleo, pode ser tida como um importante avanço no caminho para reduzir o uso das fontes petrolíferas, que correm evidente risco de extinção. Este princípio se estende a outras fontes renováveis, sem que se extrapole o que cada qual pode render com a exploração.

De maneira geral, também se pode fundamentar a sustentabilidade ambiental como um meio de amenizar, a curto e longos prazos, os danos já provocados no passado. Afinal, vale frisar que a sustentabilidade ambiental está diretamente relacionada a outros diversos setores do campo humano, como a atividade industrial.

A aplicação deste conceito pode se dar em diversos níveis, como o uso de fontes da chamada “energia limpa”. Grandes corporações vêm desenvolvendo projetos de sustentabilidade para aproveitar o gás liberado em aterros sanitários para direcionar esta energia a populações vizinhas a esses locais.

Um modelo que está sendo aplicado em empresas brasileiras do ramo cosmético é a promoção da extração de bens naturais 100% renováveis para fabricar seus produtos. O replantio de áreas degradadas e a elaboração de projetos que privilegiem áreas áridas, cujo tratamento neste sentido se faz urgente, são outros exemplos que já têm sido notados na busca pela sustentabilidade ambiental no país.

Sustentabilidade ambiental é uma característica que assume toda pessoa ou instituição que se importa com a continuidade da vida no planeta!

MEIO AMBIENTE – PRESERVAÇÃO UNIDA A SUSTENTABILIDADE

O meio ambiente sofre com os atos da humanidade há muito tempo. Os recursos hídricos têm sido muito usados como área de despejo para os restos de nossas produções, como lixo e dejetos industriais. Além dos rios, lagos e outros recursos, o clima é outra vítima do descaso humano, devido à grande quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera diariamente. Outro fator que prejudica muito a natureza é a devastação das florestas naturais do planeta, o que altera profundamente o ecossistema.

Por conta de todos esses excessos que a humanidade tem praticado, a sustentabilidade ambiental passou a ser o objetivo de várias estruturas sociais preocupadas com o andamento dos acontecimentos e com as futuras gerações. Algumas empresas já adotam alternativas para conter o abuso ao meio ambiente, como reciclagem de produtos e matérias-primas, melhor despejo de lixos, uso de produtos menos agressivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com