TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

                        POLO DE SÃO BERNARDO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

        

NOME DO ACADÊMICO: ELAINE BRANTES SILVA RA0127508143

 LUCI SOUZA RA0151541141

MICHELLE SANTOS RA09929032918

VIVIANE OLIVEIRA RA01765130722

                DESAFIO PROFISSIONAL

TUTOR (A): EVELLYN GONÇALVES FERREIRA

SÃO BERNARDO DO CAMPO/ESTADO SP

2016

Sumário

Introdução...................................................................................................................2

Passo2...........................................................................................................................3

Passo3...........................................................................................................................4

Passo4...........................................................................................................................5

Conclusão.....................................................................................................................6

Referencias...................................................................................................................7


Introdução

Carlos é diretor de Recursos Humanos no Frigorífico Brasfrig e precisa, junto com os demais colaboradores de sua equipe, para desenvolver um relatório destinado ao setor jurídico da empresa, orientando na busca de soluções para caso de funcionário com problemas nas rotinas trabalhistas e casos de exposição à insalubridade em grau máximo, como Marcos.

O colaborador Marcos, relata seu problema com folha de pagamento, pois seu salario está oscilando dentro dos últimos meses, ainda mais por trabalhar no período noturno. Reclama também das condições precárias de trabalho no frigorífico, onde manuseia agentes biológicos entre eles carnes, vísceras, sangue, ossos, couros, pelos e dejeções de animais que, por vezes, são portadores de doenças infectocontagiosas, e o mesmo não tem proteção para essa eventualidade. E, a falta de capacitação de atuar em máquinas próprias, fato que levou Marcos e outros funcionários sofrer acidentes.

Segundo o Artigo 157 (cap. V; seção I da Segurança do Trabalho e da Medicina do trabalho) cabe as empresas: cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho e instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais. Pois, é importante a segurança de cada colaborador e a empresa cumprir com seu dever.

Assim, como a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), conforme o cap.V, da seção IV Art. 166: A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes e danos à saúde dos empregados.

Essas e outras leis, precisam ser aplicadas no dia a dia da empresa, para que todos os setores responsáveis caminhem juntos, sendo em parceria com a CIPA e o SESMT, além do setor jurídico e o departamento de RH.

Deve-se haver investimento cada vez mais em melhorias para a empresa e os profissionais, para que possam trabalhar com alta qualidade e buscar melhoria no processo trabalhista, que proporcione satisfação, produtividade e responsabilidade social, obtendo valores de determinação, disciplina, integridade e respeito pelo que faz.

Passo2

Para chegar a esses objetivos temos que sanar os problemas de cálculo de folha de pagamento e de segurança no local de trabalho, pedimos para instalasse um sistema software especifico para folha de pagamento controle de ponto e de benefícios muito usado nas grandes empresas.

O módulo de Folha de Pagamento aperfeiçoa a gestão e o controle dos processos dos gestores da área. Uma ferramenta flexível que permite, através da Ficha Financeira, a análise do fechamento do ponto, demonstrando todos os proventos e descontos a serem integrados na folha de pagamento. Interligado ao controle de Benefícios, auxilia o acompanhamento da quantidade de refeição a ser descontada na folha de pagamento do colaborador.


Software De Folha De Pagamento realiza o reajuste de salários nos planos de cargos, leis de dissídio ou espontâneos. Possui, ainda, a vasta de gama de relatórios, com destaque para os cadastros da empresa, funcionário, ficha financeira, folha sintética ou analítica, recibos de pagamentos em vários modelos, Novo modelo do TRCT - Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, HomologNet, GRPS, SEFIP, relatórios de empregados, guia de recolhimento, mapa de troco ou relação bancária, folha analítica e sintética, etiqueta ou cartão de ponto, quadro de horários, DIRF, RAIS e informe de rendimentos; todos com possibilidades de impressão parcial ou geral.

[pic 2]

Em relação aos funcionários, realizar treinamentos de capacitação sobre o uso correto de máquinas, e que aborde os riscos a que estão expostos e as medidas de proteção existentes e necessárias, e tendo em todas as máquinas o manual de instrução.

A empresa se compromete buscar a eliminação de possíveis condições de insalubridade com a assistência da CIPA e SESMT, procurando detectar as condições de insalubre fazendo que os funcionários tomem as devidas providencias:

  • Usar o EPI (equipamento de proteção individual) necessários ao desenvolvimento do trabalho
  • EPC (equipamento de proteção coletiva)
  • Promover anualmente em conjunto com a SESMT, a semana de prevenção interna de prevenções de acidente do trabalho – SIPAT
  • Divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde do trabalho
  • Propor medidas para evitar a ocorrência de acidentes e doenças no ambiente do trabalho
  • Promover em conjunto com a SESMT, da análise das causas das doenças e acidentes do trabalho e propor medidas de solução.

O empregador tem que proporcionar um treinamento adequado e fiscalizando sempre a utilização do EPI e EPC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (362.3 Kb)   docx (208.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com