TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA OU METODOLOGIA?

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro De Educação A Distância

Polo Dourados MS

Curso: Matemática

Disciplinas norteadoras: Didática, Língua Brasileira de Sinais, Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

  Fernanda Monteiro Ozório Menchik

 7796828799

Tecnologia ou metodologia?

Lais Helena Nantes Barbosa

Dourados/MS

23/11/2017

Sumário

Introdução ----------------------------------------------------------------------3

Tecnologia x Metodologia----------------------------------------------------4

O caminho para a construção do conhecimento----------------------------5

Aprendizagem significativa --------------------------------------------------6

Resenha Critica-----------------------------------------------------------------7

Referências Bibliográficas ----------------------------------------------------9

INTRODUÇÃO

    Neste desafio vamos falar sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos, em face de metodologia e tecnologias, com a realização de analise critica sobre o artigo “Tecnologia ou metodologia? – o grande desafio do século XXI – Giane Peres Pirozzi/SESI/CEUNSP”.

    Estudando o texto, percebemos a necessidade de aperfeiçoar a maneira como o professor ensina seus alunos dentro da sala de aula, sendo assim, a necessidade de inclusão das tecnologias. Fazendo a educação mais proveitosa

   Vamos nesse desafio tratar sobre a diferença entre tecnologia e informática. Se trabalhados de modo correto, os recursos tecnológicos podem contribuir para o sucesso de ensino e aprendizagem.

    Desde o inicio fazemos uso dos recursos tecnológicos disponíveis, para facilitar o nosso dia a dia. Esses recursos vão evoluindo com o passar do tempo, exigindo uma maior habilidade por parte de quem vai usa-los.

    Hoje a tecnologia se tornou flexível e abrange varias áreas da vida humana, desde quando o bebe está na barriga da mãe. Essas ferramentas contribuem para os educadores em questão desenvolverem sua produtividade.

TECNOLOGIA X INFORMÁTICA

    A confusão entre tecnologia e internet é habitual, visto que a internet é a tecnologia mais conhecida e usada no mundo.

    Para esclarecer a internet nada mais é do que uma ferramenta disponível da tecnologia, entre muitas existentes.

   Na educação podemos usar recursos de videio, retroprojetores entre outros, além das salas de informáticas equipadas com computadores, que se usadas corretamente trazem ótimos resultados.

O CAMINHO PARA A CONSTRUNÇÃO DO CONHECIMENTO

   Os professores que ainda não se acostumaram a usar as tecnologias sentem mais dificuldade em chamar e atrair a atenção dos alunos para suas aulas, tornando elas monótonas e improdutivas.

   No caminho para o conhecimento temos diversas fases entre elas: os dados, as informações, conhecimento, inteligência e sabedoria. Dentre as citadas, as 3 primeiras são os pilares para se ter uma boa educação. Já a inteligência e a sabedoria, são essenciais para uma formação extracurricular, formando assim, cidadãos prontos para solucionar qualquer problema ou dificuldade.

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

   Sabe-se que planejar é algo significativo na atuação do professor. É necessário conhecer seus alunos para poder criar metas e assim realiza-las, evitando as dificuldades de aprendizagem.

   O professor que atua na área moderna tem de se adaptar as ferramentas digitais. Sobrevivendo a uma diferença exorbitante de conhecimento virtual. Precisam sempre aprender a usar as novas tecnologias, já que elas são aliadas em sala de aula, fazendo assim, uma aula eficaz e proveitosa além de agradável.

   Preparar atividades fora da sala de aula também é uma ótima opção. Usando recursos tecnológicos em sala de aula, faz com que seus alunos criem um vinculo com o professor.

RESENHA CRITICA SOBRE O ARTIGO

     O artigo “Tecnologia ou metodologia? O grande desafio para o Século XXI” (Revista Pitágoras, SESI/CEUNESP, FINAN - Nova Andradina/MS, dez/mar 2013) de Giani Perez Pirozzi, é composto pelo grande desafio encontrado pelos profissionais da educação no século XXI, visto que a inclusão de novas tecnologias é essencial. O artigo se desenvolve em volta da tecnologia e da metodologia usadas em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (268.9 Kb)   docx (240.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com