TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA METODOLOGIA

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

TEMA DESAFIO PROFISSIONAL

A utilização das tecnologias da informação e comunicação voltadas para as praticas educacionais nas instituições de ensino.

Passo 1

A mediação do professor é um elemento chave, na construção do conhecimento por parte do educando.

Na escola antiga tínhamos como base o modo tradicional de ensinar. O quadro negro, o giz, cartazes. Essas eram algumas das ferramentas tecnológicas utilizadas. Temos como base no texto a forma de lecionar de uma professora antes e depois dos novos recursos tecnológicos.

Como base tudo é tecnologia. Tudo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho  e em sua vida faz parte da tecnologia.de acordo com  Freitas apud Perini tecnologia é técnica evoluída fruto de ideias surgidas no passado e que ao longo dos anos foram aprimoradas.

Nosso objetivo é questionar de que forma a tecnologia pode estar presente no âmbito educacional auxiliando no trabalho pedagógico.

A professora do colégio x, do nosso texto base, após receber novos recursos tecnológicos, continuou com a mesma forma de lecionar. De nada adianta novas tecnologias, novos recursos, se a metodologia de ensino é a mesma.

O mundo está em constante evolução. Vivemos em um mundo completamente diferente do que conhecíamos em outro tempo. Os alunos de hoje são verdadeiros nativos digitais, sabem usar as tecnologias com muita facilidade. Já os professores, considerados imigrantes digitais devem se esforçar para acompanhar a evolução das novas TIC`S. Os professores precisam investir na didática adequada, utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis, nos processos envolvidos na educação.

O professor deve ter uma postura reflexiva. Isto implica em preparar uma aula, ministra-la e depois ao chegar em casa refletir sobre seu feito, repensar sobre sua forma de ministrar conteúdo, rever suas estratégias de ensino, reorganizar sua pratica e replanejala para uma nova aula ou melhor uma nova ação. Ele deve fazer com que sua aula seja interessante para seu novo publico, os “nativos digitais”. Nos dias atuais os alunos não são mais passivos, eles querem construir com os professores, tem iniciativas, e com o advento da internet facilitou o modo de conhecer não linear. Assim sendo, cabe ao professor, buscar sempre inovar e utilizar as novas tecnologias mantendo assim sua aula atualizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com