TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA DE ENSINO SISTEMA METÓDICO OCUPACIONAL APORTADO POR RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM CURSOS LIGADOS À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Dissertações: METODOLOGIA DE ENSINO SISTEMA METÓDICO OCUPACIONAL APORTADO POR RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM CURSOS LIGADOS À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  5.091 Palavras (21 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 21

METODOLOGIA DE ENSINO SISTEMA METÓDICO OCUPACIONAL APORTADO POR RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM CURSOS LIGADOS À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Fabiano Stingelin Cardoso

RESUMO: O objetivo do presente artigo é identificar um ponto de vista mais realístico do mercado de trabalho ao aluno egresso em cursos ligados a área da ciência da computação, usando recursos tecnológicos para solucionar deficiências de aprendizagem. O presente artigo trará uma abordagem sobre novos conhecimentos, tais como: o profissional gestor da tecnologia da informação, o professor mediador, o aporte da tecnologia da informação para cursos de tecnologia, a Metodologia SMO – Series Metódicas Ocupacionais, que vem sendo implantada em algumas instituições educacionais de ensino em ampla escala de escolaridades. Ademais, relacionará tais abordagens com o ambiente educacional, apontando as vantagens de sua aplicação. Para a elaboração do presente artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, em fontes de informações confiáveis. O tema escolhido já vem a tempos sendo abordado em países europeus, a exemplo da Alemanha que tem conquistado as melhores classificações no evento mundialmente conhecido como WorldSkills Competition, a olimpíada mundial de conhecimento, a qual o Brasil participa desde 1983.

PALAVRAS - CHAVE: Gestor da Tecnologia da Informação, Mediador, Aporte da Tecnologia da Informação, Metodologia SMO – Series Metódicas Ocupacionais, Inter-relações.

1 INTRODUÇÃO

Observa-se na prática pedagógica de ensino que os alunos, muitas vezes, cursam uma disciplina com a ideia de que será apenas mais uma cadeira de seu respectivo curso, sem ter consciência da importância da praticidade do conhecimento explicitado em seu futuro contexto profissional e humano.

Por outro lado, do ponto de vista empresarial, verifica-se que existe uma grande necessidade de profissionais mais qualificados, com a capacidade de iniciativa para propor soluções de problemas, bem como tenham um pensamento crítico acerca dos métodos e práticas de trabalho na mesma velocidade com que as informações são atualizadas e inovadas.

Ademais, observam-se instituições de ensino, na sua grande maioria, com pouca ou nenhuma infraestrutura de Tecnologia da Informação, ou então com equipamentos sucatados, sem um plano estratégico de melhoria continuada em seus mecanismos de infraestrutura e sistemas. E o problema não para por aí, ainda se nota a inexistência de uma Governança em TI que possua sua Gestão alinhada aos objetivos estratégicos de liderança.

Em 10 de novembro de 1937, com a nova Constituição, outorgada pelo então presidente Getúlio Vargas, que no seu artigo 129 preconizava:

“À infância e à juventude”, o que faltarem os recursos necessários à educação em Instituições particulares, é dever da Nação, dos Estados e dos Municípios assegurar, pela fundação de Instituições Públicas de Ensino, em todos os graus, a possibilidade de receber uma educação adequada às suas facilidades, aptidões e tendências vocacionais.

O ensino pré-vocacional e profissional destinado às classes menos favorecidas é, em matéria de educação, o primeiro dever do Estado. Cumpre-lhe dar execução, fundando institutos de ensino profissional e subsidiando os de iniciativa dos Estados, dos Municípios e dos indivíduos ou associações particulares e profissionais.

É dever das indústrias e dos sindicatos econômicos criar, na esfera de sua especialidade, escolas de aprendizes destinadas aos filhos de seus operários ou de seus associados. “A Lei regulará o cumprimento desse dever e os poderes que caberão ao Estado sobre essas escolas, bem como os auxílios, facilidades e subsídios a lhes serem concedidos pelo poder público.”

Corroborando as tendências citadas, Thurow apud Eboli (1999, p.7) afirma que:

[...] a educação e qualificação da força de trabalho será a principal vantagem competitiva do século XXI. Motivo: está surgindo um conjunto totalmente novo de tecnologias que exigirá que o trabalhador médio, seja no setor administrativo ou no de produção, adquira qualificações que não eram obrigatórias no passado. Essas qualificações vão além das responsabilidades limitadas de determinado cargo e alcançam um conjunto amplo de habilidades necessárias para que o trabalhador se adapte às novas tecnologias e mudanças no mercado de trabalho.

Com o advento de inúmeras novas tecnologias de comunicações, sistemas e equipamentos no mercado de trabalho, faz-se necessário integralizar as mesmas rotinas no cotidiano da vida escolar dos discentes.

De acordo com Rezende (2003), pode-se conceituar a Tecnologia da Informação como recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação.

Ela permite um trabalho com mais inteligência e eficiência. Segundo Turban (2003), a TI é uma facilitadora das atividades e processos organizacionais. Tais atividades e processos podem estar em quaisquer partes da empresa, seja finanças, marketing, produção.

Desta forma e sem perder o foco na Metodologia de Ensino Sistema Metódico Ocupacional (SMO), procura-se levar ao aluno a união do “útil e o agradável” na junção destas ferramentas poderosas de suporte ao ensino. Assim, quando o aluno tiver terminado o período estudantil será capaz de ingressar sem dificuldades técnicas e tecnológicas no mercado de trabalho.

Nesse sentido, confira-se o que pensa sobre o assunto MARCHESSOU :

(...) excesso nas mídias, onde as performances tecnológicas e o consumo de informação submergem, “anestesiam” a capacidade de análise dessa informação e de reflexão tanto individual quanto social. Saturação e superabundância ameaçam o navegador da Internet que, como certas pesquisas mostram, não tira partido das riquezas de informação pertinente, não estando formado para ir diretamente ao essencial. (Marchessou, 1997:15).

Nessa seara, o presente artigo irá buscar a resposta a seguinte indagação:

a) Como o método de ensino Sistema Metódico Ocupacional (SMO), aplicado através de recursos da Tecnologia da Informação, pode ser eficaz em solucionar possíveis deficiências de aprendizagem, de maneira a atender as necessidades empresariais?

Portanto, a grande contribuição do artigo, para a comunidade acadêmica, é demonstrar a utilidade e a praticidade da metodologia SMO no âmbito da aprendizagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com