TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE I

Casos: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

Questionário

1. O que é teoria?

Teoria é um termo que provém do grego theoria que no contexto histórico significava observar ou examinar. Já popularmente, a palavra teoria é utilizada para designar algum acontecimento, também se utiliza para designar algo de difícil concretização na prática.

Ex: “Suas ideias para melhorar a situação do país são pura teoria.

2. Cite as principais escolas da administração?

São as seguintes:

I Escola clássica:

• Taylor e o movimento da administração científica;

• Henry Ford e a linha de montagem;

• Fayol e o processo de administração;

• Weber e o tipo ideal de burocracia.

II Escola comportamental

1. Abrange as teorias sobre o comportamento das pessoas como indivíduos, abordando temas relacionados com suas características pessoais, com habilidade e interesses

2. Abrange as teorias sobre o comportamento coletivo nas organizações, cobrindo temas como clima e cultura organizacional e grupos informais.

3. A Experiência de Hawthorne

4. Escola das Relações Humana

III Pensamento sistêmico

1. Teoria Geral dos Sistemas

2. Conceitos fundamentais do enfoque sistêmico

3. Estrutura dos Sistemas

4. Feedback

3. Explique como surgiram as idéias precursoras da administração?

Essas ideias surgiram de práticas do passado de países, dos exércitos e das organizações religiosas, e há muito tempo vem criando soluções para as organizações conseguirem administrar os seus recursos e as suas realizações.

4. Quais as contribuições que Grécia, Roma e Igreja Católica, Organizações militares e Maquiavel tiveram para a administração?

Grécia – eles desenvolveram as principais estruturas decisórias que encontramos em todas as organizações, seja a democracia, seja a ditadura, seja a oligarquia (governo de um determinado grupo). Incentivaram os valores básicos da vida em sociedade, principalmente a questão da ética, que, bem ou mal, é vivida diariamente nas organizações empresariais e por último a qualidade, que para eles era o ideal para se atingir a excelência, nos dias de hoje as organizações empresariais que melhor desempenham suas atividades são as que permanecem no mercado.

Roma- A herança que Roma nos deixou, é um modelo de administração, que muitas empresas multinacionais adotaram como exemplo, e adaptaram aos dias de hoje. O emprego de Administradores centrais, executivos, senadores, magistrados, exércitos profissionais, planejamento e controle de finanças, propriedade privada, e a rede de estradas para a comunicação entre as cidades, são palavras e exemplos claros de administração que cerceiam nosso dia a dia. È incrível, mas temos que admitir que uma civilização antiga possuía um sistema administrativo, que perdurará por muitos séculos, até que apareça outro que o substitua.

Igreja Católica - Ela contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização, por ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Conclui-se que esta estrutura eclesiástica serviu de modelo para várias outras instituições que por sua vez aplicaram diversas normas, princípios administrativos utilizados na Igreja.

Organizações Militares- Organização Militar contribuiu enormemente no desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. A organização linear, por exemplo, tem suas origens nos militares da Antiguidade e da Idade Média. O princípio da unidade de comando, fundamental para função de direção, é o núcleo central de todas as organizações militares. A escala hierarquia, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações. Foi o grande inspirador de muitos teóricos da Administração que posteriormente se basearam na organização e estratégias militares para adaptá-las à organização de estratégias empresariais. Para Clausewitz, toda organização requer um cuidadoso planejamento e rigorosa disciplina, sendo que as decisões devem ser científicas, baseadas na probabilidade e não na necessidade lógica e na intuição. O administrador deve aceitar a incerteza de maneira a aceitar e minimizar essa incerteza.

Maquiavel- Contribuiu com a sua influência positiva para o administrador, pois destaca qualidades essenciais ao líder, como competitividade e astúcia. Atributos, como saber lidar e agir na hora certa, sabendo aproveitar as oportunidades e detectar perigos e armadilhas buscando sempre o resultado desejado. A liderança é necessaria em todos os tipos de organização.

5. Explique qual a importância de Taylor, Ford, Fayol e Max Weber para a administração?

Taylor- Tem sua importância por ter sido um dos precursores da importância do papel da ciência na Administração.Isto é, métodos racionais devem ser usados para garantir a eficiência do trabalho nas fábricas.

Ford – Ele aprimorou as idéias de Taylor e desenvolveu a linha de montagem.

Fayol – Sua importância se deu devido ao desenvolvimento da ideia do processo administrativo e as funções.

Max Weber – Sua importância se deu com os seus estudos sobre burocracia, pois ele achava que a burocracia resolvia todos os problemas.

6. Cite os princípios da administração Cientifica e clássica?

Cientifica:

• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

• Princípio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com