TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRACAO

Artigo: TEORIAS DA ADMINISTRACAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  10.418 Palavras (42 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 42

TEORIAS DA ADMINISTRACAO

SETEMBRO/2012

POLO CUIABA / MT

INTRODUÇÃO

Ao se tratar da Teoria Geral da Administração, abordam-se as Teorias Administrativa que são em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia-a-dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objetivo precípuo de máxima eficácia, gerando produtividade e lucro.

As Teorias Administrativa tiveram sua importância reconhecida a partir do século XX, quando, após o advento e consequências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.

Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produ-ção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessi-dades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.

A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais pro-fundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.

Portanto, ao se tomar conhecimento da necessidade que atualmente se faz do estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da relevância dada relevância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no contexto social, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado, Sem os critérios adotados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar.

As funções básicas são essenciais para o administrador, como condição imprescindível para entender e atuar no mundo do trabalho do século XXI, que passa por mudanças em alta velocidade.

ADMINISTRAÇÃO

O Antecedente Histórico da Administração Trata-se de uma história recente, com de-senvolvimento lento e que teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por muitas correntes, a saber: Influência dos Filósofos Esta data desde os tempos da antiguidade e teve suas primeiras ‘definições’ a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna, Influência da Igreja Católica Durante muitos séculos as normas ad-ministrativas e a organização pública ficou a cargo da Igreja Católica, e não dos Estados.

No século XVIII, as tendências que o Mercantilismo havia iniciado, foram impulsiona-das pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção. Fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.

A Revolução Industrial criou o contexto perfeito para aplicação das primeiras teorias administrativa sendo este respaldado nos avanços tecnológicos e nos processos de pro-dução alcançados até então, portanto surgiram da necessidade de administrar adequa-damente as organizações e substituir o modo artesanal de produzir por um industrial de produção.

Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos ciêntíficos porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas. O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases ciêntíficas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.

A TGA surgiu no inicio do século passado. Cada uma de suas fases realça e enfatiza um aspecto importante da administração Taylor registrou cerca de 50 patentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho. Trabalhando junto aos operários, no nível de execução, Taylor realizou um paciente trabalho da análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Chegou à conclusão de que o operário médio pro-duzia potencialmente muito menos do que era capaz, com o equipamento disponível. Daí, a ideia mecanicista de fazer com que o trabalhador se ajustasse à máquina.

Pode-se concluir que cada Teoria apresentada, teve a sua contribuição de alguma forma, trouxeram resposta aos problemas enfrentados na época em que foram criadas, embora nenhuma delas aborde todas as seis variáveis básicas do processo organizacional: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade.

De certa forma todas essas teorias são aplicáveis às situações de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição várias alternativas para cada situação.

A tarefa administrativa está se tornando cada vez mais incerta e desafiadora, pois está sujeita a mudanças e transformações carregadas de ambiguidades e incertezas. A admi-nistração faz acontecer. No fundo, ela não é apenas desempenho, planejamento, organi-zação direcionamento e monitoração de esforços, mas, sobretudo, obtenção de resulta-dos. Sem ela as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam seu rumo. Admi-nistração e organização andam de mão dada; uma não existe sem a outra.

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, ou uma forma peculiar de estudá-la, e a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. Para facilitar o estudo, as teorias são agrupadas em Escolas e essas, co-mo definido por Maximiano (2006), são a mesma linha de pensamento ou conjunto de autores que utilizam o mesmo enfoque. Por meio de uma breve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com