TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

Projeto de pesquisa: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A Administração Cientifica teve inicio no começo do século XX por Frederick Winslow Taylor, que provocou uma grande revolução industrial na sua época, sua teoria era baseada em acabar com os desperdícios, e aumentar a produtividade sem custo para as indústrias que na ocasião estavam sofrendo com a evolução da industrialização.

Teoria da administração

A administração começou no século XX e foi iniciada por Frederick W. Taylor, ele era considerado o fundador da moderna TGA. Taylor iniciou os estudos do tempo em 1881 quando observou os funcionários para buscar uma melhor maneira de realizar as atividades em um curto tempo com isso ele conseguiria mais produção e menos gastos para a empresa.

Assim começou os estudos após ele trabalhar como operário em uma indústria em 1875 e depois de algum tempo trabalhando como operário ele conseguiu alcançar o cargo de engenheiro-chefe, pois ele tinha uma visão dentro da empresa como se ele fosse o dono dela. Na época ele tinha alguns seguidores e ocorreu uma revolução industrial porque sua maior preocupação era acabar com os desperdícios e perdas e aumentar a produtividade com algumas técnicas de engenharia, na época o funcionário tinha seus próprios métodos de executar as tarefas isso dificultava a supervisão e ate a padronização das ferramentas de trabalho, Taylor conseguiu barrar o direito do trabalhador de executar o trabalho da sua maneira e foi bem sucedido, pois com seu método, o funcionário tornou-se mais eficiente.

Taylor buscou sempre a produção maior, ele se preocupava em ter um modelo de administração relacionada em um controle de atividade humana. Taylor queria na administração cientifica pegar o operário que fazia o trabalho individual de sua forma e através da ciência parar com a improvisação e ter um planejamento de métodos, ele iria procurar um trabalhador adequado para exercer a função e iria treina-lo para produzir mais e ter um serviço melhor e também mudaria as maquinas da empresa ajustando elas de acordo com o funcionário escolhido para exercer aquela função, pois ele vai trabalhar com mais qualidade com as ferramentas e materiais.

Os objetivos desses métodos era que o trabalho fosse feito com responsabilidade e disciplina, pelo controle do trabalho ele queria saber o que estava sendo feito e dizia que o gerente tinha que estar presente na produção para saber o que estava sendo feito e quando alguma coisa não estivesse na normalidade teria que corrigir para dar continuidade na produção com qualidade e padronização dos serviços.

Taylor não estava sozinho, outro pessoas contribuíram com ele como Frank e Lian Gilbreth, Henry Gantt, Hamington Emerson e Morris Cooke

Frank e Lilian Gilbreth

Frank e Lilian Gilbreth foram um dos casais que ajudaram Taylor em sua teoria sobre Tempo e Movimento.

Eles notaram que os funcionários estavam perdendo muito tempo com movimentos desnecessários, como ter que se locomover para pegar alguma ferramenta que poderia estar mais próximas (Os Movimentos Elementares/Therbligs), e muitas horas de trabalho sem pausas afetavam seus rendimentos (Estudo da Fadiga Humana).

Foi então que surgiu a ideia para acabar com aquilo que eles julgavam ser

desnecessário. Eles criaram uma lista com uma sequencia de tarefas que os funcionários deveriam fazer, com tempo certo para não haver desperdícios de produtividades (A Formula de Eficiência).

Henry Gantt

Gantt era preocupado com o bem estar dos trabalhadores, ele procurou obter a compreensão de entre operários e seus patrões deixando de lado o autoritarismo.

Com base em seus estudos Gantt, observou que havia problemas com mudanças e as normas na forma de trabalho em grupo, isso fazia com que prejudicasse a produtividade da empresa.

Em 1901, se torna um especialista em consultor de administração.

Após seu estudos em 1903 ele cria a ASME (Controle Gráfico Diário da Produção),no qual mais tarde se torna o Gráfico de Gantt,uma ferramenta que muitos usam até hoje em seus relatórios como exemplo o gráfico em barras.

Simulação do Gráfico de Gantt;

Fonte:

http://office.microsoft.com/pt-br/outlook-help/apresentar-os-dados-em-um-grafico-de-gantt-no-excel-HA010238253.aspx

Preocupando-se junto com Taylor com o aumento de produtividade,em cada vez em menos tempo.

Junto com Taylor registrou seis patentes.

Munsterberg

Hugo Munsterberg( Danzig, 1 de junho de1863-Alemanha, 16 de dezembro de 1916)

Foi quem gerenciou a base e justificativas da psicologia Industrial relacionando a habilidade dos funcionários novos com as exigências de trabalho.

Sendo suas ideias ligadas as teorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com