TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DA CHAMA

Ensaios: TESTE DA CHAMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Em 1859, Kirchhoff e Bunsen deduziram a partir de suas experiências que cada elemento, em determinadas condições emite um espectro característico. Tal espectro é exclusivo de cada elemento. Com isso foi possível desenvolver um novo método de análise, baseado nestas emissões. A chamada Espectroscopia e foi de fundamental importância no estudo dos astros, uma vez que praticamente tudo o que se sabe a respeito da composição química deles vem de estudos das suas emissões espectrais.

O teste de chama é uma ação utilizada para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento. Envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. A cor depende basicamente do elemento químico em maior abundância no material que está sendo queimado As amostras são manuseadas com um bastão de vidro.

O teste é realizado no fato de que quando os sais são aquecidos, os elétrons dos átomos passam a ficar sujeitados a uma fonte de energia adequada tais como calor e luz, podendo sofrer uma mudança de um nível de energia mais baixo para outro mais alto, ficando então, excitados. Quando um desses elétrons excitados retorna ao seu estado fundamental, ele libera energia em forma de radiação.

A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectrovisível, sendo assim, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores, possibilitando a identificação da presença de certos elementos químicos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos em uma chama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com