TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE CHAMAS

Exames: TESTE DE CHAMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

Índice

Resumo

Objetivos

Introdução

Parte experimental

Resultados e discussão

Conclusão

Referências bibliográficas

Questões

Resumo

A experiência resume-se em realização de testes para identificar determinados compostos. Com a elevação da temperatura, os cátions se excitam e é possível observar o fenômeno de emissão luminosa.

Objetivos

Esta experiência tem o objetivo de identificar através da cor produzida na chama cátions metálicos, observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e relacionar com o modelo atômico de Bohr. Verificar a distribuição eletrônica dos elementos e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

Introdução

O teste envolveu a exposição das soluções em uma chama e a observação da cor resultante para cada espectro de emissão. Foi aplicada energia em forma de calor, a chama, fornecida a cada solução, para explicar o princípio de que parte dos elétrons da última camada de valência absorvem a energia produzindo o que chamamos de estado excitado, passando para um nível de energia mais elevado, e emitem luz ao voltar ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser verificados através da observação visual da chama.

Ao receber energia térmica do exterior, o elétron sai de seu estado original para um nível de energia mais elevado, ou seja, salta de uma órbita mais interna para outra mais externa; porém a quantidade de energia que ele recebe é bem definida. Ao retornar da órbita mais externa para outra mais interna, ou seja, ao seu estado fundamental, o elétron emite energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação.

Parte experimental

Para experiência foram utilizados:

- Ácido clorídrico concentrado;

- 5 béqueres de 100 ml contendo: cloreto de bário, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e cloreto de sódio;

- 1 fio metálico de cobre.

Para iniciar a experiência foi aceso o fogo no bico de Bunsen. Em seguida foi feita a limpeza do fio de cobre mergulhando-o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com