TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - PASSO 3

Ensaios: TGA - PASSO 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3 – passo 3

A Organização são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns, como metas/objetivos.

Nas organizações tradicionais, são burocráticas, hierárquicas, com funções e departamentos isolados, com muita rigidez e controles fortes, usando linhas de montagem e postos especializados.

Já as organizações novas ou empreendedoras, são informais, sem hierarquias com sistemas e estruturas mais flexíveis, tolera erros no processo de aprendizagem, deslocando os empregados em funções do ambiente. Tendo quatro etapas de processo administrativo:

Planejamento/organização/direção/controle

PLANEJAMENTO nada mais é, do que unir um conjunto de decisões que o administrador toma para realizar o futuro de seu empreendimento. É uma atividade que envolve a identificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam o negócio.

Planejar é pensar antes, qual o melhor caminho para se chegar aos resultados desejados. O planejamento deve ser flexível, a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho.

ORGANIZAÇÃO no negócio significa o ordenamento dos recursos e das funções a fim de facilitar o trabalho e criar uma nova visão da empresa.

DIREÇÃO é quando o administrador atua como um gestor de pessoas. Nota-se que, ele desempenha bem o seu papel quando assume a responsabilidade de orientar os seus colaboradores na realização de suas atividades, na solução de conflitos interpessoais e inter-setoriais. Ou seja, quando promove o envolvimento participativo de todos, seja estabelecendo objetivos e metas ou conduzindo processos.

CONTROLE é a comparação dos planos com os resultados, para se verificar se foram cumpridos e para corrigir eventuais falhas na realização dos projetos. Há alguns níveis de planejamentos, são eles:

O NÍVEL ESTRATÉGICO compreende os altos executivos da organização, responsáveis pela definição dos objetivos e planos da empresa, e tomados de decisões quanto às questões de longo prazo da empresa, como: sua sobrevivência, crescimento e eficácia geral.

O NÍVEL TÁTICO é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. (BATEMAN, 1998)

O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional.

Já o NÍVEL OPERACIONAL, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático.

ETAPA 3 – passo 4

As características de administração que predominam hoje na empresa ‘JC Confecções é a administração tradicional, com hierarquias, linha de produção de peças, valorizam a antiguidade. Colocando papéis e responsabilidades com descrições de postos específicos, mesmo os colaboradores se dividindo nas tarefas por atualmente não ter processos administrativos na empresa, como o planejamento, organização, direção, controle.

Os administradores e proprietários da empresa ‘JC Confecções, não exercem as funções administrativas, pois não se unem para tomadas de decisões para o um melhor caminho com resultados e futuros para a empresa.

Não criam melhores visões da empresa e melhorias no trabalho, sem uma direção de soluções de conflitos e o envolvimento participativo de todos e nem o acompanhamento de metas e objetivos traçados, para saber as falhas e então arruma-las.

Etapa 4 - passo 3

As habilidades mais importantes para o administrador nas organizações são as seguintes características: capacidade de identificar prioridades; capacidade de operacionalizar idéias; habilidade para identificar oportunidades;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com