TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TNT (tecido não Tecido)

Artigos Científicos: TNT (tecido não Tecido). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 4

Tecido não tecido (TNT)

O TNT é um material confeccionado em tecido a base de prolipopileno e viscose que apresentam entre suas principais características o fato de serem atóxicas e semipermeáveis, impedindo a passagem de partículas ou gotas de fluidos contaminados, obedecendo assim os rígidos padrões de qualidade. Esse produto é constituído com polímero 100% em polipropileno que permite fácil transformação no processo de fabricação (Spunbond) com filamentos contínuos termossoldados. Em outras palavras é um tecido produzido em processo semelhante ao de fazer papel. Fibras de polímero são prensadas na temperatura certa se fundindo e dando origem ao tecido fibroso. Também podem ser feitos com ligas de outros tecidos.

O TNT é um produto biodegradável e aprovado pelos órgãos que regem e ditam a proteção da ecologia mundial.

O nome não-tecido vem do fato de que este material, não passa por teares, comuns na fabricação de tecidos, durante seu processo de fabricação. Assim sendo, as fibras não são tecidas pelo modo convencional, passando a ser designado como não-tecido. Suas fibras não são tramadas segundo um arranjo ordenado, mas sim, dispostas aleatoriamente.

O não tecido também é conhecido como nonwoven (inglês), notejido (espanhol), tessuto nontessuto (italiano), nontissé (francês) e vliesstoffe (alemão).

A produção de não tecidos aplica e combina tecnologia de diversas indústrias, como a têxtil, a papeleira, de couro, de plástico, podendo, a qualquer momento, surgir novas tecnologias.

Os não tecidos como fabricados são fornecidos normalmente em grandes rolos e chamados internacionalmente de “Roll Good”, podendo sofrer processo posterior de transformação ou conversão.

Os não tecidos podem ser utilizados tais como produzidos e acabados. Ou receberem outros processos de transformação para melhor adequá-los ao uso final, tais como: estampagem, tintura, adesivagem, chamuscagem, dublagem, resinagem, gofragem, flocagem e outros.

Formação da manta:

A manta é formada por uma ou mais camadas de véus de fibras ou filamentos obtidos pelos seguintes processos: cardagem, fluxo de ar, deposição eletrostática, suspensão em meio líquido.

Histórico:

Século XIX:

No século XIX, (quando a Inglaterra foi o país líder na produção têxtil), percebendo que grandes quantidades de fibras estavam sendo desperdiçadas em produções, um engenheiro têxtil chamado Garnett desenvolveu um dispositivo de cardação especial para destruir este material residual de volta à forma fibrosa. Esta fibra foi utilizada como material de enchimento para almofadas. A Máquina de Garnett, embora muito modificada, hoje ainda mantém o seu nome e é um componente importante na indústria de não-tecidos.

Mais tarde, os fabricantes no norte da Inglaterra começaram a ligar estas fibras mecânicas (uso de agulhas) e quimicamente (com cola) em mantas. Estes foram os precursores de não-tecidos de hoje.

Século XXI:

Agora, no século XXI, embora alguns enchimentos e estofamentos ainda são feitos como eram na Inglaterra há quase dois séculos atrás, os não-tecidos têm progredido além dos sonhos de Garnett. Não-tecidos tambem já foram usados em naves espaciais para telhas resistentes ao calor e tambem fizeram parte de trajes espaciais. Os limites para o uso de não-tecidos permanece apenas na imaginação do homem, e as inovações são desenvolvidas constantemente.

Matérias-primas utilizadas:

Na maioria dos casos, as fibras/filamentos representam a principal matéria-prima na fabricação dos não tecidos. Sua proporção nos produtos finais varia de 30 a 100%. É sempre indispensável a indicação nominal e porcentual da composição de suas matérias primas constituintes.

As propriedades das fibras/filamentos somadas às fornecidas pelo processo de fabricação/consolidação/transformação definem as características finais dos não tecidos e também seu desempenho.

Matérias-primas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com