TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TQM Gestão De Qualidade Total

Trabalho Escolar: TQM Gestão De Qualidade Total. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  1.041 Visualizações

Página 1 de 3

A Gestão de Qualidade Total, TQM (“Total Quality Manager”, em língua inglesa) é uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. Os fundamentos da TQM são: reduzir os erros produzidos durante o processo de fabricação ou serviços, incrementar a satisfação do cliente, agilizar a gestão da cadeia de fornecimento, a modernização dos equipamentos e garantir que os trabalhadores tenham o maior nível de formação.

O conceito de administração da qualidade total foi introduzido inicialmente por Feigenbaum em 1957, quando preparou a primeira edição do seu livro Total quality control. Feigenbaum definia TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento e manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com objetivo de criar produtos ou serviços com máximo de economia e plena satisfação dos consumidores.

Mesmo sendo originalmente publicada nos Estados Unidos, a primeira organização a empregar o conceito “TQM” foi a Toyota, no Japão, superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. Os japoneses colocaram em prática e popularizaram a sigla “TQM” que influenciou os empresários do mundo todo. Outros autores percussores da qualidade com abordagens amplamente conhecidas são: Demming , Juran, Ishikawa, Tagushi e Crosby.

A TQM possui quatro componentes básicos:

1. Clientes em primeiro lugar. Satisfazer as necessidades e expectaticas dos clientes.

2. Melhora contínua. Continuar se esforçando para melhorar seu produto ou serviço.

3. Objetivo zero defeitos.

Os defeitos custam caro porque diminuem a confiança do cliente no produto e é mais caro corrigir defeitos do que evitar que se produzam.

4. Capacitação e desenvolvimento. Capacitar os funcionários para que entendam o conceito de TQM, como alcançá-lo e mantê-lo.

Na TQM os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização.

“Argumenta-se que a administração da qualidade total seja a mais significativa das novas idéias que apareceram no cenário da administração da produção nos últimos anos.” (SLACK et al , 1999. p. 502).

“De todos os componentes operacionais das organizações que sofreram alterações por força de adoção do conceito de qualidade total, o que registrou o impacto mais visível foi a gestão de qualidade no processo.” (PALADINI, 2000. p. 34).

O conceito de qualidade total já se encontra instalado na nossa cultura. Por isso muitas empresas incorporaram a TQM a seu funcionamento cotidiano. A TQM é vista hoje como um desafio gerencial, o qual constitui um processo de mudança planejada que, no começo, é produto de uma tomada de consciência e de uma iniciativa gerencia a qual envolve com o tempo o compromisso de todos os membros da organização.

Na Gestão de qualidade, o ISSO 9000 é um conjunto de normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com