TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL - 1° SEMESTRE UNOPAR EAD - TECNOLOGO DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho Escolar: TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL - 1° SEMESTRE UNOPAR EAD - TECNOLOGO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Com a rapidez da tecnologia existe a necessidades de tornar as nossas habilidades cada vez mais práticas, assim como a tecnologia e o novo mercado nos impõe. A atribuição do tema '' Trabalhador ganha com horário flexível '' , tem como maior finalidade demostrar para os trabalhados um dos seus direitos que apenas uma pequena quantidade de pessoas tem conhecimento. Além de mostrar as vantagens que esse tipo de jornada traz tanto para as organizações quanto para seus colaboradores. Podemos analisar que isso significa que os colaboradores tenha mais agilidade e um desempenho melhor no trabalho, vendo que tendo tempo de fazer seus afazeres pessoais o colaborador terá menos preocupações.

2 TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Nossa sociedade é marcada pelo rápidocrescimento do setor de serviços e o rápido aumento das tecnologias,ou seja , as empresas têm buscando fazer o maior número de coisas no menor tempo. Sendo assim, procuram funcionários que se adequem a esse mesmo conceito: abertas a inovação, que sejam criativas e pró-ativas.

O horário flexível ou jornada móvel, por meio da parceria formalizada entre empregador e empregado permite ao trabalhador decidir o horário de início e fim de sua jornada, desde que respeite o horário de funcionamento da empresa e/ou o horário pré- estabelecido pelo empregador( alterna horas de trabalho em casa e no escritório, ou mesmo sem precisar aparecer na sede da empresa todos os dias) é uma tendência e tem se tornado frequente pelas organizações. Nessa jornada a escolha do horário de trabalho fica a critério do próprio empregado, que poderá decidir em começar a trabalhar uma ou duas horas depois do horário convencional e trabalhar até mais tarde, ou sair antes do horário normal, iniciando suas atividades mais cedo. O regime de horário flexível não dispensa o trabalhador de comparecer ao serviço sempre que superiormente determinado, tendo em conta as necessidades de serviço, designadamente a participação em reuniões mesmo que se realizem dentro das plataformas móveis. Na constante guerra por talentos, modelos flexíveis de trabalho podem ser uma ótima ferramenta para atrair e reter os melhores profissionais.

Na hora de ir para o trabalho, você enfrenta engarrafamentos, metrô e ônibus lotados. Ao longo do dia, são várias as tarefas para resolver,tarefas às quais se comprometeu em vez de se preocupar em terminar a jornada de trabalho diária.

Assim aquele privilégio de passar na academia de ginástica antes do expediente, dar uma escapadinha no meio da tarde para ir ao dentista ou sair mais cedo para buscar os filhos no colégio deixou de ser exclusividade dos profissionais liberais, dos patrões ou de executivos em cargos muito elevados. O funcionário se sente livre por poder fazer sua própria jornada de trabalho, se sente mais motivado e indispensável. Traz resultados para funcionários e também para empregadores. Porém, disciplina é o que não pode falta esse tipo de jornada exige muita força de vontade, foco e dedicação por conta do trabalhador. O ideal é programar, planejar o seu horário para que não se perca entre os estudos e o que você tem de fazer. É preciso produzir com qualidade, não importante quantidade. O trabalho em casa requer que preste o dobro da atenção, pois muitos são os pontos que fazem com que você deixe de prestar atenção, tais como televisão, celular, rádio, e o inimigo número um dos preguiçosos, a cama.

Ainda é um desafio para muitas das empresas confiar nos trabalhadores nesse modelo de condições flexíveis de trabalho a maioria das empresas oferecem esse privilégio somente ao profissional sênior.

2.1 PAIS E MÃES TEM DIREITO A JORNADA DE TRABALHO FLEXÍVEL

O Artigo o artigo 56º do Código do Trabalho concedi Horário flexível de trabalhador com responsabilidades familiares , que o trabalhador com filho com idade inferior a 12 anos ou,independenteda idade da idade, filho com deficiência ou doença crônica que ele viva em união e na mesma moradia tem direito a regime de horário de trabalho flexível, podendo o direito ser exercido por qualquer dos progenitores ou por ambos sucessiva ou cumulativamente. O empregador tem 20 dias para comunicar por escrito ao, trabalhador, a sua decisão. Se nada disser dentro desse prazo o pedido é considerado aceite. Em caso de recusa - o pedido só pode ser recusado com fundamento em exigências imperiosas do funcionamento da empresa ou na impossibilidade de substituir o trabalhador se este for indispensável – o trabalhador poderá apresentar uma apresentação por escrito no prazo de 5 dias e ambas serão remetida para a entidade competente em igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, nos termos da lei.

Este regime não faz com que o funcionário tenha qualquer redução salarial.

2.2 Vantagens para o trabalhador com horário flexível

As principais vantagens são:

• Cumprimento da jornada dentro do horário escolhido pelo empregado, sem prejuízo do trabalho;

• Possibilitar que o empregado possa programar melhor sua vida pessoal (levar ou buscar filho na creche, praticar atividades físicas, realizar algum curso específico e etc.);

• Ter tempo de dedicar-se atividades que o tragam prazer;

• Estabelecer uma parceria entre empregador e empregado;

• Fortalecer o ambiente de responsabilidade e comprometimento;

• Contratação de mais colaboradores, sem a necessidade de assumir novas despesas e compromissos com espaços adicionais no escritório;

• Reduz o estresse com o tempo perdido em deslocamentos ( ônibus lotados, engarrafamentos e etc );

• Redução da pressão arterial;

• Doenças cardíacas, depressão e ansiedade passam a ter menor probabilidade, pois o estresse é uma das causas dessas doenças.

2.3 Trabalho por turnos, tempo parcial e inserção de horário

Trabalho por turnos

Em empregos que exijam atividade contínua (segurança, por exemplo), o trabalho pode ser feito por turnos. Nenhum pode durar mais do que o normal na empresa (8 horas, por exemplo). O trabalhador deve gozar, pelo menos, um dia de descanso em cada 7 e os turnos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com