TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dança criativa trabalhando psicomotricidade no ensino infantil

Por:   •  31/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.941 Palavras (16 Páginas)  •  1.845 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

A proposta é enfatiza a importância da dança no desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil, ressaltando as funções psicomotoras trabalhadas através da dança criativa.

Os aspectos cognitivo e sócio emocional também serão mencionados, pois são componentes presentes em cada tarefa do aluno. A proposta apresentada não é "fechada", é uma sugestão, uma porta que se abre para se trabalhar a partir de uma necessidade de transformar essa realidade escolar.

A dança é a arte do movimento e é uma das mais antigas áreas de conhecimento das artes cênicas juntamente com o teatro e a música. Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio do seu corpo, assim desenvolver e aprimorar suas possibilidades de movimentos, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quantos aspectos motores, sociais, afetivos, e cognitivos.

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. O trabalho básico é oportunizar experiências sensório-perceptivas-motoras, pois constituem em seu processo natural de vida, isto é, explorar, sentir, descobrir, perceber, integrar, aprender. A educação psicomotora reuniu as aprendizagens da criança e se voltam para todas elas, seja ela individual ou coletiva.

2. OBJETIVOS

• Trabalhar com a improvisação dirigida e espontânea

• Vincular jogos retificados com a dança visando trabalhar o corpo em diferentes movimentos, através do lúdico;•

• Incluir algumas brincadeiras para trabalhar diferentes direções, níveis, deslocamento e criatividade aproveitando para transformar os movimentos das brincadeiras em dança;•

• Fazer o professor de educação física entender a importância das aulas de dança na educação física infantil.

• Aprimorar os aspectos físico, cognitivo, social e afetivo dos alunos.

• Proporcionar a possibilidade de se expressar criativamente com o movimento.

• Estimular o trabalho das funções psicomotoras, através da dança criativa tais como: esquema e imagem corporal, tônus, equilíbrio, lateralidade, dissociação do movimento, estruturação espaço-temporal, coordenação motora global e fina, ritmo e relaxamento.

3. JUSTIFICATIVA.

A dança na escola pública é de muita importância para desenvolver nas crianças a criatividade, a percepção corporal mesmo que de forma simples. Para melhor compreensão da contribuição da dança para o desenvolvimento psicomotor da criança a ideia e trabalhar psicomotricidade relacional que leva em consideração aspectos qualitativo da pessoa e da relação interpessoal, procura atuar sobre o ser em movimento.

A Psicomotricidade propõe um trabalho que possibilite as crianças experimentarem os mais diversos ritmos, tendo sempre que possível os outros como espelho. As atividades rítmicas e expressivas não devem ser deixadas de lado na Educação Infantil, pois são importantes na estruturação das mais diversas funções psicomotoras, tais como: esquema corporal, lateralidade, coordenação motora, ritmo, equilíbrio entre outras.

Trabalhando-se também a criatividade na forma de expressão corporal onde o aluno cria diferentes movimentos através de estímulos musicais e com a improvisação dirigida e espontânea, o ritmo, a construção espacial, o reconhecimento dos objetos, das posições, a imagem do nosso corpo e a palavra.

Assim, torna-se muito importante estimular o desenvolvimento psicomotor através da dança criativa para que a criança conscientize-se de seus movimentos corporais que expressam suas emoções e suas descobertas.

4. PROBLEMATIZAÇÃO

Por que será que a Dança é tão pouco trabalhada nas aulas de Educação Física? Será problema na graduação dos professores de Educação Física? Será a falta de apoio e estrutura das escolas? Será falta de interesse dos professores? Serão os preconceitos de alunos, professores, escola e comunidade? O que mais está dificultando o professor para que ele trabalhe a Dança em suas aulas de Educação Física. Sabemos das grandes dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física em trabalhar a dança em suas aulas, mas ao mesmo tempo, tem-se consciência que a Educação Física tem papel fundamental na formação do aluno.

A dança na escola deve estar inserida na vivência, oferecendo um leque de possibilidades de vivências corporais, o conhecimento da cultura corporal de movimento, assim como aprender a lidar com o corpo e com o movimento integrado, pois a dança na Educação Física deverá estar adequada aos conhecimentos, objetivos e valores, pois além de atividade física é educação.

Sabemos da importância e benefícios da dança, sendo elas biopsicossociais e cognitivas, mas para que isso aconteça, deve-se levar o aluno a conhecer a si próprio, explorando, criando, expressando-se, compartilhando e interagindo socialmente, formando assim, cidadãos com uma visão mais crítica e participativa desta sociedade, visando a uma transformação social.

5. HIPÓTESE

A dança tem que ser trabalhada nas escolas de forma continua, não só em momentos de festividades e datas que se manifestam danças, como festa junina, folclore etc.

A uma grande importância em se trabalhar a dança criativa com crianças no ensino infantil e junto trabalhar a psicomotricidade, pois se sabe como há grande necessidade no desenvolvimento psicomotor da criança de ser trabalhado para seu desenvolvimento cognitivo e social. E através da dança criativa se torna algo agradável para o aluno e professor, sendo divertido e fácil de trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com