TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO BMW VERMELHA

Ensaios: TRABALHO BMW VERMELHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

3. CONCLUSÃO..........................................................................................................7

4.REFERÊNCIAS.........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar o vídeo: BMW Vermelho de Edu Ramos e Reinaldo Pinheiro. O vídeo produzido retrata a situação vivida por milhões de brasileiros, que são nada mais do que pessoas excluídas de uma série de benefícios que a modernização trouxe em seu bojo. A família tem um BMW sem pode utilizá-lo. Assim, muitos brasileiros apesar de viverem em cidades que contam com uma vasta produção agrícola e infraestrutura adequada vivem em condições sub-humanas.

Um exemplo parecido com o ocorrido neste vídeo, é algumas lojas do novo shopping de Palmas, tem lojas com suas vitrines amostras por toda a cidade, todos tem acesso, podem ver com clareza aquilo que esta em exposição, porem não tem condições de comprar, pois o preço estipulado esta acima de padrões médios para a sociedade.

Por isso, este trabalho também tem como objetivo “compreender de forma crítica os desafios postos para os assistentes sócias“ os elementos necessários para entender tal objetivo envolvem:

i) reflexão sobre o vídeo BMW VERMELHO;

ii) identificar uma situação similar dentro do município;

iii) Analisar como esta situação é tratada no município e;

iv) propor, a luz da prática dos Assistentes Sociais possíveis soluções.

v) elaborar projetos beneficiando a sociedade.

“Nosso compromisso é sempre garantir e verificar alternativas para viabilizar os direitos das pessoas. Não devemos acolher uma determinação institucional se vier a ferir algum direito do cidadão. Esse é um dever ético do assistente social”, explica Áurea. No entanto, quando não há descumprimento de direito, a missão fica mais complicada e o profissional precisa utilizar de muitas análises técnicas, além do poder de negociação. “Defendemos a avaliação das vantagens para ambas as partes, nos respaldando com informações técnicas. Não tratamos com romantismo essa relação. Há todo um conjunto de conhecimentos de uma equipe de diversos profissionais que sinalizam o que pode ser mais vantajoso para todas as partes”, ressaltaÁurea.

2. DESENVOLVIMENTO

A chegada da BMW causa um frisson em toda a vizinhança, formando fila entre as pessoas que ansiosamente disputam alguns minutos dentro do carro para apreciá-lo, ainda que ele não saia do lugar.

Ao mesmo tempo cômico e trágico, o curto retrata bem a realidade de pessoas de classe baixa quando ganham prêmios fora da sua realidade, como um carro, como é mostrado no filme, um grande valor em uma loteria, dentre outros, e não sabem/conseguem lidar com eles por estarem totalmente fora de suas realidades.

O “presente de grego” que esta família recebeu, percebemos os problemas que se acumulam aos que já existiam. Problemas estes nada mais que sociais. Não havia estrutura nem para guardar o veículo em algum lugar pelo tempo determinado. Não tinha ninguém na casa habilitado para poder usar o carro. Não tinham condições sequer de comprar combustível, quem dirá pagar impostos, taxas, um seguro ou fazer as manutenções devidas caso pudessem usar o carro, como pneus, troca de óleo, entre outros.

De acordo com os estudos feitos na disciplina Oficina de formação: Questão Social aprofundamos o tema “questão social” para sabermos identificar suas causas e origens e apontar possíveis saídas. Entre estas podemos dizer desemprego, falta de moradia, falta de acesso à educação e saúde, falta de urbanização e condições mínimas.

Em Palmas como muitas outras cidades do Brasil, muitas famílias vivem em situação de pobreza. Dentro deste quando temos pessoas que moram em casas boas e possuem automóveis, TV de 42 polegadas, outros não podem nem pagar o consumo de energia, têm “gatos”, se endividam para comprar bens de consumos e moram precariamente. Outros não tem emprego, não frequentam escolas, mas sonham com o videogame mais moderno.

A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.

A crescente miséria, a disparidades sociais, os baixos salários, o desemprego, a fome, são algumas das expressões das desigualdades no nosso país.

Os problemas sociais do Brasil podem ser compreendidos com o auxílio e interpretação de indicadores sociais. Houve uma evolução positiva destes indicadores na última década, especialmente em relação ao aumento da expectativa de vida, queda da mortalidade infantil, acesso a saneamento básico, coleta de lixo e diminuição da taxa de analfabetismo. Apesar da melhora desses índices, há nítidas diferenças regionais, especialmente em relação ao nível de renda.

Cada município por lei pode elabore seu plano para melhor a qualidade de vida dos menos favorecidos. O mais adequado é que se inicie pelo município, pois a proximidade dos problemas permite a elaboração e criação de políticas sociais, através de ações governamentais.

3 CONCLUSÃO

Com base no filme “BMW Vermelho”, de uma família de classe baixa que ganha um prêmio de grande valor e não conseguem lidar com ele por estar totalmente fora de suas realidades. Isto acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com