TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Informações da UniOpet para obtenção de nota semestral.

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 10

UNIOPET

JULIANA DE SÁ DA COSTA

ATIVIDADE – GOL, TAM, AZUL        – UT4

CURITIBA 2019

UNIOPET

JULIANA DE SÁ DA COSTA

ATIVIDADE – GOL, TAM, AZUL – UT4

Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas de Informações da UniOpet para obtenção de nota semestral.

Orientador: Professora Andrea Delfini.

Curitiba, 31 de agosto de 2019.

CURITIBA 2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  3. CONCLUSÃO        10
  4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        11

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda o assunto referente aos sistemas de processos de informações que auxiliam nos processos organizacionais e nas tomadas de decisões, podemos encontrar diversos tipos de sistemas de informação entre eles estão os: Sistemas de Processamento de Transação (SPT), Sistemas de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Suporte à Decisão (SSD).

O objetivo deste trabalho, é apresentar cada sistema, considerando uma empresa de transporte aéreo de passageiros Azul, usando essa empresa de transporte aéreo e baseando nos conceitos aprendidos em todas as aulas estudadas, para cada um será descrito um exemplo e justificativa do por que ela se enquadra no sistema de informação descrito.

A metodologia utilizada para a realização deste trabalho, foi através de pesquisa em sites, livros, artigos científicos, plataformas de pesquisa google acadêmico, para desenvolver e enriquecer a parte teórica, com citações que explicam a base para cada escolha.

  1. DESENVOLVIMENTO

SIG

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera informações que poderão ajudar na tomada de decisão administrativa ajudando uma organização a atingir as suas metas. Um SIG pode incluir software, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são os relatórios programados, relatórios de exceção, informes e respostas por solicitação e relatórios em pilhas. Tomando por exemplo a companhia brasileira de transporte aéreo de passageiros, podemos ver algumas das utilizações de SIG, em seus processos internos. Com o setor de TI concentrado em um único fornecedor, tem-se um desempenho muito maior na gestão de dados da empresa.

Este data center concentra o canal de vendas B2C/B2B, o sistema de malha aérea e escala de tripulantes, a manutenção de aeronaves, o concentrador de comunicação com os aeroportos e o sistema de gestão (ERP), entre outros. No modelo tradicional de check-in, a partir de computadores, um problema de troca, por exemplo, necessitava duas horas para resolução. Com os terminais thin clients, além de licenças e equipamentos mais baratos, o tempo de paralização caiu para 20 minutos. A estrutura suporta 896 voos diários para mais de 100 destinos em todo o Brasil. Foram mais de 20 milhões de passageiros transportados desde o início da atuação da companhia no Brasil, fundada por David Neeleman, brasileiro de descendência holandesa, em 2008. E toda essa operação é suportada na TI por seis gerentes e aproximadamente 60 analistas. Desta forma, vemos que a utilização de SIG, por meio de softwares de acompanhamento, gestão e análise de processos,

trouxeram grandes vantagens em vista do processo antigo, do qual minimizaram os prejuízos e trouxeram mais conforto aos clientes. Está boa gestão na manutenção do TI da companhia, também foi vital para a evolução do processo. Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, pois a comunicação e a informação são de grande valor nas organizações. A qualidade da decisão tomada pelo gerente vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis. Por isto é muito importante investir em um SIG para oferecer informações rápidas, precisas e principalmente úteis, que irão garantir uma estruturação de gestão diferenciada, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

SSD

O sistema SSD é um conjunto de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que ajuda no suporte das decisões de um problema especifico, o interesse principal deste sistema é a tomada de decisões em face de problemas comerciais não-estruturados ou semi - estruturados no suporte à tomada de decisões gerenciais, os sistemas de suporte à decisão oferecem o potencial de gerar maiores lucros, menores custos e melhores produtos e serviços.

As características desse sistema é manipular grandes volumes de dados como busca informações em banco de dados avançados, obter e processar dados de fontes diferentes onde têm capacidade de acessar dados externos à organização e integrar esses dados com os dados internos, proporcionar flexibilidade de relatórios e de apresentação, possuir orientação tanto textual quanto gráfica, executar análises e comparações complexas e sofisticadas utilizando pacotes de software avançados

O sistema de suporte de decisão na companhia auxilia na tomada de decisão pela equipe de manutenção, na ocorrência dos problemas no sistema, visando maximizar a operacionalidade e minimizar o desperdício de recursos de toda ordem, procedimento a ser realizado pelos pilotos antes do voo como por exemplo é o teste de antes do voo, neste momento quando constatado algum problema com a aeronave, deve-se tomar alguma decisão, caso não haja pane ou qualquer outro tipo de problema, a aeronave é considerada em condições de voo com a ocorrência de alguma pane, existem duas alternativas, quais sejam:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com