TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE APRENDIZ MAÇOM

Por:   •  18/11/2020  •  Artigo  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  13.432 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DA PRIMEIRA INSTRUÇÃO DO APRENDIZ MAÇOM

LOJA MAÇONICA LEALDADE E FRATERNIDADE Nº 162

GUSTAVO AZEREDO ISAAC BORGES

GOIÂNIA-GO

Boa noite Venerável, irmão primeiro vigilante, irmão segundo vigilante, poderosos irmãos.

Esta noite, eu irei falar sobre a primeira instrução do aprendiz maçom.

Apesar de pouco tempo convivendo em loja com os irmãos, devido a uma pandemia que mudou a rotina do mundo, nós aprendizes tivemos uma rotina um pouco diferente dos demais irmãos, pois tivemos que buscar o aprendizado mais nos livros do que juntamente com os irmãos em loja, apesar de todos oferecerem suas experiências.

Consegui entender que a primeira instrução através dos símbolos e alegorias ensina ao aprendiz a diferença do mundo profano e maçônico.

Essa diferença, começa através do desbastar da Pedra Bruta.

Mas o que é a Pedra Bruta?

A Pedra Bruta, é o ser humano ainda com seus olhos vendados, ainda sem os ensinamentos maçônicos, vinculado a sua ganância, suas manias e seus defeitos.

Ao começar a desbastar essa Pedra Bruta, através do Maço e do Cinzel, o aprendiz começa a entender o que é a maçonaria, e quais seus objetivos junto aos irmãos e a sociedade, que é: o aprendizado, e o aperfeiçoamento do irmão aprendiz e com isso, ajudar no aperfeiçoamento Moral da Humanidade.

Sei que essa tarefa de desbastar uma Pedra Bruta, não será fácil, pois desvencilhar de defeitos e paixões em que o aprendiz viveu e conviveu por anos, as vezes já está rígido em seu coração. Mas tenho certeza que com o esforço necessário e com a ajuda e o aconselhamento dos irmãos, o aprendiz conseguirá vencer esta luta.

Aprendemos também, na primeira instrução, que as Lojas Maçônicas são construídas em formato quadrilongo, como o Templo de Salomão e orientadas de leste para oeste, porque:

O sol nasce de leste para oeste;

A civilização e a ciência vieram do oriente para o ocidente;

A doutrina do amor e da fraternidade vieram do oriente por intermédio do Divino Mestre;

Para mostrar o quão vasto é a extensão da nossa instituição;

E também demonstrar que a caridade do maçom e seus deveres com a sociedade, não deve ter limites.

E isso dá a loja 3 grandes pilares que são: SABEDORIA, FORÇA E BELEZA.

Onde a sabedoria inventa, cria e orienta o maçom no caminho da vida, a força sustenta e anima o maçom em todas as dificuldades e a beleza adorna nossas ações, nosso caráter e nosso espírito.

Toda Loja Maçônica, tem em suas extremidades 4 borlas, com o objetivo de lembrar os irmãos maçons as 4 virtudes cardeais: TEMPERANÇA, JUSTIÇA, CORAGEM E PRUDÊNCIA.

Faz parte dos paramentos da Loja, o LIVRO DA LEI, que representa o código moral. O COMPASSO e o ESQUADRO, que ficam unidos em Loja com o objetivo de presidir com medida justa, todas as ações de um maçom.

Para encerrar esse trabalho de primeira instrução, vale lembrar que um bom maçom é marcado por sua virtude, honra e bondade, ora esquecida por grande parte da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com