TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Trabalho Escolar: TRABALHO DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  4.567 Palavras (19 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 19

1 – INTRODUÇÃO

Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Primeiramente iremos entender o que é planejar e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a serem elaborados, implantados, desenvolvidos, implementados e gerenciados em prol de um objetivo distinto pré-estabelecidos. Sendo que, divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

2 – PLANEJAMENTO

O planejamento é uma técnica para absorver as incertezas sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. Aliás, o planejamento envolve várias formas de lidar com a mudança e com a incerteza que ela traz consigo. O planejamento representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. Na verdade, o planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento:

 Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente da tarefa da empresa e do ambiente geral.

 Planejamento tático: Determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

 Planejamento operacional: Se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia do nível operacional. Como está inserido na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultados, ao passo que o planejamento tático está voltado para resultados apenas satisfacientes.

2. 1 - O Planejamento de Forma Comparativa

Segundo Charles Darwin, planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira contínua e constante. De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Na verdade, é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos, e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, onde é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais.

Segundo Francisco Lacombe, planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.

Segundo Chiavenato, há três níveis distintos de planejamento: Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Planejamento Estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Planejamento Tático é relacionado a objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. Planejamento Operacional é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É projetado para curto prazo, envolve cada tarefa isoladamente e é voltado para a eficiência na execução das tarefas ou das atividades.

2.2 - Confronto Realizado Sobre Planejamento

Após analisar com o grupo os artigos : “Veja o futuro antes dos outros” - Por Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro” - Paulo Barreto dos Santos e confrontarmos com o texto pesquisando nas bibliografias de Chiavenato e Lacombe entendemos que o administrador do século XXI é o profissional que pensa e utiliza as idéias do futuro, ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Nesse sentido, podemos afirmar que planejamento é uma atividade que todas as organizações e seus administradores devem desempenhar bem para serem eficazes, pois estabelece o alicerce para as subsequentes funções de organizar, liderar e controlar, por isso é considerado função fundamental do administrador.

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que de acordo com as pesquisas feitas, o planejamento é visto por vários pensadores de uma forma diferente mais com significado praticamente iguais. E podemos destacar o valor que ele tem dentro da administração, sendo a base para um processo administrativo que visa maiores lucros, menos perca, valorização de tempo, que visa estar dentro da política ambiental, e o mais importante que seria uma seguridade empresarial.

Na atual administração o planejamento já é uma ferramenta usada tanto por grandes empresas quanto por médias e pequenas empresas, sendo uma forma positiva de prevenção de riscos posteriores.

Vale ressaltar que o planejamento para ser bem sucedido deve ser focalizado e empregado por todos os níveis da empresas, com cada um tendo sua importância estimativa, tanto no nível estratégico (donos, presidentes, administradores), como no nível tático (gerentes) e operacional. Podemos então concluir que alcançar determinado objetivo ou meta planejando antecipadamente se torna mais fácil e completo.

4 - BIBLIOGRAFIA

SHINYASHIKI, Roberto. Veja o futuro antes dos outros. Site Planejamento Estratégico. Disponível em: http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2>.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com