TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Processos Administrativo

Ensaios: Trabalho De Processos Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 7

1) Explique o planejamento estratégico.

O Planejamento Estratégico significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações, independentemente de seus tamanhos e tipos. Esse planejamento tem como propósito adotar medidas decisivas e resultados na condução de atitudes pró-ativas na gestão das organizações, e torna-se fundamental na medida em que favorece a discussão da missão, dos objetivos, das políticas, das estratégias, das diretrizes e dos mecanismos de controle e avaliação. E também o Planejamento estratégico é um processo de elaborar a estratégia definindo a relação entre a organização e o ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.

2) O Planejamento tático apresenta 11 características principais, quais são?

Definição: é um plano de média duração que abrange uma unidade (departamento) da

organização. As características do planejamento tático são:

O planejador: os responsáveis pelo planejamento tático fazem parte dos níveis intermediários da empresa: gerentes de departamentos ou de divisão.

Área: envolve departamento ou divisão da empresa. São exemplos de planejamentos táticos: planos de marketing, de produção, financeiros, recursos humanos etc.

Os objetivos: estão relacionados à área coberta do plano, obedecendo obviamente aos objetivos do planejamento estratégico, quando eles existem. Exemplos de objetivos táticos: lançar um novo produto; fazer um reposicionamento de produto; contratar e treinar novos vendedores etc. Tempo de implantação/duração: o comum é trabalhar com o prazo de um ano. Porém, é de fundamental importância afirmar que o tempo de duração de um plano tático será sempre inferior ao tempo do plano estratégico, sendo, portanto, de médio prazo.

3) Apresente as características dos planos operacionais relacionados com métodos de trabalho.

Planejamento operacional é um plano de curta duração que tem a função de controlar as rotinas de uma unidade da organização.

As características do planejamento operacional

O planejador: os responsáveis pelo planejamento operacional estão inseridos abaixo do nível tático. Incluem analistas, supervisores, coordenadores etc., que são responsáveis pela coordenação das rotinas.

Área: cobre as rotinas operacionais. Os objetivos: referem-se aos cumprimentos das rotinas, que as pessoas executem suas tarefas.

Exemplo: a força de vendas da empresa terá um aumento nas cotas para o próximo mês de 5%. Tempo de implantação/duração: rotinas operacionais são de curto prazo.

Observação: Outros dois fatores que ajudam a entender e diferenciar os planejamentos

estratégico, tático e operacional são:

1º Os riscos do planejamento estratégico são maiores em relação aos planejamentos táticos e operacionais. Os riscos do planejamento tático também são maiores em relação ao planejamento operacional.

2º A flexibilidade dos planejamentos operacional, tático e estratégico é decrescente.

Resumindo:

As relações de curto, médio e longo prazo dependerão de vários fatores:

• tipo de negócio da organização influi diretamente na determinação dos prazos;

• importante é saber que o plano estratégico será sempre o de maior duração; o plano tático será de média duração e o plano operacional será de curta duração. A partir daí é que o planejador poderá atribuir prazos aos planos. Exemplos: caso uma empresa desenvolva um plano estratégico com projeção de três anos, obviamente, o plano tático terá menos tempo: um ano, e o operacional, inferior a isso: meses.

4) Explique os desenhos organizacionais linear, funcional e staff.

Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas.

Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

Para Miranda (1981), este modelo de organização tem como elemento identificador a existência de funções exclusivas para execução de pesquisa e planejamento. A linha-staff é voltada para o pensamento e constitui o guia orientador dos executores, de modo a facilitar a cooperação, a coordenação e o controle.

Atualmente, esse estilo organizacional é o mais adotado pelas empresas. Devido à alta competitividade do mercado e ao aumento de complexidade das tarefas, as organizações buscam na especialização das atividades internas unir as vantagens dos estilos organizacionais linear e funcional.

Característica:

As principais características desse estilo organizacional são:

• Autoridade única: cada órgão se reporta a apenas um superior.

• Separação entre órgãos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores): apesar de possuírem apenas um superior, todos os órgãos operacionais da empresa recebem assessoria e serviços especializados dos órgãos de apoio (staff).

• Coexistência entre linhas formais de comunicação e linhas diretas de comunicação: Na organização linha-staff, existem linhas formais de comunicação entre superiores e subordinados e que representam a hierarquia. Existe também linhas diretas de comunicação que ligam os órgãos e o staff e que representam a oferta de assessoria e serviços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com