TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 6° semestre pedagogia

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  1.082 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

bruna ramos de oliveira

julio cezar pimentel

tatiana de almeida magalhaes

PRODUÇAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Teresópolis

2014

BRUNA RAMOS DE OLIVEIRA

JULIO CEZAR PIMENTEL

TATIANA DE ALMEIDA MAGALHAES

PRODUÇAO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho individual apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR—Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais E. F.: reflexão e pesquisa, ensino da Língua Portuguesa, ensino de Educação Física Escolas, Seminário VI, Estagio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil – 6º. Semestre

Orientador: Profa. Melina Klaus

Tutor Eletrônico: Liliane Cristina Lira de Lima

Tutor de Sala: Mônica de Souza Correa

SUMARIO:

INTRODUÇAO

FUNDAMENTAÇAO TEORICA

ANALISE DA RESPOSTAS

CONSIDERAÇOES DO GRUPO

REFERENCIAS

ANEXOS

INTRODUÇÃO:

O presente trabalho foi realizado na cidade de Teresópolis RJ onde o tema a nós proposto foi refletir sobre o planejamento diante do processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Acreditamos que uma boa aprendizagem é influenciada pela aplicação da prática de um bom planejamento na sala de aula, e para estudar este assunto, foi traçado o objetivo de compreender a importância desse planejamento na organizaçao do trabalho pedagógico do professor; observar se ao planejar o professor leva em consideração a realidade do seu aluno; identificar o que se pode modificar na prática do planejamento visando contextos mais significativos de aprendizagem.

A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal Laura da Conceição Damásio localizada na zona rural de Teresópolis e atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental Educação Infantil Pre escola. A diretora foi muito solicita e os professores entrevistados não exitaram em nenhum momento em nos responder as questões propostas. Podemos observar que todos os professores consideram importante o planejamento pois isso facilita a organizaçao do trabalho pedagógico.

Fundamentação teórica:

O planejamento de ensino é um guia de ação e de transformação do cotidiano escola. Reflete sobre-a dimensão relativa ao processo de elaboraçao do encaminhamento da intervenção na realidade, viabilizando as finalidades que orientarão a construção do planejamento de ensino.

O planejamento de ensino de acordo com Libaneo (2001) consiste na previsão da ação a ser realizada, partindo das necessidades, estabelecendo objetivos, procedimentos e recursos a serem empregado, tempo de execução e formas de avaliaçao, sempre voltado para a leitura crítica da realidade, assim a ação de planejar consiste em uma reflexão, antes de partir para a prática.

Para Vasconcelos (2000 pg 79) “o planejamento é uma mediação teórico metodológica para a ação que em função de tal Mediação passa a ser consciente e intencional”, a fim de prever e programar as acoes e os resultados desejados, caminho fundamental para a tomada de decisões.

O planejamento envolve a organizaçao das atividades, que permite o direcionamento do docente, dessa foram, apresenta-se como processo reflexivo de intervenção na realidade. “O planejamento é um processo de racionalização, organizaçao e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”(LIBANEO 1994, PG 222).

Ao planejar, devemos enquanto docentes considerar a realidade do nosso aluno, bem como o contexto que esta inserido: quem é nosso aluno, de onde vem, como é sua vida seu nível sócio-economico-cultural; as condições maturacionais, seu nível de desenvolvimento e os seus pre requisitos para que o plano esteja direcionado aos seus interesses e necessidades. Assim organizado, o planejamento é uma atividade mental que envolve reflexão e previsão de acoes.

O planejamento, de acordo com Libaneo (2001), se concretiza em planos e projetos e envolve uma prática intencional. Em razão disso o planejamento nunca é individual, é uma prática que necessita ser realizada no coletivo e apresentar caráter processual. O ato de planejar não se reduz a elaboraçao dos planos de trabalho, mas a uma atividade permanente de reflexão e ação.

A elaboraçao do planejamento é um processo de construção do conhecimento e pode ser compreendido em etapas de acordo com Vasconcelos, sendo que a primeira etapa, a análise da realidade escolar, ocorre a busca de informações sobre a realidade em que vai ocorrer a ação pedagógica.

Na segunda etapa ocorre a definição dos objetivos de ensino que compreende a dimensão relativa aos fins da educação. Em outro passo ocorre a seleção dos conteúdos onde o professor precisa ter clareza de que os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula não podes ser limitados a conceitos e informações, pôs o importante não é apenas dominar um conhecimento, mas aprender a aprender.

Na etapa seguinte ocorre a seleção dos procedimentos metodológicos, ou seja, a explicação do caminho que o professor pretende seguir no desenvolvimento do seu conteúdo. Dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com