TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO JOGOS DE RECREAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.871 Palavras (12 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 12

Genymara Dias da Silveira - RA 3838927

JOGOS DE RECREAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão do curso de Licenciatura de Educação Física apresentado à Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para obtenção de título de Licenciatura em Educação Física.

Orientador : Bruno de Oliveira Pinheiro 

Marabá-Pa

2020

HIPÓTESE

Com base nos jogos de recreação, a criança se desenvolve no âmbito social, interagindo com outras crianças, promove o desenvolvimento integral como a fala, o emocional como o prazer da brincadeira, e desenvolve os laços afetivos  permitindo ter e fazer amigos. Fisicamente ela desenvolve as habilidades motoras, cognitivas, equilíbrio, o raciocínio lógico, como saltar ou pular, proporcionando agilidade, coordenação e força. Dessa forma, o brincar permite o autoconhecimento, níveis de autoconfiança e autoestima mais adaptativos. Permitindo ainda reconhecer os seus pontos fortes e fracos, as suas potencialidade e os seus limites.

OBJETIVO

O objetivo do trabalho tem como buscar a importância das brincadeiras nas atividades recreativas na fase infantil no âmbito escolar. Assim, analisando a brincadeira como a “Amarelinha”, por exemplo, e procurando compreender a importância, quais benefícios e contribuindo para o desenvolvimento da criança, no aspecto físico, sociais, psicológicos e intelectuais. Contudo, identificando a importância da recreação no desenvolvimento lúdico, criativo e também a liberdade de expressão.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca enfatizar a importância e resgatar os jogos de recreação infantil, que possibilitam o ensino de forma lúdica, alegre e livre, favorecendo o desenvolvimento da criança.

O interesse pela temática aflorou a partir do momento em que se pode observar como as escolas adotam o uso de jogos e brincadeiras em seu planejamento para trabalhar conteúdos ou para simplesmente proporcionar um momento de relaxamento aos alunos durante a rotina diária.

Desta forma, este trabalho tem por objetivo trazer ao conhecimento de quem se interessa pela temática, qual a importância dos jogos e suas contribuições para o desenvolvimento infantil no contexto escolar.

Quando uma criança brinca, ela explora, descobre, experimenta, cria diversas situações. Mais do que isso, ela desenvolve habilidades motoras, estimula a curiosidade, a autoconfiança, a autonomia, descobre a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção.

Ao brincar a criança pode imitar aquilo que já conhece para construir e apropriar-se de novas aprendizagens, ela reconstrói os cenários necessários para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo o uso que eles fazem. Dessa forma, as brincadeiras são atividades de estrema importância para o desenvolvimento infantil.

Desde a sua inserção na instituição escolar, a criança inicia um processo de socialização muito importante para a sua vida, pois é na escola que aprende a conviver em sociedade, além da família na qual já está agregada.

Ela precisa conviver experimentar e explorar a sua realidade e a cultura na qual está inserido e também as regras implícitas em determinadas brincadeiras, promovendo a interação consigo e com o mundo. Pois os jogos auxiliam muito as crianças no processo de socialização, de interação e aprendizagem e o professor é um elemento fundamental para que isso ocorra de forma adequada.

O educador deve conhecer os tipos de jogos e brincadeiras para trabalhar adequadamente com as crianças, sempre na intenção de promover a convivência entre elas.
Trabalhar questões relacionadas à diversidade dentro da escola e também de respeito ao próximo. Durante o jogo ou brincadeira o professor deve ressaltar esse momento como socializador e não competidor.

Os jogos são, portanto, uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois, por meio das brincadeiras elas podem ampliar algumas competências importantes, tais como: a atenção, a imitação, a memoria, a imaginação, ampliação da concentração, da atenção, agilidade e a coordenação motora, além de proporcionarem trocas, envolvimento em situações que contribuem a socialização, a cooperação, o respeito mútuo, assim favorecendo o desenvolvimento do raciocínio. Desse modo, as crianças descobrem e refletem sobre a realidade da cultura na qual vive, incorporando e ao mesmo tempo, questionando regras e papeis sociais.

Conhecer os jogos, suas estruturas e as diferenças que existem entre eles pode ajudar a ação pedagógica e o planejamento das aulas. As atividades lúdicas são fundamentais na Educação Infantil e devem ser planejadas de forma inteligente para oferecer um maior número de vivências para as crianças.

O jogo surgiu na Idade Média na intenção de divertimento e brincadeira entre os adultos. Com o tempo isso foi se modificando e hoje o jogo tem vários tipos e propósitos.

A palavra jogo refere-se a variadas concepções, pois é considerada como brincadeira, passatempo, divertimento e habilidade.

Piaget classifica os jogos de acordo com o desenvolvimento cognitivo das crianças: jogos de exercícios, simbólico e de regras.
Jogo de exercício (crianças de aproximadamente 0-1 ano): vão do nascimento até o início da linguagem. Caracterizam-se por exercícios simples de repetição (como o movimento da criança de retirar uma meia do pé, mesmo após um adulto recolocá-la. O jogo consiste justamente em retirar a meia tantas vezes quanto der prazer à criança).

Jogos simbólicos (2 a 7 anos): a partir dos dois anos a criança já é capaz de comunicar-se e manifesta uma grande capacidade de brincar de jogos simbólicos. Os jogos simbólicos são aqueles que possibilitam a imitação, a imaginação e a ficção.

Jogos de regras: a partir dos sete anos, até aproximadamente aos doze anos, as crianças sentem necessidades de que os jogos tenham regulamentação. De certa forma, o jogo de regras pressupõe que a criança deseja saber como funciona a vida em grupo, como são as relações sociais.

Antigamente os jogos recreativos estavam quase exclusivamente relacionados com exercício físico, alguns deles mais conhecidos são pega-pega, esconde-esconde, pega-bandeira, amarelinha, bambolê, pipa, peteca, carrinho de mão, corrida com saco, dança das cadeiras, entre outros. No entanto, mais tarde, jogos com um componente mais didático e teórico como xadrez e damas também foram designados como recreativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com