TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO - PREÇO DE VENDA E FORMAÇÃO DE PREÇO

Por:   •  24/4/2016  •  Artigo  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 7

Preço de Venda e Formação de Preço

Vídeo 1 – DIRETO AO PONTO  - SEBRAE

No primeiro depoimento, o empresário da sorveteria me chamou a atenção não somente na preocupação na formação do custo do produto mas também na preocupação com o ambiente da loja e tudo que envolve o atendimento ao cliente. A análise foi feita e todo o custo foi considerado no cálculo final do produto, o sorvete. Esta preocupação teve a finalidade de atrair melhor o seu cliente final, se tornando competitivo e com um produto de qualidade no mercado, destacou que é muito importante conhecer o produto vendido.

Já o empresário da Reka, me impressionou quando disse que é importante conhecer muito bem o produto que está sendo vendido, oferecer um trabalho com qualidade e com um preço compatível ao orçamento do seu cliente. Esta preocupação com certeza atrai muito mais clientes para a sua empresa.

A empresária da Central de Limpeza, destacou que aprendeu muito com os erros de cálculo da utilização do produto e do tempo de serviço gasto. Comentou em seu depoimento que a venda de serviço tem um leque maior para colocar o preço final, eu entendo que uma vez que não existe um preço formado para o serviço, fica mais fácil aumentar o seu preço tendo uma lucratividade maior, ela tem um gasto com os produtos de limpeza mas estes não fazem parte do lucro final.

Eu considero um ponto bastante favorável dos três empresários, a preocupação com a concorrência, com o preço do concorrente, com a qualidade do produto ou serviço prestado e principalmente com o cliente final.

Todos mencionaram o quanto é importante conhecer o mercado que está sendo trabalhado, para buscar um preço acessível mesmo que não tenham um lucro de grande impacto, mas que possam competir com os grandes concorrentes sem perder a qualidade do produto ou serviço prestado, não esquecendo que a consequência de toda boa gestão gera o reconhecimento da empresa no mercado e a lucratividade perante o grande esforço.

Sobre as fragilidades a sorveteria destacou que precisou de um grande desdobramento para chegar no preço final, levantando a quantidade de cada matéria prima consumida até o produto final, comentou que sempre busca um preço um pouco acima do popular e um pouco abaixo de uma grande marca, destacou também a importância de um produto com qualidade e preço que seja competitivo, e que é necessário analisar se depois de todo este levantamento, é possível manter o produto no mercado sem que haja um prejuízo.

Para os demais empresários o pensamento não foi diferente.

O Empresário da Deka comentou no seu depoimento que às vezes é melhor colocar o preço um pouco abaixo do que de fato seria o mais justo. O preço mais alto pode ter um lucro maior no primeiro momento mas que para a imagem da empresa talvez não seja o melhor, então eles preferem ter um trabalho de qualidade com um preço acessível para o cliente, conquistando assim o mercado, e principalmente conseguindo competir melhor com o seu concorrente. Achei muito positivo este pensamento.

A Raquel da Central de Limpeza foi a que mais transpareceu seu grande desafio na lucratividade da empresa. Teve um início difícil, a empresa gerou prejuízo pela falta de conhecimento sobre o cálculo do custo do seu trabalho. Acredito que por se tratar de uma venda de serviço, gera um questionamento e uma análise maior sobre o custo, já que estamos falando de horas trabalhadas, quantidade de produto gasto na limpeza. Mas ao final acabou reconhecendo os erros e aprendendo muito com eles, também deixou muito claro que um trabalho com eficiência gera uma grande satisfação para o cliente, podendo assim estar preparado para a competição no mercado.

Os três empresários me passaram um grande aprendizado em relação ao custo e com mercados bem diferentes um do outro.

Ficou bastante claro que eles têm basicamente a mesma preocupação na gestão de custos, resumindo, calcular corretamente o custo do produto, para se ter um preço acessível no mercado e que seja competitivo, conhecer seu cliente, ter um produto com qualidade e conhecer muito bem o seu concorrente e o preço que ele está aplicando no mercado.

Seguindo estas orientações tenho certeza que o gestor responsável por esta atividade terá uma grande chance de ter sucesso, um retorno positivo com um lucro desejável.

Vídeo 2 – CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS – SGA 3000

A minha opinião sobre o programa é positiva, você consegue separar através do sistema todos os custos fixos de todos os produtos, detalhe a detalhe, quantidade da embalagem correta, quantidade certa de cada matéria prima utilizada para a fabricação de cada produto, evitando uma falha no cálculo quando o mesmo é feito manualmente, o tempo gasto da máquina e do homem também são calculados de uma forma precisa. O programa nos permite colocar todos os custos diretos por produto na planilha, e uma vez que você coloca a quantidade certa de cada custo, o que tem a fazer posteriormente é alimentá-la com as mudanças de preços, com as encomendas ou com alguma outra mudança que poderá surgir. O interessante é que você consegue controlar até mesmo um aumento de preço desejável, em cima deste valor desejável ele calcula os preços com os impostos corretos, chegando assim ao preço final para o cliente.

Separa o total dos custos diretos e o total dos custos indiretos, calcula também a previsão de perda e os impostos finais do produto. Estes tributos são cobrados na nota fiscal, e não incidem sobre o custo da empresa e sim para o cliente.

Para se ter um programa destes é necessário saber a quantidade exata de cada custo direto relacionado ao produto final, no caso do vídeo mostrou a quantidade para 100 kg, precisa saber também a quantidade de embalagem, as horas gastas das máquinas, da mão de obra necessário para cada produto ou o quanto é necessário de um serviço terceirizado, ou mesmo um produto terceirizado, se necessário, enfim, todo o custo até o produto final deve ser alimentado na planilha, para que a mesma tenha um resultado preciso, cada empresa vai se adaptar ao que for melhor para ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com