TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PROTOCOLO DE QUIOTO

Trabalho Escolar: TRABALHO PROTOCOLO DE QUIOTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

Isentar os países emergentes, incluindo o Brasil de cumprir metas que ajudarão a proteger a natureza e o mundo referente a redução de poluentes, degradação da natureza é um erro, pois estes países poluem tanto quanto os países industrializados e chamados primeiro mundo. Sendo assim eles devem cumprir metas que diminuirão o impacto nas mudanças climáticas, na natureza. Todos os países do mundo podem contribuir para um mundo melhor protegendo meio ambiente visando um mundo melhor para o futuro.

O protocolo de Quioto foi algo que veio estabelecer metas concretas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa no mundo. O objetivo é reduzir, entre 2008 e 2012, a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Para entrar em vigor, o pacto precisa virar lei em pelo menos 55 países que somem, ao todo, 55% das emissões de CO2.

Um aspecto importante do protocolo é que apenas os países ricos, do chamado Anexo 1, são obrigados a reduzir suas emissões. Países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia, grandes emissores de poluentes, podem participar do acordo, mas não são obrigados a nada. O conceito básico acertado para Kyoto é o da ''responsabilidade comum, porém diferenciada'' - o que significa que todos os países têm responsabilidade no combate ao aquecimento global, porém aqueles que mais contribuíram historicamente para o acúmulo de gases na atmosfera (ou seja, os países industrializados) têm obrigação maior de reduzir suas emissões.

As reduções das emissões dos gases devem acontecer em várias atividades econômicas, especialmente nas de energia e transportes. Os países devem cooperar entre si por meio das seguintes ações básicas:

• reforma dos setores de energia e transportes;

• promoção do uso de fontes energéticas renováveis;

• eliminação de mecanismos financeiros e de mercado inadequados aos fins da Convenção de Kyoto;

• redução das emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;

• proteção de florestas e outros sumidouros de carbono.

Outra forma de reduzir as emissões de gases poluentes é projetar aparelhos domésticos, cosméticos que não emitam gases poluentes ou que tenham baixa liberação destes gases.

Através do protocolo de Quioto foi estabelecido também o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL ou CDM (sigla em inglês) é uma medida para promover o desenvolvimento sustentável em países subdesenvolvidos - único dentre os mecanismos de flexibilização que prevê a participação das nações em desenvolvimento. O objetivo é estimular a produção de energia limpa, como a solar e a gerada a partir de biomassa, e remover o carbono da atmosfera. O MDL permite que países desenvolvidos invistam em projetos (energéticos ou florestais) de redução de emissões e utilizem os créditos para reduzir suas obrigações: cada tonelada deixada de ser emitida ou retirada da atmosfera poderá ser adquirida pelo país que tem metas de redução a serem atingidas. Cria-se assim um mercado mundial de Reduções Certificadas de Emissão (RCE).

Para um desenvolvimento sustentável assim como também para redução de poluentes na atmosfera e no meio ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com