TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO:MURO DE PEDRA SECA

Casos: TRABALHO:MURO DE PEDRA SECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  1.098 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho sobre muros de arrimo

Muro de pedra seca

Alunos:

Prof.

Belo Horizonte

Maio de 2013

Sumário

Título Página

Introdução 03 Descrição 04

Execução 06

Drenagem 09

Curiosidades 11

Conclusão 12

Bibliografia consultada 13

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre o tema “muros de arrimo”, da disciplina Teoria da Estruturas II, do curso de Engenharia Civil da Faculdade Kennedy.

Dentro do tema proposto, serão apresentadas informações sobre um tipo especifico de muro de arrimo, o muro de pedra seca, informando assim, como é a execução de tal tipo de arrimo e como é realizada a drenagem.

Descrição

Os muros de arrimo ou de gravidade são obras de contenção que tem a finalidade de estabelecer o equilíbrio da encosta através de seu peso próprio, suportando os empuxos do maciço. O atrito de sua base contra o solo deve ser suficiente para assegurar a estabilidade da obra e sua geometria trapezoidal destina-se a evitar o tombamento por rotação em torno da aresta externa da base. São indicados em situações de solicitações reduzidas já que, para atender a esforços elevados, passam a demandar maior espaço para a implantação da base e podem-se tornar economicamente inviáveis, pelo alto custo de sua execução.

O muro de pedra seca é o tipo mais simples de arrimo, formado pelo arranjo manual de pedras rachão, cuja resistência resulta unicamente do imbricamento dessas pedras e funciona como carga de compensação no pé do talude. É de fácil construção e de baixo custo, por não exigir mão de obra especializada e, particularmente se houver jazidas próximas ao local. Dispensa a drenagem interna (barbacãs) pela sua capacidade autodrenante, que evita a ocorrência de pressões de água contra o muro.

Devem ser recomendados unicamente para a contenção de taludes com alturas de até 2m. A base do muro deve ter largura mínima de 0,5 a 1,0m e deve ser apoiada em uma cota inferior à da superfície do terreno, de modo a reduzir o risco de ruptura por deslizamento no contato muro-fundação.

Quanto a taludes de maior altura (cerca de uns 3m), deve-se empregar argamassa de cimento e areia para preencher os vazios dos blocos de pedras. Neste caso, podem ser utilizados blocos de dimensões variadas. A argamassa provoca uma maior rigidez no muro, porém elimina a sua capacidade drenante. É necessário então implementar os dispositivos usuais de drenagem de muros impermeáveis, tais como dreno de areia ou geossintético e tubos barbacãs para alívio de poropressões na estrutura de contenção.

Execução

A construção de muros de pedra seca tem quatro regras que são tão básicas que se podem aplicar a quaisquer situações. São as seguintes:

1- Colocar as pedras maiores na base, exceto as pedras de travação e as pedras de capeamento.

2- Desencontrar (quebrar) as juntas.

3- Manter o interior preenchido.

4- Compactar o muro, empregando o compactador correto para cada tipo de pedra.

Para se construir um muro de pedra seca:

Por simplicidade, assume-se que o muro está ao nível do terreno.

Drenagem

Deixam-se, pelo menos, 25 mm entre as arestas interiores das pedras de base para se promover a drenagem através do muro. Normalmente, este espaço fica um pouco maior por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com