TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional e do Trabalho: Uma pedra no lago.

Por:   •  21/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 7

A Psicologia Organizacional e do Trabalho:

Uma pedra no lago.

         A Psicologia enquanto ciência pode desdobrar-se em vários campos de estudo, pesquisa e atuação. Dentre tais campos, destacam-se atualmente a Psicologia Clínica, a Escolar, Jurídica, do Esporte, Hospitalar, do Trânsito e a Psicologia Organizacional e do Trabalho, também conhecida pela sigla POT.

         Com freqüência as pessoas compreendem a Psicologia exclusivamente como um processo terapêutico em consultórios ou instituições, o que erroneamente as faz pensar que a POT é um serviço de atendimento clínico para funcionários de empresas e outros locais de trabalho. Entretanto, a POT é um dos ramos da Psicologia que aplica teorias e princípios psicológicos às organizações, objetivando a promoção e manutenção da saúde organizacional como um todo, ou seja, tem como foco principal de atuação, a atenção sobre a saúde e o bem-estar psicossocial de todos os indivíduos que compõe a organização.

         Embora alguns possam discordar, saúde e produtividade podem sim coexistir, sabe-se que é possível trabalhar sem perder a saúde, seja ela física, psicológica ou emocional, desde que todas essas áreas estejam recebendo a devida atenção que merecem. É fato que os locais de trabalho precisam estar fisicamente seguros para trabalhar, mas a cada dia torna-se indispensável prestar atenção se estes também têm sido locais psicologicamente seguros e saudáveis. Então, partindo do pressuposto de que organizações saudáveis podem produzir mais e melhor, podemos afirmar que a POT além de promover saúde, contribui para o sucesso e crescimento das empresas.

         É fácil perceber que as pessoas estão trabalhando cada vez mais, suas cargas horárias diárias estão aumentando, finais de semana estão sendo sacrificados, as horas extras e a negligência dos tempos de pausa em suas atividades estão tornando-se uma constante, então qual é a conseqüência imediata de tais atitudes? Pessoas estão passando cada dia mais tempo em locais e situações de trabalho do que em outras áreas de suas vidas. Mais trabalho corresponde a menos tempo com a família, amigos, e menos horas de lazer e descanso. Ora, se parece inevitável diminuir esse ritmo de trabalho ao qual estamos lentamente nos habituando, então que ao menos esse tempo trabalhando seja saudável, e, sobretudo que não comprometa a qualidade das poucas horas que restam para vivenciar os outros aspectos da vida. Que a vida familiar, social ou as horas de lazer, não sejam prejudicadas em virtude das diversas situações de trabalho, ou do excesso dele, e o mais importante: que nenhuma esfera da vida sofra as conseqüências provocadas por um ambiente de trabalho insalubre. Assim, o objetivo central da POT é estabelecer nas empresas um ambiente sadio, executando ações na intenção de tornar o local de trabalho um espaço onde as interações humanas ocorram de maneira salutar promovendo o desenvolvimento saudável dos processos organizacionais.  

         Sobre tais ações da POT, em 1992, o psicólogo brasileiro chamado Antonio Virgílio Bittencourt Bastos, com base nas literaturas e observações das atuações dos psicólogos organizacionais, estruturou o trabalho da POT em seis diferentes subcampos, onde os psicólogos podem intervir em apenas um, ou em mais subcampos, conforme a necessidade da organização. Os seis subcampos observados por Bastos são:

1  Administração de pessoal, nesse subcampo o psicólogo atua nos procedimentos de recursos humanos como, recrutamento, seleção, contratação, controle de e planejamento de RH, remunerações e benefícios, planejamento de cargos, desligamentos etc.

2  Qualificação e desenvolvimento, desenvolve ações de treinamento, desenvolvimento e educação da equipe de trabalho, elabora avaliações de desempenho, administra os estágios, planeja e orienta o desenvolvimento de carreiras, orienta as sucessões de cargos, o que ocorre principalmente em empresa familiar, e orienta o desenvolvimento gerencial.

3  Comportamento organizacional, quando o psicólogo atua no subcampo do comportamento organizacional, promove intervenções para fortalecer o desempenho e a produtividade, atua no sentido de transformar grupos em equipes, trabalha lideranças, estimula a motivação, a satisfação e o comprometimento dos indivíduos que compõem a organização, intervém na resolução de conflitos, bem como atua no nível da cultura organizacional.  

4  Condições e higiene do trabalho, contando com o trabalho de profissionais de outras áreas, o psicólogo pode promover ações para segurança no trabalho, ergonomia, desenvolve programas para manejo do estresse, e manutenção do bem estar dos trabalhadores.

5  Relações de trabalho, realiza  técnicas de integração e socialização no ambiente de trabalho, equilíbrio das relações interpessoais, e auxilia como consultor nos padrões de gestão.

6  Mudança organizacional, nessa área o psicólogo pode implantar programas de qualidade de vida, e programas de qualidade total, onde ele também realiza o diagnóstico organizacional que constitui em uma caracterização psicossocial da organização, a fim de estabelecer um panorama para visualizar a situação da empresa e o que necessita de estratégias de mudanças.

         O diagnóstico organizacional é um instrumento indispensável a todo psicólogo do trabalho, pois através dele vemos um registro do momento psicossocial da organização, o que fornece uma idéia sobre qual a necessidade de intervenção do psicólogo, metaforicamente este diagnóstico, é como um check-up, uma anamnese que torna possível conhecer o que precisamos propor um tratamento. Este check-up organizacional é um processo lento, delicado, que exige muito trabalho e atenção, pois um diagnóstico bem feito é fator determinante para um plano de intervenção que produza resultados satisfatórios e efetivos. Ele é constituído de etapas como: Observações; entrevistas com todos os indivíduos que compõem a organização; questionários e pesquisas que formam a base das informações que depois de tratadas transformam-se em dados. Estes dados resultantes das pesquisas são tabulados e transferidos para gráficos que mensuram os processos organizacionais observados, construindo assim, um parecer acerca das intervenções que deverão ocorrer naquela organização.

         A POT tem se mostrado uma eficiente ferramenta para a gestão de pessoas, pois unindo os conhecimentos específicos da área da Psicologia com os saberes do campo da Administração, formam uma sinergia que gera organizações saudáveis e ao mesmo tempo mais produtivas/lucrativas. O profissional psicólogo da área da POT deve entender que hoje, mais do que nunca é necessário prestar atenção nas pessoas, ouvir o que as pessoas têm a nos dizer, trabalhar mais perto das pessoas para evitar que adoeçam, o bom psicólogo da POT trabalha de maneira profilática para não permitir que a organização e seus indivíduos adoeçam, mais do que tudo ele busca a prevenção e não somente o tratamento para desequilíbrios já estabelecidos. Além disso, um psicólogo da POT que busca excelência no que faz, deve também atuar de forma a potencializar as capacidades e habilidades dos seres humanos que pertencem à organização, pois tal atitude é capaz de produz nesses seres humanos, um sentimento de auto valorização que reflete também em outros aspectos de suas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com