TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE DO ESCOLAR

Por:   •  10/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

PROGRAMAS DE TRANSPORTE DO ESCOLAR – PTE

Tutora: Irineide Teixeira de Souza

TRANSPORTE DO ESCOLAR COM QUALIDADE

Cursista: Ivaene Alves Marques

Buritirama, Bahia, abril de 2015.

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo identificar problemas educacional que ocorre no município de Buritirama, Bahia envolvendo o transporte escolar e o atendimento dos alunos de educação básica que vive nas áreas rurais e de difícil acesso. O presente trabalho foi realizado a partir de entrevias com motoristas alunos, sendo caracterizado para analisar situações diversas em relação ao Pnate no município, ou seja, alunos que utilizam veículos como meio de transporte escolar aquele oferecido gratuitamente pelo governo. Aqui, será tratada a perspectiva do acesso à cidadania, vivenciada pelos alunos do ensino público, através da viabilidade e da qualidade do transporte escolar disponibilizado pela Poder Público, no âmbito e Municipal.

De um modo geral, a temática aqui proposta explicitará os benefícios que os alunos, principalmente da zona rural, obtiveram após a implantação do transporte escolar gratuito; discutindo-se, paralelamente, a fiscalização e a necessidade de melhorias do transporte escolar ofertado pelo Poder Público e também, apresentando-se, sugestões para inserção do tema perante a sociedade envolvida no processo de aquisição do beneficio da política pública.

Ao longo dos anos, sabe-se que havia um elevado numero de evasão escolar, principalmente pelas crianças e adolescentes moradores da zona rural do município. Além dos alunos moradores da zona rural, muitos de baixa renda ou alunos que completavam o ensino fundamental deixavam de comparecer às aulas ou não davam continuidade aos estudos em virtude da falta de condições e por falta de um transporte que os levassem até a escola. Hoje, graças aos programas do FNDE direcionadas ao transporte do escolar vem melhorando cada vez mais o acesso dos alunos as escolas. Porem precisa de alguns ajustes e ações para melhoria do funcionamento ofertados, que favoreceram aos alunos garantindo uma educação de qualidade.

De acordo com o Diretor dos transportes municipal, atualmente, o município dispõe de 10 ônibus e 03 microônibus adquiridos pelo Programa Caminho da Escola, Dentre eles, têm 02 ônibus que são adaptados para atendimento de alunos cadeirantes e dispõe de um elevador e uma cadeira de rodas cada um, e o restante só dispõe da cadeira de rodas. Adquirido com recursos próprios temos, 05 ônibus e 01 microônibus somando tudo, da um total de 19 veículos escolar Municipal. Para suprir a demanda do transporte escolar em todo o município ainda foi necessária a prestação de serviço por uma empresa terceirizada, onde temos alugados pela empresa Maia Transporte aproximadamente 92 veículos, ou seja, a maioria, para transportar 2.096 alunos residentes na zona rural e 510 alunos residentes na zona rural que estudam na sede, em escolas municipal. Ao todo, o município atende 2.606 alunos com o transporte escolar. uma empresa de transporte responsável pela locação de veículos como, vans para atender a município para atender a demanda de transporte escolar, contratou uma empresa de transporte responsável pela locação ANÁLISE DOS DADOS

Para o apoio da atividade em questão, teve-se como pesquisados, alunos, professores, comunidades, motoristas, gestores municipal de educação. Onde foram detectados, através dos dados da pesquisa e dos depoimentos, problemas como a ampliação da frota do transporte escolar, o melhoramento de estradas e acesso às comunidades dos alunos tanto as próximas quanto as distantes brigas e conflitos dentro dos ônibus, superlotação e outras.

No entanto de acordo pesquisa realizada, a preocupação com a política pública do transporte do escolar em nosso município, precisa ser repensada, quanto ao ensino público de qualidade, pois existe a necessidade de ampliação da frota do transporte do escolar, melhoramento das estradas, acompanhamento sistemático para verificação e coleta de dados quanto ao atendimento dos alunos ao transporte desde ao entrar no transporte e a chegar à escola, como também o zelo e acomodação, segurança, manutenção e verificação dos veículos e outras tomadas de decisões que cabem às pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a Política Pública. Muito já se tem feito, mas precisa ser feito mais para que os serviços oferecidos sejam cada vez mais efetivos, seguros e de qualidade.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

1-Problema: Falta de informações e orientações sobre o funcionamento do programa no município, para explicar as normas de funcionamento segurança e as responsabilidades dos que guiam e dos que são guiados.

1- Solução: Fazer reuniões com alunos, pais ou responsáveis, diretores e motoristas no inicio do ano letivo e no segundo semestre para explicar normas e orientações sobre o funcionamento, da política pública no município, orientando sobre suas regras, comportamentos, o zelo e conservação dos veículos que são patrimônio público para uso exclusivo dos alunos, oferecendo e recebendo sugestões que venham contribuir para o bom funcionamento, e convívio dos mesmos para não criar conflitos não colocar a vida dos alunos em risco e evitando problemas futuros.

2-Problema: Frota insuficiente para atendimento da demanda do município;

2- Solução: Aquisição de novos veículos através do programa Caminho da Escola, para acabar com a terceirização de veículos no município;

3-Problema - Assentos adaptados insuficientes nos veículos para atendimento de alunos da educação infantil;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com