TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM SÃO PAULO

Artigo: TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM SÃO PAULO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  4.528 Palavras (19 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 19

1 INTRODUÇÃO

Em São Paulo, trocar o conforto do carro próprio por um trem ou ônibus lotado, no qual se precisa ficar em pé, muitas vezes durante todo o trajeto e que demora até meia hora para passar seria uma decisão fácil não fosse o excessivo número de automóveis circulando nas vias, o que torna o trânsito lento, gerando engarrafamentos gigantescos e transtornos incalculáveis.

Diferentemente do que ocorre em outros países, o transporte público é tido, culturalmente no Brasil, como meio de locomoção utilizado pelas classes menos favorecidas, o que propicia o preconceito e dificulta a interação entre os grupos sociais, tornando o fato um divisor de águas.

Essa é uma das principais dificuldades para resolver a questão da mobilidade urbana nas grandes cidades brasileiras, que passa por incentivar o uso do transporte coletivo em vez do individual. O objetivo deste trabalho é identificar as diretrizes que favoreçam a inclusão social no âmbito dos serviços públicos de transporte coletivo de passageiros em São Paulo, avaliando, através de pesquisas bibliográficas e análise de dados estatísticos, as dificuldades e problemas enfrentados pelos usuários, avaliando a eficiência e o grau de satisfação da população com os serviços prestados.

Num primeiro momento iremos conceituar as expressões transporte público e transporte público coletivo, a partir dessa conceituação buscaremos esclarecer a cerca dos direitos e princípios que garantem este meio de transporte e se ele atende de forma satisfatória a demanda da maior metrópole do Brasil: São Paulo.

2 CONCEITO DE SERVIÇO PÚBLICO, TRANSPORTE PÚBLICO E TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO

Primeiramente, antes de dissertarmos acerca do serviço público de transporte e suas implicações, conceituaremos o serviço público em si.

Segundo o professor Mário Masagão, serviço público, em sentido amplo, é toda a atividade que o Estado exerce a fim de cumprir seus objetivos.

A Lei 8.666/93, que regulamentou o art. 37, XXI, da Constituição Federal, instituindo normas gerais sobre licitações e contratos da Administração Pública. Assim Marçal definiu o serviço público:

Serviço público: toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais. (MARÇAL, 2001, p. 12)

Desta forma, adotando-se um ou outro conceito, certo é que o serviço público é aquele conjunto de atividades ligadas à Administração Pública, de competência do Estado, realizado por ele ou por quem lhe faça às vezes, na intenção de satisfazer as suas próprias finalidades bem como o interesse da coletividade.

Sendo assim, podemos depreender que o transporte público é tipo de serviço público. Logo, transporte público é o meio de transporte que é proporcionado pelo poder público e que atende a todos os cidadãos, sem qualquer distinção de classe, gênero, cor, orientação sexual, procedência nacional ou outras formas de discriminação.

Dentre os tipos de meios de transporte público existentes veremos, a partir de agora, o transporte público coletivo, o qual circula interligando bairros e regiões de uma determinada cidade e pertencem a empresas privadas que atuam sob concessão do governo municipal, responsável pela prestação dos serviços. O ônibus, o metrô e o trem são exemplos de transporte coletivo.

O Poder Público tem obrigação de prestar esse serviço e é responsável por ele mesmo quando não o opera diretamente.

Para planejar, gerenciar, organizar e dar as diretrizes de funcionamento para os ônibus municipais em São Paulo, a prefeitura criou a São Paulo Transportes (SPTrans), autarquia ligada à Secretaria Municipal de Transportes.

3 TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO NO BRASIL

O transporte coletivo tem um papel fundamental em nossa sociedade. Muitos cidadãos dependem dele para a maioria de suas atividades cotidianas. Além disso, estão intimamente relacionados à “geração de acessibilidade, estruturação espacial, ao uso de fontes energéticas, aos congestionamentos, à poluição e aos acidentes” (VASCONCELOS, 2001, p. 18).

No Brasil, as diretrizes básicas e pontuais relacionadas à mobilidade urbana são de responsabilidade do governo municipal, sendo ele o principal responsável por garantir um sistema de transporte adequado dentro de uma cidade. Todavia, o Governo Estadual e Federal não estão isentos desse dever e além atuar para garantir a qualidade de trajetos entre municípios e entre estados, eles também podem auxiliar os governos municipais, principalmente nos casos de obras muito caras e que o município não tem condições de realizar sozinho, como é o caso do metrô, por exemplo.

Os benefícios gerados pelo transporte público coletivo englobam desde melhorias ao meio ambiente até a maior mobilidade nos espaços públicos, se revelando um benefício geral que deveria ser utilizado por todos como forma de contribuição social. Considerando tais vantagens e o princípio de que interesses públicos devem prevalecer sobre interesses particulares, podemos afirmar que o transporte público coletivo deve ser prioridade e assim deve ser tratado pela administração pública.

Sendo assim, através de uma análise mais crítica, é possível perceber que toda a sociedade se beneficia direta ou indiretamente dos serviços de transporte público coletivo, visto que este meio de transporte é essencial para a produção econômica e para o desenvolvimento do país. Sem acesso aos meios de transporte público coletivo, a maioria dos trabalhadores não teria condição de se deslocar, e mesmo se houvesse a possibilidade de optar pelo transporte individual, os engarrafamentos inviabilizariam a locomoção, causando um forte impacto negativo em toda a sociedade.

Por esta razão o transporte coletivo pode ser definido com um serviço de utilidade pública, pois visa a facilitar a vida da coletividade, colocando à disposição do usuário veículos para lhe proporcionar maior conforto, velocidade e modicidade na locomoção.

3.1 PRINCÍPIOS GERAIS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS APLICADOS AO SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO

Os serviços públicos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com