TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANÇAS DE BINTOU

Artigo: TRANÇAS DE BINTOU. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

O texto aborda a importância de integrar experiências cientificas, a outras áreas de conhecimentos, pois contribui para desempenho cognitivo da criança, crianças com talentos intelectuais diferentes podem encontrar vias de aprendizagem mais significativa e emocionalmente satisfatória, no momento que relaciona o abstrato á sua realidade, ela desenvolve uma aprendizagem mais significativa, e comprovando o seu aprendizado.

1. ATIVIDADES MATEMÁTICAS: É uma das partes mais integrante de toda a ciência, pois oferece vias de quantificação e registro das observação , dados em pesquisa cientifica, dependendo do raciocínio logico-matemático.

2. MUSICA, auxilia o raciocínio da criança ajuda na aprendizagem contribuindo assim com o seu desenvolvimento integral , essa relação com a música pode facilitar a aprendizagem e torna-la mais permanente.

3. LITERATURA: ajuda no conceitos científicos, associando-os á linguagem e imagens vividas, contribuindo para que as crianças escrevam ou contem suas próprias histórias , estimulando a inteligência linguística.

4. ARTES: estimula as expressões intuitivas e criativas das ideias infantis, estimulando o pensamento divergente.

5. DRAMATIZAÇÃO: O jogo dramático utiliza varias formas de inteligência linguística, espacial, cinestésico-corporal e interpessoal, utiliza a visualização e através da imaginação faz com que os conceitos científicos sejam vistos de outro modo.

Através deste texto podemos observar a importância de relacionar os conteúdos trabalhados na escola com as diversas experiências cientificas , pois assim a criança comprova o que esta aprendendo, relacionando e interagindo com o mundo em qual vive.

RELAÇÃO COM O TEXTO “AS TRANÇAS DE BINTOU” .

A leitura da historia “Tranças de Bintou” traz vários temas interessantes para serem trabalhados com as crianças, o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” nos mostra a importância de se trabalhar várias áreas de conhecimentos usando as experiências cientifica, as propostas apresentadas neste texto nos abre um leque de ideias de como se trabalhar e promover a aprendizagem da criança de forma lúdica e criativa.

A historia “As tranças de Bintou”, nos oferece vários elementos á serem trabalhados em sala de aula de forma interdisciplinar trabalhando todos os eixos da área de conhecimento como:

1. Natureza e sociedade família , cultura, lugares ;

2. Raciocínio logico numerais, tamanho;

3. Linguagem oral e escrita leitura e releitura da historia;

4. Artes desenho livre e interpretação da historia;

5. Movimento o dia da beleza desfile.

Utilizando esta historia pode-se iniciar um projeto com o tema “Diversidade”, contando a história para turma, o primeiro contato seria com o livro, e no dia seguinte a historia por vídeo e assim usando os variados elementos do texto para elaborar diversas atividades.

PLANO DE AULA :

Eixo: Natureza e Sociedade.

Conteúdo / Tema: Família

Objetivos: Compreender a importância da família na sociedade,reconhecer o o papel de cada membro da família,desenvolver a importância de respeitar o mais velho.

Procedimentos Metodológicos: Hora do Conto “ As tranças de Bintou”, após fazer uma roda de conversa realizando uma dicurssão observando e destacando a família da Bintou, comparando com os membros da família de cada aluno , permitindo que participe falando sobre sua família e transcrevê-la através de um desenho .

Avaliação: será feita através da participação dos alunos nas atividades.

Eixos : Artes

DESFILE DE PENTEADOS

Idade

A partir de 4 anos.

Tempo

Duas aulas.

Espaço

Sala de aula, pátio ou jardim.

Material

O livro As Tranças de Bintou (de Sylviane Diouf, Ed. Cosac Naify), pentes, escovas, laços, elásticos, tiaras, gel, água,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com