TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TTI ÉTICA PROFISSIONAL

Exames: TTI ÉTICA PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.929 Palavras (12 Páginas)  •  3.192 Visualizações

Página 1 de 12

ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS

ÉTICA PROFISSIONAL E NOÇÕES DAS RELAÇÕES HUMANAS – ¬¬1º MÓDULO

Professora: Kátia Bueno

Valor 50 pontos

Trabalho poderá ser realizado individualmente ou em grupo de até 4 componentes

Turma: 3

NOME DO ALUNO:

NOME DO ALUNO:

NOME DO ALUNO:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

NOME DO ALUNO:

- Responder de forma objetiva e com suas palavras, dentro do tema. As linhas no espaço de resposta poderão ser aumentadas.

1) Com suas palavras justifique o conceito de Relações Humanas definido pelos autores SAMPAIO (2000), MINICUCCI (1982) e LIMA (1973):

São interações que ocorrem entre dois ou mais indivíduos para satisfação de alguma necessidade, seja no âmbito pessoal ou profissional.

2) Com base nos estudos realizados qual a importância das Relações Humanas no exercício da profissão de corretor de imóveis? Exemplifique essa importância.

É primordial que o corretor de imóveis consiga relacionar-se bem com todos os envolvidos no negócio, principalmente com o cliente, pois para ter êxito na profissão é necessária muita responsabilidade e respeito aos interesses deste, sendo honesto, integro e agindo com muita probidade, pois um imóvel, além de ser um grande investimento, será o novo lar daquela família. O corretor de imóveis deve preocupar-se com as necessidades do cliente antes das suas próprias.

3) Dos Mandamentos das Relações Humanas elencados nesta apostila, faça a relação de cada um deles com o cotidiano Profissional do Corretor de Imóveis.

Acredito que são mandamentos que o corretor deve cumprir com todos os envolvidos na sua profissão, em especial com os clientes.

FALE com as pessoas: o corretor deve falar de forma clara, objetiva, concisa, gentil e cordial.

SORRIA para as pessoas: o corretor deve sorrir verdadeiramente para as pessoas, abrindo corações e portas para negociações.

CHAME pelo nome: o corretor deve agir assim de forma educada e demonstrando consideração.

SEJA amigo e prestativo: quando o corretor considera o outro como seu amigo, só poderá oferecer o que tem de melhor para este, pois é assim que tratamos os amigos.

SEJA cordial: o corretor deve tratar o outro como gostaria de ser tratado sempre.

INTERESSE-SE sinceramente pelos outros: somente agindo assim o corretor conseguirá manter os relacionamentos duradouros.

SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar: pode ser que o corretor tenha razão ou não, por isso é preciso cautela, pois todos gostam de elogios, mas críticas nem sempre são bem aceitas.

SAIBA considerar os sentimentos dos outros: agindo assim o corretor demonstra real respeito por todos.

PREOCUPE-SE com a opinião dos outros: ouvindo atenciosamente os outros o corretor terá muito mais chances de se relacionar bem.

PROCURE apresentar um excelente trabalho: o corretor deve assumir a profissão como uma missão a ser feita com muito amor, pois tudo que fazemos ao outro, verdadeiramente com amor, sai bem feito.

4) Comente o seguinte fragmento: “Onde há duas pessoas, há um relacionamento”.

Acredito inteiramente neste fragmento, são muitas as maneiras de relacionarmos, inclusive através de um único olhar estas pessoas podem estar se relacionando. Pois este simples olhar pode estar expressando um sentimento, basta desenvolvermos a nossa percepção.

5) Estudamos que a Comunicação é a principal ferramenta para o técnico em transações Imobiliárias. Qual é o seu objetivo na profissão CORRETOR DE IMÓVEIS?

Essa ferramenta deve ser bem utilizada para o sucesso do Técnico em Transações Imobiliárias no seu trabalho. O uso adequado desta ferramenta coloca o profissional à frente da sua concorrência.

Muitas vezes é através de um bom uso da comunicação que os negócios aparecem e se mantêm. Quem quiser comunicar-se bem deverá buscar subsídios nos treinamentos, dedicar esforços pessoais com o objetivo de aprimorar esta habilidade.

6) Para termos êxito ao estabelecer a comunicação, quais os principais elementos desse processo?

Codificador: símbolos e sinais (diferentes línguas, vocabulário técnico, braile, etc.);

Mensagem: recado verbal ou escrito;

Canal: caminho para transmissão da mensagem (e-mail, fax, mensagem telefônica, etc.);

Decodificador: transcrição ou tradução de um código;

Receptor da comunicação: quem recebe a mensagem.

7) Com relação à comunicação pessoa a pessoa, existem quatro elementos essenciais, relacione-os definido cada um deles e exemplifique-os no dia a dia do CORRETOR DE IMÓVEIS.

. Emissor: quem emite a mensagem. Ex.: cliente passa um e-mail descrevendo o imóvel que deseja adquirir.

. Receptor: quem recebe a mensagem. Ex.: o corretor que recebe o e-mail com a descrição do cliente.

. Canal: caminho para transmissão da mensagem (e-mail, fax, mensagem telefônica, etc.); Ex.: e-mail

. Mensagem: recado verbal, escrito ou gesticulado. Ex.: texto descrevendo o imóvel.

8) As bases da boa comunicação entre o transmissor e o receptor são vitais para o sucesso da comunicação. Descreva sobre essas bases.

Saber ouvir – Escute, ouça atentamente, demonstrando interesse pelo que está sendo apresentado, não interrompa desnecessariamente.

Examine o ponto criticado – seja humilde e examine o ponto criticado para dar crédito as boas ideias e ao trabalho sincero.

Evite termos técnicos – Não use gírias e evite termos técnicos que podem atrapalhar a comunicação.

Esclareça suas dúvidas – Esclareça suas ideias antes de transmiti-la, faça com que elas sejam precisas.

Expresse o seu interesse – Expresse interesse pelos problemas dos outros e escute-os. Questione o interlocutor, peça detalhes.

Ações X Informações - Demonstre que ações são tomadas baseadas em informações.

Suas ações apoiam o que você diz? – Suas ações devem refletir o que você pensa e diz para os outros.

Procure ser objetivo – Seja objetivo, não faça rodeios.

Que mensagem quero transmitir? – Trace qual o objetivo da mensagem, o que você deseja que os receptores da mensagem absorvam.

A quem vou me dirigir? – Antes de transmitir alguma informação procure conhecer qual vai ser o público.

Consulte outras pessoas. – Consulte outras pessoas pra planejar as comunicações.

Como transmitir? Esteja atento a sua tonalidade de voz e na receptividade de quem ouve, bem como na linguagem que você irá utilizar.

Verifique se foi entendido. – Após transmitir a informação faça perguntas como: O que você entendeu? Você poderia transmitir o que eu transmiti?

Suas ações. - Esteja certo que suas ações apoiam aquilo que você diz.

Entendimento – Procure não só ser compreendido como compreender.

Compartilhe – Compartilhe tanta informação quanto for possível.

Feedback – O retorno de informações é importante para manter seus parceiros atualizados nos processos e atividades de interesse comum.

9) Existem três tipos de comunicações, defina de que forma cada uma delas pode ser útil no exercício profissional do corretor de Imóveis.

Comunicação oral: é a maneira pela qual o corretor fala. O bom uso desta é muito útil para passar uma primeira impressão positiva e depois para mantê-la.

Comunicação escrita: é a maneira através da qual o corretor escreve. É útil para dar maior credibilidade ao que o corretor fala e expressa.

Comunicações não verbais (mímica, olhar, postura do corpo): ela é muito útil e deve confirmar o que o corretor expressa através da fala e da escrita.

10) O que são barreiras na comunicação? Cite os principais exemplos dessas barreiras.

São obstáculos que impedem que a comunicação se efetive ou que restringem a sua eficácia. Podem estar ligados ao emissor, ao receptor ou a ambos ou ainda a interferências referentes ao canal de comunicação.

São exemplos destas barreiras: Opiniões e atitudes, egocentrismo ou competição, percepções e frustração.

11) “Qualquer que seja a barreira para uma comunicação eficaz, comprometerá os relacionamentos, interferindo negativamente nos processos de crescimento de um grupo ou indivíduo”. Quais os procedimentos para uma comunicação eficaz?

Ouvir com atenção e concentrar-se: absorver, analisar quem nos fala, e então responder (de forma educada e equilibrada).

Não ter preconceitos com quem nos fala: dê uma chance ao locutor de mostrar-se como pessoa única e especial que é. Considere a individualidade alheia.

Postura: o seu corpo fala, tenha uma postura ereta, competente e segura.

A expressão fácil causa simpatia e aproximação, seja cordial e sorria.

A aparência em geral: seja uma pessoa de hábitos limpos, asseado, com vestimenta adequada para cada ocasião ou função profissional, cabelos, peles e unhas bem cuidados.

O silêncio denota que alguma coisa não vai bem. Pode ser às vezes necessário, mas não por muito tempo quando se está num diálogo.

12) Conforme os conceitos apresentados e discutidos em sala de aula e na apostila dê a melhor definição sobre o termo ÉTICA.

É o estudo dos valores e das normas que regulam a conduta e a interação dos humanos. Pode então ser definida como a parte da filosofia que trata da moral e das obrigações do homem, ou ainda como a reflexão sobre os atos humanos que se relacionam com o Bem. A Ética busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto na pública.

13) Conforme os conceitos apresentados e discutidos em sala de aula e na apostila dê a melhor definição sobre o termo MORAL.

A moral é aquilo que é costumeiro em um tempo e lugar, aceito e considerado válido por aqueles que a ela aderem. Devemos considerar que a moral é construída e dada a cada um de nós pelo processo de socialização. Cada sociedade tem sido caracterizada por seus conjuntos de normas, valores e regras. A moral se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos.

14) “Problemas Morais e Problemas Éticos”; essas questões nos colocam diante de problemas práticos. Exemplifique como esses problemas podem afetar uma comunidade inteira.

As questões citadas a seguir sobre problemas morais e problemas éticos podem afetar uma comunidade inteira na medida que envolvem várias pessoas.

A legalização do aborto, a união homossexual, a negativa de participação na guerra, a clonagem, a pesquisa sobre células tronco, a diferenciação entre público e privado, etc.

15) Comente a seguinte frase: “A atuação de um profissional deve pautar-se em um repertório de valores socialmente acordados”.

Este é o lugar da Ética Profissional, inclusive quando o profissional escolhe uma profissão o conjunto de deveres daquela profissão passa a ser obrigatório a ele.

16) O que é Ética Profissional? Como e quando se inicia esta reflexão?

É o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos – Moral e Direito – pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética. Esta reflexão sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão deve iniciar antes da prática profissional. A fase da escolha profissional, ainda durante a adolescência, muitas vezes, já deve ser permeada por esta reflexão. Esta reflexão deve ser feita à partir dos seguintes questionamentos: estou sendo um bom profissional? Estou agindo adequadamente? Realizo corretamente minha atividade? Tenho postura proativa, cooperativa e generosa?

17) Comente de acordo com o conhecimento adquirido, como é ser um profissional Ético?

Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Ser ético é proceder sem prejudicar os outros. Ser um profissional ético é ser bom, correto, justo e adequado. Qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais como:

Ser honesto em qualquer situação;

Ter coragem para assumir as decisões;

Ser tolerante e flexível;

Ser íntegro;

Ser humilde;

18) Com base nos textos desta apostila o que são Virtudes Profissionais? Faça a relação de cada uma delas com o cotidiano do corretor de Imóveis.

São qualidades que levam o profissional a praticar o bem e evitar o mal. Exemplos:

Senso de responsabilidade: o corretor com senso de responsabilidade assume e cumpre os seus compromissos.

Lealdade: o corretor leal é o que se compromete, realmente, com os interesses do cliente e da empresa para a qual presta serviços.

Honestidade: o corretor honesto é aquele ao qual as pessoas podem confiar os seus bens, materiais ou não.

Sigilo: o corretor que sabe manter as informações em sigilo, é o que tem respeito aos segredos das pessoas, negócios ou empresas.

Competência: o corretor competente é o que exerce o conhecimento de forma adequada e persistente.

Prudência: o corretor prudente é o que prevê e evita o perigo e que busca conhecer e praticar o que convém.

Coragem: o corretor corajoso e o que não tem medo de defender a verdade e a justiça.

Perseverança: o corretor perseverante é aquele que vence incompreensões, insucessos e fracassos, sem entregar-se a decepções ou mágoas.

Compreensão: o corretor compreensivo é aquele que vê o outro e o entende com suas limitações e dificuldades.

Humildade: o corretor humilde é o que reconhece suas limitações e busca a colaboração de profissionais mais capazes. Dispõe a aprender coisas novas na busca constante do seu aperfeiçoamento.

Imparcialidade: o corretor imparcial é o que defende os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo uma posição justa nas situações que enfrenta.

Otimismo: o corretor otimista é o que acredita na capacidade de realização humana, no poder do desenvolvimento e enfrenta o futuro com energia e bom-humor.

19) O que é Código de Ética?

É O Instrumento que busca a realização dos princípios de uma profissão. Serve para orientar as ações profissionais em face dos diferentes públicos com os quais interage. É elaborado pelos respectivos conselhos. O conteúdo do Código de Ética deve ser refletido nas atitudes da pessoas a que se dirige.

20) O que é Código de Ética Profissional?

É uma espécie de contrato de classe e órgãos de fiscalização do exercício da profissão e controlam a sua execução. Tem como base as virtudes que devem ser exigíveis e respeitadas no exercício da profissão. Contém os critérios de conduta e disciplina de um indivíduo perante seu grupo e todo social.

21) O que significa a sigla COFECI? Cite três competências desse órgão.

COFECI – Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. Cabe a ele:

I - eleger sua diretoria;

II - elaborar e alterar seu regimento;

III - aprovar o relatório anual, o balanço e as contas de sua diretoria, bem como a previsão orçamentária para o exercício seguinte;

22) O que significa a sigla CRECI? Cite três competências desse órgão.

CRECI – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. Cabe a ele:

I - eleger sua diretoria;

II - aprovar o relatório anual, o balanço e as contas de sua diretoria, bem como a previsão orçamentária para o exercício seguinte, submetendo essa matéria à consideração do Conselho Federal;

III - propor a criação de sub-regiões, em divisões territoriais que tenham um número mínimo de Corretores de Imóveis inscritos, fixado pelo Conselho Federal;

23) De acordo com as legislações estudadas em sala de aula; a conduta profissional do Corretor de Imóveis é estabelecida em quais normas legais?

A conduta do Corretor de imóveis é estabelecida no Código de Ética, COFECI 326 na Lei 6.530 de 12 de maio de 1978.

24) Pesquisando a Lei nº 6530/78 e a resolução COFECI nº 326/92, relacione quais as penalidades que podem sofrer o corretor de imóveis que contraria o Código de Ética da Profissão.

I - advertência verbal;

II – censura (controlar e impedir certas ações);

III - multa;

IV - suspensão da inscrição, até noventa dias;

V - cancelamento da inscrição, com apreensão da carteira profissional.

Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978

• § 1º Na determinação da sanção aplicável, orientar-se-á o Conselho pelas circunstâncias de cada caso, de modo a considerar leve ou grave a falta. • § 2º A reincidência na mesma falta determinará a agravação da penalidade. • § 3º A multa poderá ser acumulada com outra penalidade e, na hipótese de reincidência na mesma falta, aplicar-se-á em dobro. • § 4º A pena de suspensão será anotada na carteira profissional do Corretor de Imóveis ou responsável pela pessoa jurídica e se este não a apresentar para que seja consignada a penalidade, o Conselho Nacional poderá convertê-la em cancelamento da inscrição.

25) O artigo 8º do Código de Ética da Profissão de Corretor de Imóveis faz a distinção entre as faltas graves e leves, descreva quais são as faltas éticas consideradas “graves” para o corretor de imóveis.

Art 3°

I – considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometem a sua dignidade;

V – observar os postulados impostos por este Código, exercendo seu mister com dignidade.

VI – exercer a profissão com zelo, discrição, lealdade e probidade, observando as prescrições legais e regulamentares;

IX – auxiliar a fiscalização do exercício profissional, cuidando do cumprimento deste Código, comunicando, com discrição e fundamentalmente, aos órgãos competentes, as infrações de que tiver ciência.

Art 4°

II – apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;

III – recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral;

IV – comunicar, imediatamente ao cliente o recebimento de valores ou documentos a ele destinados;

V – prestar ao cliente, quando este as solicite ou logo que concluído o negócio, contas pormenorizadas;

VII – restituir ao cliente os papéis de que não mais necessite;

VIII – dar recibo das quantias que o cliente lhe pague ou entregue a qualquer título;

IX – contratar, por escrito e previamente, a prestação dos serviços profissionais;

X – receber, somente de uma parte, comissões ou compensações pelo mesmo serviço prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todos os interessados, ou for praxe usual na jurisdição;

Art 6°

III – promover a intermediação com cobrança de over-price;

IV – locupletar-se, por qualquer forma, a custa do cliente;

V – receber comissões em desacordo com a Tabela aprovada ou vantagens que não correspondam a serviços efetiva e licitamente prestados;

VI – angariar, direta ou indiretamente, serviços de qualquer natureza, com prejuízo moral ou material, ou desprestígio para outro profissional ou para a classe;

VII – desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis;

VIII – deixar de atender às notificações para esclarecimento à fiscalização ou intimações para instrução de processos;

IX – acumpliciar-se, por qualquer forma, com os que exercem ilegalmente atividades de transações imobiliárias;

X – praticar quaisquer atos de concorrência desleal aos colegas;

XI – promover transações imobiliárias contra disposição literal da lei;

XII – abandonar os negócios confiados a seus cuidados, sem motivo justo e prévia ciência do cliente;

XIII – solicitar ou receber do cliente qualquer favor em troca de concessões ilícitas;

XIX – utilizar sua posição para obtenção de vantagens pessoais, quando no exercício de cargo ou função em órgão o entidades de classe;

XX – receber sinal nos negócios que lhe forem confiados caso não esteja expressamente autorizado para tanto.

...

Baixar como  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »